A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Natally
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28971
Resumo: A conscientização e o acesso à informação são primordiais para o sucesso das redes, pois sem desenvolvimento pessoal não há desenvolvimento social. O fluxo de informações implica práticas sociais discursivas significativas à população. Assim, o impacto das redes de ações sociais no letramento da população permite verificar o quanto essa população pode, por meio de práticas letradas, acessar e exercer a cidadania. Considerando que este movimento está pautado no princípio da promoção de saúde, questionamos como promover saúde a uma população por meio do letramento? Em que princípios fonoaudiológicos viabiliza-se a promoção de saúde, por meio de práticas letradas? O objetivo deste trabalho é defender a participação do fonoaudiólogo em projetos sociais que visem à promoção e a ampliação de práticas de leitura e escrita, que contribuirão para que os sujeitos alcancem a possibilidade de um exercício pleno, crítico e responsável da cidadania. Como metodologia, foi empreendida uma reflexão crítica sobre como a Fonoaudiologia, em parceria com a Educação, é fundamental para sustentar ações de proteção social que visam à promoção do letramento. Para tanto, buscamos a literalização, incluindo documentos oficiais, sobre Letramento, Alfabetização, Práticas Sociais, Saúde e Educação. Discutimos a alfabetização e suas relações com o letramento; a leitura e a escrita como práticas sociais; as formas de compreensão da assessoria fonoaudiológica escolar e a importância das redes sociais para a promoção do letramento. Como conclusão, propomos que os trabalhos discutidos sejam uma espécie de “guia de orientação para a atuação em escolas”, pois apresentam o conhecimento necessário para a atuação do fonoaudiólogo comprometido com a promoção da saúde por meio do letramento. Problematizando as relações entre Fonoaudiologia e Educação, este trabalho orienta ações fonoaudiológicas que potencializem a construção de conhecimento e de desenvolvimento por todos os sujeitos envolvidos neste diálogo entre os profissionais da Fonoaudiologia e os educadores
id PUC_SP-1_114c4ae489fc8d843f40d7c2735c6948
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28971
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Mori-de Angelis, CristianeRibeiro, Natally2022-10-18T17:42:30Z2022-10-18T17:42:30Z2008-12-09Ribeiro, Natally. A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28971A conscientização e o acesso à informação são primordiais para o sucesso das redes, pois sem desenvolvimento pessoal não há desenvolvimento social. O fluxo de informações implica práticas sociais discursivas significativas à população. Assim, o impacto das redes de ações sociais no letramento da população permite verificar o quanto essa população pode, por meio de práticas letradas, acessar e exercer a cidadania. Considerando que este movimento está pautado no princípio da promoção de saúde, questionamos como promover saúde a uma população por meio do letramento? Em que princípios fonoaudiológicos viabiliza-se a promoção de saúde, por meio de práticas letradas? O objetivo deste trabalho é defender a participação do fonoaudiólogo em projetos sociais que visem à promoção e a ampliação de práticas de leitura e escrita, que contribuirão para que os sujeitos alcancem a possibilidade de um exercício pleno, crítico e responsável da cidadania. Como metodologia, foi empreendida uma reflexão crítica sobre como a Fonoaudiologia, em parceria com a Educação, é fundamental para sustentar ações de proteção social que visam à promoção do letramento. Para tanto, buscamos a literalização, incluindo documentos oficiais, sobre Letramento, Alfabetização, Práticas Sociais, Saúde e Educação. Discutimos a alfabetização e suas relações com o letramento; a leitura e a escrita como práticas sociais; as formas de compreensão da assessoria fonoaudiológica escolar e a importância das redes sociais para a promoção do letramento. Como conclusão, propomos que os trabalhos discutidos sejam uma espécie de “guia de orientação para a atuação em escolas”, pois apresentam o conhecimento necessário para a atuação do fonoaudiólogo comprometido com a promoção da saúde por meio do letramento. Problematizando as relações entre Fonoaudiologia e Educação, este trabalho orienta ações fonoaudiológicas que potencializem a construção de conhecimento e de desenvolvimento por todos os sujeitos envolvidos neste diálogo entre os profissionais da Fonoaudiologia e os educadoresporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAFonoaudiologiaEducaçãoRedes sociaisPromoção de saúdeA promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALNatally