Ações de marketing realizadas via Twitter e suas influências na decisão de compra do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Priscilla Regina Dantas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36710
Resumo: Conhecer as ações de marketing que vêm sendo realizadas via Twiter e o quanto elas têm influenciado no comportamento do consumidor é o principal objetivo desse estudo. A Web 2.0, termo utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web a qual reforçao conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais, deu vida às redes sociais virtuais. Tais redes trouxeram aos profissionais de marketing uma nova perspectiva de relacionamento e vendas junto aos clientes, uma vez que os "consumidores 2.0" estão ainda mais com o poder da palavra, podendo entào expor qualquer tipo de opiniào a respeito de um produto ou serviço em uma rede social virtual, seja ela positiva ou negativa para a empresa. Muitas empresas enxergaram nas midias 2.0 uma oportunidade para o marketing de seus produtos e serviços, interagindo com o consumidor e entendendo suas necessidades para adaptar ou inovar em seus produtos, aumentando assim sua competitividade no mercado. Entre as redes sociais virtuais, as mais populares são Orkut, Facebook, Myspace, You Toube e TWitter, ambientes online dinàmicos que permitem a troca de informações em diversos formatos, sejam eles texto, foto, áudio ou vídeo. Dentre essas, a que vêm apresentando maior popularidade entre as empresas éo Twitter, serviço de microblogging gratuito lançado em 2006 que tem como caracteristicas principais a forma de comunição rápida e com um limite de 140 caracteres para cada informação postada. Algumas empresas já perceberamo valor da utilização do Twitter como ferramenta de marketing e, com isso, vém utlizando-a para trabalhar sua imagem, posicionamentoe reputação junto aos seguidores da marca, no caso consumidores ou potenciais clientes. Entre as diversas situações reais pelas quais passaram as empresas descritas nesse estudo, estào destacadas as possibilidades geradas pelo Twitter ao marketing de maneira que possa alavancar as vendas e garantir o bom posicionamento da marca. Como parte da pesquisa, foi feita um estudo de caso através de entrevista com o gerente de marketing interativo da TAM, empresa aérea com maior número de seguidores entre as outras companhias no Brasil, que nos permitiu o fechamento conclusivo da realização das ações de marketing via Twitter para influenciar no comportamento de compra do consumidor
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