A atuação de parcerias público-privadas para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais para jovens no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iwasaki, Camila
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31427
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se constituem as parcerias público-privadas direcionadas à melhoria da qualidade da educação formal de jovens no país. A partir dessa perspectiva, este estudo procurou aprofundar quais os tipos de investimentos existentes, voltados para a melhoria da qualidade da educação de jovens, realizados pelas empresas e as organizações da sociedade civil em parceria com os órgãos públicos das três esferas – municipal, estadual e federal. Buscou também identificar quais são as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas por meio dessa forma de associação, bem como compreender quais são suas características, suas dinâmicas, e seu poder de influência na formulação políticas públicas educacionais voltadas para a educação da juventude. Para responder a estas questões, a primeira parte da pesquisa centrou-se na análise das informações referentes ao cenário educacional brasileiro, compreendida pela avaliação da legislação vigente no país, que garante o direito à educação para todos os cidadãos, confrontando-a com os dados recentes sobre a realidade da educação dos jovens. A segunda etapa foi centrada na revisão de literatura sobre o tema das parcerias público-privadas, seguida de uma proposta de tipologia para a categorização dos programas e projetos pesquisados. Por fim, realizou-se a análise documental de 15 projetos e programas desenvolvidos por meio das parcerias público-privadas em educação formal de jovens, identificados pela pesquisa às bases de associados do GIFE e da Abong. A análise da intensidade e do âmbito de integração dos órgãos públicos e privados envolvidos no desenvolvimento destes 15 programas/projetos permitiu ressaltar as dinâmicas e as características dos mesmos. Ainda que não conclusivo, este estudo possibilitou a compreensão das tendências das parcerias estabelecidas, revelando em que medida os programas/projetos encontrados estão respondendo às demandas e aos problemas existentes para a garantia da educação de jovens no Brasil
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