Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Aparecida dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36521
Resumo: Both the state and municipal public networks, have adopted as the guiding pedagogical work, teaching proposals that aim to develop students' communicative competence of language. Native language teachers are not always aware of the theories that support these pedagogical practices and become limited to reproduce them mechanically without satisfactory results. This study aims to investigate the theoretical issues that underlie the guidelines of institutional reading these materials - "Portuguese Notebook – 1st to 7th grade of elementary school in public schools of São Paulo" and "Support and Learning Notebook - volume 1 - the 7th year of elementary school of public schools in São Paulo" in line with the reading strategies under the sociocoginitive-interactionist aspect. We verified whether the proposed reading materials in both notebooks include the new sociocoginitive-interactionist trend proposed by Kleiman (2004) and Solé (1998), with pre, during and after reading strategies to facilitate / promote understanding / reading competence. We observed that both proposed deal with similar textual processing items, meaning construction and follow some common strategies of reading, but the difference between them is in the approach / design reading, which is what will drive the reading education
id PUC_SP-1_0cf2ae8431cc2b67a75abf109b4a9a6b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36521
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Martins, Valeuska França CurySantos, Maria Aparecida dos2023-07-28T20:47:33Z2023-07-28T20:47:33Z2013-12-01Santos, Maria Aparecida dos. Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36521Both the state and municipal public networks, have adopted as the guiding pedagogical work, teaching proposals that aim to develop students' communicative competence of language. Native language teachers are not always aware of the theories that support these pedagogical practices and become limited to reproduce them mechanically without satisfactory results. This study aims to investigate the theoretical issues that underlie the guidelines of institutional reading these materials - "Portuguese Notebook – 1st to 7th grade of elementary school in public schools of São Paulo" and "Support and Learning Notebook - volume 1 - the 7th year of elementary school of public schools in São Paulo" in line with the reading strategies under the sociocoginitive-interactionist aspect. We verified whether the proposed reading materials in both notebooks include the new sociocoginitive-interactionist trend proposed by Kleiman (2004) and Solé (1998), with pre, during and after reading strategies to facilitate / promote understanding / reading competence. We observed that both proposed deal with similar textual processing items, meaning construction and follow some common strategies of reading, but the difference between them is in the approach / design reading, which is what will drive the reading educationTanto as redes públicas estadual quanto municipal adotaram como norteadores do trabalho pedagógico, propostas de ensino que tem como objetivo desenvolver a competência comunicativa de seus alunos. Os professores de língua materna, muitas vezes, não têm consciência das teorias que orientam essas práticas pedagógicas e limitam-se a reproduzi-las mecanicamente sem obtenção de resultados satisfatórios. Este trabalho tem por objetivo investigar as vertentes teóricas que embasam as orientações de leitura nestes materiais institucionais “Caderno de Língua Portuguesa – vol. 1 –do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de São Paulo” e “Caderno de Apoio e Aprendizagem – vol. 1 – do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de São Paulo” em consonância com as estratégias de leitura sob o aspecto sociocoginitivo-interacionista. Foram verificadas se as propostas de leitura, em ambos os materiais da rede pública, contemplam a nova tendência “sóciocognitivista interacionista” de leitura, apresentadas por Kleiman (2004) e Solé (1998), com estratégias de antes, durante e depois da leitura para facilitar/desenvolver a compreensão/competência leitora. Observamos que as duas propostas trabalham semelhantes itens de processamento textual, construção de sentidos e seguem algumas estratégias comuns de leitura, mas a diferença entre ambas está na abordagem/concepção de leitura, que é o que vai conduzir a formação leitoraporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAConcepção de leituraEstratégias de leituraProcessamento textualConstrução de sentidosCompreensão leitoraDesign of readingReading strategiesTextual processingConstruction of meaningReading comprehensionOrientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIA APARECIDA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf4327358https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36521/1/MARIA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS.pdf4acbf1a91cb88831db36cda52c673d93MD51TEXTMARIA APARECIDA DOS SANTOS.pdf.txtMARIA APARECIDA DOS SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain127786https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36521/2/MARIA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS.pdf.txt40f0acc037401ff1fe05820b9d1c083aMD52THUMBNAILMARIA APARECIDA DOS SANTOS.pdf.jpgMARIA APARECIDA DOS SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36521/3/MARIA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg1362d39b216c680227746f9a7bcd1871MD53handle/365212023-08-31 09:59:01.597oai:repositorio.pucsp.br:handle/36521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-31T12:59:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal
title Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal
spellingShingle Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal
Santos, Maria Aparecida dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Concepção de leitura
Estratégias de leitura
Processamento textual
Construção de sentidos
Compreensão leitora
Design of reading
Reading strategies
Textual processing
Construction of meaning
Reading comprehension
title_short Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal
title_full Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal
title_fullStr Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal
title_full_unstemmed Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal
title_sort Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal
author Santos, Maria Aparecida dos
author_facet Santos, Maria Aparecida dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Valeuska França Cury
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Aparecida dos
contributor_str_mv Martins, Valeuska França Cury
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Concepção de leitura
Estratégias de leitura
Processamento textual
Construção de sentidos
Compreensão leitora
Design of reading
Reading strategies
Textual processing
Construction of meaning
Reading comprehension
dc.subject.por.fl_str_mv Concepção de leitura
Estratégias de leitura
Processamento textual
Construção de sentidos
Compreensão leitora
dc.subject.eng.fl_str_mv Design of reading
Reading strategies
Textual processing
Construction of meaning
Reading comprehension
description Both the state and municipal public networks, have adopted as the guiding pedagogical work, teaching proposals that aim to develop students' communicative competence of language. Native language teachers are not always aware of the theories that support these pedagogical practices and become limited to reproduce them mechanically without satisfactory results. This study aims to investigate the theoretical issues that underlie the guidelines of institutional reading these materials - "Portuguese Notebook – 1st to 7th grade of elementary school in public schools of São Paulo" and "Support and Learning Notebook - volume 1 - the 7th year of elementary school of public schools in São Paulo" in line with the reading strategies under the sociocoginitive-interactionist aspect. We verified whether the proposed reading materials in both notebooks include the new sociocoginitive-interactionist trend proposed by Kleiman (2004) and Solé (1998), with pre, during and after reading strategies to facilitate / promote understanding / reading competence. We observed that both proposed deal with similar textual processing items, meaning construction and follow some common strategies of reading, but the difference between them is in the approach / design reading, which is what will drive the reading education
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T20:47:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-28T20:47:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Maria Aparecida dos. Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36521
identifier_str_mv Santos, Maria Aparecida dos. Orientação de leitura em materiais didáticos do 7º ano para alunos das redes públicas estadual e municipal. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36521/1/MARIA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36521/2/MARIA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36521/3/MARIA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4acbf1a91cb88831db36cda52c673d93
40f0acc037401ff1fe05820b9d1c083a
1362d39b216c680227746f9a7bcd1871
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796259051012096