A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28971 |
Resumo: | A conscientização e o acesso à informação são primordiais para o sucesso das redes, pois sem desenvolvimento pessoal não há desenvolvimento social. O fluxo de informações implica práticas sociais discursivas significativas à população. Assim, o impacto das redes de ações sociais no letramento da população permite verificar o quanto essa população pode, por meio de práticas letradas, acessar e exercer a cidadania. Considerando que este movimento está pautado no princípio da promoção de saúde, questionamos como promover saúde a uma população por meio do letramento? Em que princípios fonoaudiológicos viabiliza-se a promoção de saúde, por meio de práticas letradas? O objetivo deste trabalho é defender a participação do fonoaudiólogo em projetos sociais que visem à promoção e a ampliação de práticas de leitura e escrita, que contribuirão para que os sujeitos alcancem a possibilidade de um exercício pleno, crítico e responsável da cidadania. Como metodologia, foi empreendida uma reflexão crítica sobre como a Fonoaudiologia, em parceria com a Educação, é fundamental para sustentar ações de proteção social que visam à promoção do letramento. Para tanto, buscamos a literalização, incluindo documentos oficiais, sobre Letramento, Alfabetização, Práticas Sociais, Saúde e Educação. Discutimos a alfabetização e suas relações com o letramento; a leitura e a escrita como práticas sociais; as formas de compreensão da assessoria fonoaudiológica escolar e a importância das redes sociais para a promoção do letramento. Como conclusão, propomos que os trabalhos discutidos sejam uma espécie de “guia de orientação para a atuação em escolas”, pois apresentam o conhecimento necessário para a atuação do fonoaudiólogo comprometido com a promoção da saúde por meio do letramento. Problematizando as relações entre Fonoaudiologia e Educação, este trabalho orienta ações fonoaudiológicas que potencializem a construção de conhecimento e de desenvolvimento por todos os sujeitos envolvidos neste diálogo entre os profissionais da Fonoaudiologia e os educadores |
id |
PUC_SP-1_114c4ae489fc8d843f40d7c2735c6948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28971 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Mori-de Angelis, CristianeRibeiro, Natally2022-10-18T17:42:30Z2022-10-18T17:42:30Z2008-12-09Ribeiro, Natally. A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28971A conscientização e o acesso à informação são primordiais para o sucesso das redes, pois sem desenvolvimento pessoal não há desenvolvimento social. O fluxo de informações implica práticas sociais discursivas significativas à população. Assim, o impacto das redes de ações sociais no letramento da população permite verificar o quanto essa população pode, por meio de práticas letradas, acessar e exercer a cidadania. Considerando que este movimento está pautado no princípio da promoção de saúde, questionamos como promover saúde a uma população por meio do letramento? Em que princípios fonoaudiológicos viabiliza-se a promoção de saúde, por meio de práticas letradas? O objetivo deste trabalho é defender a participação do fonoaudiólogo em projetos sociais que visem à promoção e a ampliação de práticas de leitura e escrita, que contribuirão para que os sujeitos alcancem a possibilidade de um exercício pleno, crítico e responsável da cidadania. Como metodologia, foi empreendida uma reflexão crítica sobre como a Fonoaudiologia, em parceria com a Educação, é fundamental para sustentar ações de proteção social que visam à promoção do letramento. Para tanto, buscamos a literalização, incluindo documentos oficiais, sobre Letramento, Alfabetização, Práticas Sociais, Saúde e Educação. Discutimos a alfabetização e suas relações com o letramento; a leitura e a escrita como práticas sociais; as formas de compreensão da assessoria fonoaudiológica escolar e a importância das redes sociais para a promoção do letramento. Como conclusão, propomos que os trabalhos discutidos sejam uma espécie de “guia de orientação para a atuação em escolas”, pois apresentam o conhecimento necessário para a atuação do fonoaudiólogo comprometido com a promoção da saúde por meio do letramento. Problematizando as relações entre Fonoaudiologia e Educação, este trabalho orienta ações fonoaudiológicas que potencializem a construção de conhecimento e de desenvolvimento por todos os sujeitos envolvidos neste diálogo entre os profissionais da Fonoaudiologia e os educadoresporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAFonoaudiologiaEducaçãoRedes sociaisPromoção de saúdeA promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALNatally