A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bocchi, Luna Abrano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10421
Resumo: This research aims to investigate the configuration of suitable places for teaching science in the early twentieth century, more specifically, how this process occurred at Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, between the years 1908 and 1940. Both elementary and middle-school levels were analyzed and it was acknowledged that they had very different trajectories. However, these segments had in common the concern with the development of the senses of both children and young adults. In middleschool level the main concern can be related to science education and practical proposals. On the other hand, the elementary school was based on intuitive teaching. The observation, practical work and experimentation have been included among the dally activities of the school and should take place in appropriate locations, where it would be possible to keep teaching materials, as well as to propose practical situations with students. In this context, there were the establishment of school museums, cabinets and laboratories inside the school. These development were not only an indication that Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo followed the government guidelines but also the proof that they were a symbol of modern pedagogy. It could also be considered as advertising for the school
id PUC_SP-1_0f42488e85d6d7e421bacace2c0794a0
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10421
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Munakata, Kazumihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139986U2Bocchi, Luna Abrano2016-04-27T16:32:50Z2013-10-312013-08-20Bocchi, Luna Abrano. A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940). 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10421This research aims to investigate the configuration of suitable places for teaching science in the early twentieth century, more specifically, how this process occurred at Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, between the years 1908 and 1940. Both elementary and middle-school levels were analyzed and it was acknowledged that they had very different trajectories. However, these segments had in common the concern with the development of the senses of both children and young adults. In middleschool level the main concern can be related to science education and practical proposals. On the other hand, the elementary school was based on intuitive teaching. The observation, practical work and experimentation have been included among the dally activities of the school and should take place in appropriate locations, where it would be possible to keep teaching materials, as well as to propose practical situations with students. In this context, there were the establishment of school museums, cabinets and laboratories inside the school. These development were not only an indication that Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo followed the government guidelines but also the proof that they were a symbol of modern pedagogy. It could also be considered as advertising for the schoolA presente pesquisa tem como objetivo investigar a configuração de locais próprios para o ensino de ciências no início do século XX, mais especificamente, como esse processo ocorreu no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, entre os anos de 1908 e 1940. Foi abarcado o ensino primário e o secundário e, mesmo reconhecendo que tiveram trajetórias bem diversas, esses segmentos de ensino tiveram em comum uma preocupação com a educação dos sentidos das crianças e dos jovens. Se no secundário essa preocupação pode ser relacionada com o ensino de ciências e as propostas práticas e experimentais, no primário foi marcada pela proposta do ensino intuitivo. A observação, o trabalho prático e a experimentação foram incluídos dentre os fazeres da escola e deveriam acontecer em locais apropriados, onde seria possível tanto manter os materiais de ensino, quanto propor situações práticas com os alunos. Neste contexto, foram criados os museus escolares, os gabinetes e laboratórios de ensino. Estes locais, além de serem um indício de que o Colégio Arquidiocesano seguia as orientações governamentais, também eram símbolo de uma pedagogia moderna e serviam, inclusive, de propaganda da instituição escolarCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23194/Luna%20Abrano%20Bocchi.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoMétodo intuitivoEnsino de ciênciasMuseu escolarGabinete de ensinoColégio Marista ArquidiocesanoObject lessonsScience teachingSchool museumScientific cabinetsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLuna Abrano Bocchi.pdf.txtLuna Abrano Bocchi.pdf.txtExtracted texttext/plain274868https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10421/3/Luna%20Abrano%20Bocchi.pdf.txt7aaffaf1b029bb610d71c9f3435565e2MD53ORIGINALLuna Abrano Bocchi.pdfapplication/pdf13187559https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10421/1/Luna%20Abrano%20Bocchi.pdfd6910bd088ddf9b87ca95d28149af7daMD51THUMBNAILLuna Abrano Bocchi.pdf.jpgLuna Abrano Bocchi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2936https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10421/2/Luna%20Abrano%20Bocchi.pdf.jpgcd3b20cc5578178621ae293753ab3110MD52handle/104212022-06-20 10:12:52.097oai:repositorio.pucsp.br:handle/10421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-20T13:12:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940)
title A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940)
spellingShingle A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940)
Bocchi, Luna Abrano
Método intuitivo
Ensino de ciências
Museu escolar
Gabinete de ensino
Colégio Marista Arquidiocesano
Object lessons
Science teaching
School museum
Scientific cabinets
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940)
title_full A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940)
title_fullStr A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940)
title_full_unstemmed A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940)
title_sort A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940)
author Bocchi, Luna Abrano
author_facet Bocchi, Luna Abrano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Munakata, Kazumi
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139986U2
dc.contributor.author.fl_str_mv Bocchi, Luna Abrano
contributor_str_mv Munakata, Kazumi
dc.subject.por.fl_str_mv Método intuitivo
Ensino de ciências
Museu escolar
Gabinete de ensino
Colégio Marista Arquidiocesano
topic Método intuitivo
Ensino de ciências
Museu escolar
Gabinete de ensino
Colégio Marista Arquidiocesano
Object lessons
Science teaching
School museum
Scientific cabinets
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Object lessons
Science teaching
School museum
Scientific cabinets
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This research aims to investigate the configuration of suitable places for teaching science in the early twentieth century, more specifically, how this process occurred at Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, between the years 1908 and 1940. Both elementary and middle-school levels were analyzed and it was acknowledged that they had very different trajectories. However, these segments had in common the concern with the development of the senses of both children and young adults. In middleschool level the main concern can be related to science education and practical proposals. On the other hand, the elementary school was based on intuitive teaching. The observation, practical work and experimentation have been included among the dally activities of the school and should take place in appropriate locations, where it would be possible to keep teaching materials, as well as to propose practical situations with students. In this context, there were the establishment of school museums, cabinets and laboratories inside the school. These development were not only an indication that Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo followed the government guidelines but also the proof that they were a symbol of modern pedagogy. It could also be considered as advertising for the school
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-31
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:32:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bocchi, Luna Abrano. A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940). 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10421
identifier_str_mv Bocchi, Luna Abrano. A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940). 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10421/3/Luna%20Abrano%20Bocchi.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10421/1/Luna%20Abrano%20Bocchi.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10421/2/Luna%20Abrano%20Bocchi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7aaffaf1b029bb610d71c9f3435565e2
d6910bd088ddf9b87ca95d28149af7da
cd3b20cc5578178621ae293753ab3110
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277892961501184