Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36521 |
Resumo: | Both the state and municipal public networks, have adopted as the guiding pedagogical work, teaching proposals that aim to develop students' communicative competence of language. Native language teachers are not always aware of the theories that support these pedagogical practices and become limited to reproduce them mechanically without satisfactory results. This study aims to investigate the theoretical issues that underlie the guidelines of institutional reading these materials - "Portuguese Notebook – 1st to 7th grade of elementary school in public schools of São Paulo" and "Support and Learning Notebook - volume 1 - the 7th year of elementary school of public schools in São Paulo" in line with the reading strategies under the sociocoginitive-interactionist aspect. We verified whether the proposed reading materials in both notebooks include the new sociocoginitive-interactionist trend proposed by Kleiman (2004) and Solé (1998), with pre, during and after reading strategies to facilitate / promote understanding / reading competence. We observed that both proposed deal with similar textual processing items, meaning construction and follow some common strategies of reading, but the difference between them is in the approach / design reading, which is what will drive the reading education |
id |
PUC_SP-1_0cf2ae8431cc2b67a75abf109b4a9a6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36521 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Valeuska França CurySantos, Maria Aparecida dos2023-07-28T20:47:33Z2023-07-28T20:47:33Z2013-12-01Santos, Maria Aparecida dos. Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36521Both the state and municipal public networks, have adopted as the guiding pedagogical work, teaching proposals that aim to develop students' communicative competence of language. Native language teachers are not always aware of the theories that support these pedagogical practices and become limited to reproduce them mechanically without satisfactory results. This study aims to investigate the theoretical issues that underlie the guidelines of institutional reading these materials - "Portuguese Notebook – 1st to 7th grade of elementary school in public schools of São Paulo" and "Support and Learning Notebook - volume 1 - the 7th year of elementary school of public schools in São Paulo" in line with the reading strategies under the sociocoginitive-interactionist aspect. We verified whether the proposed reading materials in both notebooks include the new sociocoginitive-interactionist trend proposed by Kleiman (2004) and Solé (1998), with pre, during and after reading strategies to facilitate / promote understanding / reading competence. We observed that both proposed deal with similar textual processing items, meaning construction and follow some common strategies of reading, but the difference between them is in the approach / design reading, which is what will drive the reading educationTanto as redes públicas estadual quanto municipal adotaram como norteadores do trabalho pedagógico, propostas de ensino que tem como objetivo desenvolver a competência comunicativa de seus alunos. Os professores de língua materna, muitas vezes, não têm consciência das teorias que orientam essas práticas pedagógicas e limitam-se a reproduzi-las mecanicamente sem obtenção de resultados satisfatórios. Este trabalho tem por objetivo investigar as vertentes teóricas que embasam as orientações de leitura nestes materiais institucionais “Caderno de Língua Portuguesa – vol. 1 –do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de São Paulo” e “Caderno de Apoio e Aprendizagem – vol. 1 – do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de São Paulo” em consonância com as estratégias de leitura sob o aspecto sociocoginitivo-interacionista. Foram verificadas se as propostas de leitura, em ambos os materiais da rede pública, contemplam a nova tendência “sóciocognitivista interacionista” de leitura, apresentadas por Kleiman (2004) e Solé (1998), com estratégias de antes, durante e depois da leitura para facilitar/desenvolver a compreensão/competência leitora. Observamos que as duas propostas trabalham semelhantes itens de processamento textual, construção de sentidos e seguem algumas estratégias comuns de leitura, mas a diferença entre ambas está na abordagem/concepção de leitura, que é o que vai conduzir a formação leitoraporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAConcepção de leituraEstratégias de leituraProcessamento textualConstrução de sentidosCompreensão leitoraDesign of readingReading strategiesTextual processingConstruction of meaningReading comprehensionOrientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIA APARECIDA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf4327358https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36521/1/MARIA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS.pdf4acbf1a91cb88831db36cda52c673d93MD51TEXTMARIA APARECIDA DOS SANTOS.pdf.txtMARIA APARECIDA DOS SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain127786https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36521/2/MARIA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS.pdf.txt40f0acc037401ff1fe05820b9d1c083aMD52THUMBNAILMARIA APARECIDA DOS SANTOS.pdf.jpgMARIA APARECIDA DOS SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36521/3/MARIA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg1362d39b216c680227746f9a7bcd1871MD53handle/365212023-08-31 09:59:01.597oai:repositorio.pucsp.br:handle/36521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-31T12:59:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal |
title |
Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal |
spellingShingle |
Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal Santos, Maria Aparecida dos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Concepção de leitura Estratégias de leitura Processamento textual Construção de sentidos Compreensão leitora Design of reading Reading strategies Textual processing Construction of meaning Reading comprehension |
title_short |
Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal |
title_full |
Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal |
title_fullStr |
Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal |
title_full_unstemmed |
Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal |
title_sort |
Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal |
author |
Santos, Maria Aparecida dos |
author_facet |
Santos, Maria Aparecida dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Valeuska França Cury |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Aparecida dos |
contributor_str_mv |
Martins, Valeuska França Cury |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Concepção de leitura Estratégias de leitura Processamento textual Construção de sentidos Compreensão leitora Design of reading Reading strategies Textual processing Construction of meaning Reading comprehension |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepção de leitura Estratégias de leitura Processamento textual Construção de sentidos Compreensão leitora |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Design of reading Reading strategies Textual processing Construction of meaning Reading comprehension |
description |
Both the state and municipal public networks, have adopted as the guiding pedagogical work, teaching proposals that aim to develop students' communicative competence of language. Native language teachers are not always aware of the theories that support these pedagogical practices and become limited to reproduce them mechanically without satisfactory results. This study aims to investigate the theoretical issues that underlie the guidelines of institutional reading these materials - "Portuguese Notebook – 1st to 7th grade of elementary school in public schools of São Paulo" and "Support and Learning Notebook - volume 1 - the 7th year of elementary school of public schools in São Paulo" in line with the reading strategies under the sociocoginitive-interactionist aspect. We verified whether the proposed reading materials in both notebooks include the new sociocoginitive-interactionist trend proposed by Kleiman (2004) and Solé (1998), with pre, during and after reading strategies to facilitate / promote understanding / reading competence. We observed that both proposed deal with similar textual processing items, meaning construction and follow some common strategies of reading, but the difference between them is in the approach / design reading, which is what will drive the reading education |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T20:47:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-28T20:47:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Maria Aparecida dos. Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36521 |
identifier_str_mv |
Santos, Maria Aparecida dos. Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36521/1/MARIA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36521/2/MARIA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36521/3/MARIA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4acbf1a91cb88831db36cda52c673d93 40f0acc037401ff1fe05820b9d1c083a 1362d39b216c680227746f9a7bcd1871 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796259051012096 |