Ribeiro - TCC.pdfapplication/pdf381238https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28971/1/Natally%20Ribeiro%20-%20TCC.pdf127a553b7e084083a0dec45addb77483MD51TEXTNatally Ribeiro - TCC.pdf.txtNatally Ribeiro - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain117197https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28971/2/Natally%20Ribeiro%20-%20TCC.pdf.txtf32535baf408e12a5134a14522fa861cMD52THUMBNAILNatally Ribeiro - TCC.pdf.jpgNatally Ribeiro - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28971/3/Natally%20Ribeiro%20-%20TCC.pdf.jpg4e7b1c7b9b062e7e850db5d13d713ee5MD53handle/289712022-10-19 01:02:53.278oai:repositorio.pucsp.br:handle/28971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:02:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais |
title |
A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais |
spellingShingle |
A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais Ribeiro, Natally CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Fonoaudiologia Educação Redes sociais Promoção de saúde |
title_short |
A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais |
title_full |
A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais |
title_fullStr |
A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais |
title_full_unstemmed |
A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais |
title_sort |
A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais |
author |
Ribeiro, Natally |
author_facet |
Ribeiro, Natally |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mori-de Angelis, Cristiane |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Natally |
contributor_str_mv |
Mori-de Angelis, Cristiane |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Fonoaudiologia Educação Redes sociais Promoção de saúde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonoaudiologia Educação Redes sociais Promoção de saúde |
description |
A conscientização e o acesso à informação são primordiais para o sucesso das redes, pois sem desenvolvimento pessoal não há desenvolvimento social. O fluxo de informações implica práticas sociais discursivas significativas à população. Assim, o impacto das redes de ações sociais no letramento da população permite verificar o quanto essa população pode, por meio de práticas letradas, acessar e exercer a cidadania. Considerando que este movimento está pautado no princípio da promoção de saúde, questionamos como promover saúde a uma população por meio do letramento? Em que princípios fonoaudiológicos viabiliza-se a promoção de saúde, por meio de práticas letradas? O objetivo deste trabalho é defender a participação do fonoaudiólogo em projetos sociais que visem à promoção e a ampliação de práticas de leitura e escrita, que contribuirão para que os sujeitos alcancem a possibilidade de um exercício pleno, crítico e responsável da cidadania. Como metodologia, foi empreendida uma reflexão crítica sobre como a Fonoaudiologia, em parceria com a Educação, é fundamental para sustentar ações de proteção social que visam à promoção do letramento. Para tanto, buscamos a literalização, incluindo documentos oficiais, sobre Letramento, Alfabetização, Práticas Sociais, Saúde e Educação. Discutimos a alfabetização e suas relações com o letramento; a leitura e a escrita como práticas sociais; as formas de compreensão da assessoria fonoaudiológica escolar e a importância das redes sociais para a promoção do letramento. Como conclusão, propomos que os trabalhos discutidos sejam uma espécie de “guia de orientação para a atuação em escolas”, pois apresentam o conhecimento necessário para a atuação do fonoaudiólogo comprometido com a promoção da saúde por meio do letramento. Problematizando as relações entre Fonoaudiologia e Educação, este trabalho orienta ações fonoaudiológicas que potencializem a construção de conhecimento e de desenvolvimento por todos os sujeitos envolvidos neste diálogo entre os profissionais da Fonoaudiologia e os educadores |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ribeiro, Natally. A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28971 |
identifier_str_mv |
Ribeiro, Natally. A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Fonoaudiologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28971/1/Natally%20Ribeiro%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28971/2/Natally%20Ribeiro%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28971/3/Natally%20Ribeiro%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
127a553b7e084083a0dec45addb77483 f32535baf408e12a5134a14522fa861c 4e7b1c7b9b062e7e850db5d13d713ee5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277933090504704 |