Ribeiro - TCC.pdfapplication/pdf381238https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28971/1/Natally%20Ribeiro%20-%20TCC.pdf127a553b7e084083a0dec45addb77483MD51TEXTNatally Ribeiro - TCC.pdf.txtNatally Ribeiro - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain117197https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28971/2/Natally%20Ribeiro%20-%20TCC.pdf.txtf32535baf408e12a5134a14522fa861cMD52THUMBNAILNatally Ribeiro - TCC.pdf.jpgNatally Ribeiro - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28971/3/Natally%20Ribeiro%20-%20TCC.pdf.jpg4e7b1c7b9b062e7e850db5d13d713ee5MD53handle/289712022-10-19 01:02:53.278oai:repositorio.pucsp.br:handle/28971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:02:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais
title A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais
spellingShingle A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais
Ribeiro, Natally
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Fonoaudiologia
Educação
Redes sociais
Promoção de saúde
title_short A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais
title_full A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais
title_fullStr A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais
title_full_unstemmed A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais
title_sort A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais
author Ribeiro, Natally
author_facet Ribeiro, Natally
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mori-de Angelis, Cristiane
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Natally
contributor_str_mv Mori-de Angelis, Cristiane
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Fonoaudiologia
Educação
Redes sociais
Promoção de saúde
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Educação
Redes sociais
Promoção de saúde
description A conscientização e o acesso à informação são primordiais para o sucesso das redes, pois sem desenvolvimento pessoal não há desenvolvimento social. O fluxo de informações implica práticas sociais discursivas significativas à população. Assim, o impacto das redes de ações sociais no letramento da população permite verificar o quanto essa população pode, por meio de práticas letradas, acessar e exercer a cidadania. Considerando que este movimento está pautado no princípio da promoção de saúde, questionamos como promover saúde a uma população por meio do letramento? Em que princípios fonoaudiológicos viabiliza-se a promoção de saúde, por meio de práticas letradas? O objetivo deste trabalho é defender a participação do fonoaudiólogo em projetos sociais que visem à promoção e a ampliação de práticas de leitura e escrita, que contribuirão para que os sujeitos alcancem a possibilidade de um exercício pleno, crítico e responsável da cidadania. Como metodologia, foi empreendida uma reflexão crítica sobre como a Fonoaudiologia, em parceria com a Educação, é fundamental para sustentar ações de proteção social que visam à promoção do letramento. Para tanto, buscamos a literalização, incluindo documentos oficiais, sobre Letramento, Alfabetização, Práticas Sociais, Saúde e Educação. Discutimos a alfabetização e suas relações com o letramento; a leitura e a escrita como práticas sociais; as formas de compreensão da assessoria fonoaudiológica escolar e a importância das redes sociais para a promoção do letramento. Como conclusão, propomos que os trabalhos discutidos sejam uma espécie de “guia de orientação para a atuação em escolas”, pois apresentam o conhecimento necessário para a atuação do fonoaudiólogo comprometido com a promoção da saúde por meio do letramento. Problematizando as relações entre Fonoaudiologia e Educação, este trabalho orienta ações fonoaudiológicas que potencializem a construção de conhecimento e de desenvolvimento por todos os sujeitos envolvidos neste diálogo entre os profissionais da Fonoaudiologia e os educadores
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ribeiro, Natally. A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28971
identifier_str_mv Ribeiro, Natally. A promoção da saúde por meio do letramento: a ação da fonoaudiologia nas práticas sociais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Fonoaudiologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28971/1/Natally%20Ribeiro%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28971/2/Natally%20Ribeiro%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28971/3/Natally%20Ribeiro%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 127a553b7e084083a0dec45addb77483
f32535baf408e12a5134a14522fa861c
4e7b1c7b9b062e7e850db5d13d713ee5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277933090504704