Arte e Mídia - a ação do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz como espaço de resistência e suas recepções na mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Beatriz de Araujo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4865
Resumo: Analyze the relation between media´s discourse and the action of the theatral group Ói Nóis Aqui Traveiz, from Porto Alegre. The media which tries to territorialize the Ói Nóis´s practice throught the use of clichés and words of order, orders and commands which enforce an order; and the actions´s group as a minor mode, movement of deterritorialization where the sense becomes production, to go beyond representation´s idea. The anaysis was based on philosophy of difference, more precisely the Deleuze and Guattari´s work, A Thousand Plateaus, with concepts such as becoming, ritornelo, body without organs, rhizoma. The work trying also to detect some procedures of Ói Nóis´s theatrical language as means to produce new subjectivisations´s forms. The creation´s act and the art as a becoming space, which breaks the fixed significations and the values established by the majority
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The work trying also to detect some procedures of Ói Nóis´s theatrical language as means to produce new subjectivisations´s forms. The creation´s act and the art as a becoming space, which breaks the fixed significations and the values established by the majorityO foco desta tese é o estudo da relação dos discursos da mídia com a ação do grupo teatral Ói nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre. Em nossa abordagem a mídia será considerada aqui por suas estratégias de biopoder poder sobre a vida , em contraposição à ação de alteridade, de desterritorialização em que o sentido torna-se produção para além da idéia de representação a biopotência. É do contrachoque entre estes dois territórios, o fixo e o móvel, que brechas podem surgir, potencializando os pontos de resistência do grupo presentes também nas redes de poder. Mais especificamente, a tese analisa a relação do grupo com a mídia jornalística; como se processa a reação da imprensa em relação à linguagem do grupo e à intervenção em diversas manifestações culturais e políticas da cidade, aspectos sócio-culturais e políticos que influem na recepção da mídia em relação à atuação do grupo dentro da comunidade . Para pensar este contraponto a tese se vale da filosofia da diferença, mais precisamente da obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari quando estes expõem a fórmula do devir e sua concatenação, sobretudo, com a idéia de ritornelo e corpo sem órgãos, tal qual apresentada em Mil Platôs. Para dar concretude à dinâmica dos conceitos implicados, a tese traz a análise da natureza dos diferentes discursos na relação cenamídia. Busca também detectar alguns dos principais procedimentos da prática cênica do grupo e seu histórico, investigando também até que ponto tais procedimentos podem potencializar uma estratégia de biopotência através da linha de fuga dos processos de subjetivação. Partimos do princípio de que a ação do grupo pode se tornar uma possibilidade de fuga das potências de controle (Estado, Comunicação, TV), uma estratégia de resistência a essas potências, à homogeneização do pensamento, na medida em que busque liberar os automatismos da percepção e os hábitos perceptivos já cristalizados. O ato de criação e a arte serão vistos como espaço do devir, que rompe com os significados pré-fixados, os códigos e valores estabelecidos pela razão do aparelho de Estado, devir-minoritário como desvio padrão dominante, processo pelo qual o grupo se subtrai à maioria. Outras referências importantes para a tese são a obra de Michel Foucault, no que tange à relação entre discurso, dispositivos de normalização e estruturas de poder, bem como a subversão destas mesmas estruturas como prática de resistência às estratégias de biopoder. A noção de metafísica da linguagem como signos de forças, da obra de Artaud. Por fim, também serão referências as obras de Peter Pál Pelbart referentes ao contraponto biopoder-biopotênciaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13635/Beatriz%20de%20Araujo%20Britto.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBRComunicaçãoDiscurso da mídiaDiscurso teatralLinguagem de grupo teatralOi Nois Aqui Traveiz (Grupo teatral)Comunicacao de massa e arteMedia´s discourseTheatral´s discourseCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOArte e Mídia - a ação do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz como espaço de resistência e suas recepções na mídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTBeatriz de Araujo Britto.pdf.txtBeatriz de Araujo Britto.pdf.txtExtracted texttext/plain360879https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4865/3/Beatriz%20de%20Araujo%20Britto.pdf.txt9380a70a392ad22ba7ee7c6d44552596MD53ORIGINALBeatriz de Araujo Britto.pdfapplication/pdf515141https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4865/1/Beatriz%20de%20Araujo%20Britto.pdf41630fb51e967b104dfaca949b5894cbMD51THUMBNAILBeatriz de Araujo Britto.pdf.jpgBeatriz de Araujo Britto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3041https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4865/2/Beatriz%20de%20Araujo%20Britto.pdf.jpgc4a295fda5c0f3013b24567cfffb6e1cMD52handle/48652022-04-28 19:11:33.81oai:repositorio.pucsp.br:handle/4865Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T22:11:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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