Escola: As imagens que as representações sociais revelam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16551
Resumo: Constituiu o propósito desta investigação explorar e compreender, por meio das representações sociais, as imagens que um grupo de universitários paulistas tem da escola. As representações, por serem reveladoras de uma realidade social, atuam orientando as ações dos sujeitos e criam conhecimentos expressos a partir de imagens. Estas buscam referências no real e no imaginário e vão adquirir coerência a partir de um movimento do olhar que compreende a escola como um espaço simbolizado. A apreensão desse espaço demandou a elaboração de uma proposta metodológica multidimensional, realizada a partir da coleta e do processamento de um conjunto diversificado de informações advindas de narrativas desenhadas e escritas. Para a legitimação dos resultados foi necessário o retorno ao campo da pesquisa para a discussão com alguns participantes, o que possibilitou o aprofundamento da compreensão das informações iniciais. Como suporte foi utilizado um conjunto de softwares (EVOC, Alceste, CHIC e SPSS), que permitiu a realização de análises específicas. Os resultados da análise dos dados, de maneira geral, registraram duas dimensões de imagens permeando a representação social da escola para os universitários investigados. A primeira, fortemente compartilhada pelos estudantes de Pedagogia, indicou uma escola idealizada com seus materiais escolares e ambientes típicos de uma escola de ensino infantil ou fundamental. Um espaço fechado por muros e portões envolto num clima harmonioso, onde os conflitos e as lutas são amenizados. As imagens parecem vir de uma vivência do passado distante da escola em que vivem hoje como alunos. A segunda, descrita por alunos de Medicina, expôs a escola do presente, ou a escola em que vivem como alunos. Uma escola que tem como luta o crescimento pessoal, oferecendo condições materiais e físicas. Nessa dimensão o aluno é o personagem central, que se destaca porque enfrenta os obstáculos cotidianos, que variam desde a luta para entrar na faculdade até como se manter nela, sempre com a meta de se tornar um sujeito mais qualificado. As lutas são compreendidas como investimentos individuais, o que implica conquistas também individuais. As conclusões indicaram que a representação social da escola para esse grupo de universitários é formada por imagens criativas, mas pouco originais. Juntas formam um campo semântico composto por palavras e expressões de significados superficiais como: cidadania, participação, qualidade de ensino, oportunidades e justiça social. Juntas corporificam uma "fachada" que traduz a ausência de uma dimensão política caracterizada por personagens históricos que se afirmam lutando e conquistando, decidindo e intervindo nos processos sociais e, em particular, na escola
id PUC_SP-1_11a102c1d337628e5bfa989027230f70
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16551
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sousa, Clarilza Prado deSoares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta2016-04-28T20:58:01Z2006-04-272005-06-24Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta. Escola: As imagens que as representações sociais revelam. 2005. 245 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16551Constituiu o propósito desta investigação explorar e compreender, por meio das representações sociais, as imagens que um grupo de universitários paulistas tem da escola. As representações, por serem reveladoras de uma realidade social, atuam orientando as ações dos sujeitos e criam conhecimentos expressos a partir de imagens. Estas buscam referências no real e no imaginário e vão adquirir coerência a partir de um movimento do olhar que compreende a escola como um espaço simbolizado. A apreensão desse espaço demandou a elaboração de uma proposta metodológica multidimensional, realizada a partir da coleta e do processamento de um conjunto diversificado de informações advindas de narrativas desenhadas e escritas. Para a legitimação dos resultados foi necessário o retorno ao campo da pesquisa para a discussão com alguns participantes, o que possibilitou o aprofundamento da compreensão das informações iniciais. Como suporte foi utilizado um conjunto de softwares (EVOC, Alceste, CHIC e SPSS), que permitiu a realização de análises específicas. Os resultados da análise dos dados, de maneira geral, registraram duas dimensões de imagens permeando a representação social da escola para os universitários investigados. A primeira, fortemente compartilhada pelos estudantes de Pedagogia, indicou uma escola idealizada com seus materiais escolares e ambientes típicos de uma escola de ensino infantil ou fundamental. Um espaço fechado por muros e portões envolto num clima harmonioso, onde os conflitos e as lutas são amenizados. As imagens parecem vir de uma vivência do passado distante da escola em que vivem hoje como alunos. A segunda, descrita por alunos de Medicina, expôs a escola do presente, ou a escola em que vivem como alunos. Uma escola que tem como luta o crescimento pessoal, oferecendo condições materiais e físicas. Nessa dimensão o aluno é o personagem central, que se destaca porque enfrenta os obstáculos cotidianos, que variam desde a luta para entrar na faculdade até como se manter nela, sempre com a meta de se tornar um sujeito mais qualificado. As lutas são compreendidas como investimentos individuais, o que implica conquistas também individuais. As conclusões indicaram que a representação social da escola para esse grupo de universitários é formada por imagens criativas, mas pouco originais. Juntas formam um campo semântico composto por palavras e expressões de significados superficiais como: cidadania, participação, qualidade de ensino, oportunidades e justiça social. Juntas corporificam uma "fachada" que traduz a ausência de uma dimensão política caracterizada por personagens históricos que se afirmam lutando e conquistando, decidindo e intervindo nos processos sociais e, em particular, na escolaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32759/tese.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaimagemRepresentação socialEscolasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALEscola: As imagens que as representações sociais revelaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTtese.pdf.txttese.pdf.txtExtracted texttext/plain485845https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16551/3/tese.pdf.txt3c13d6cb1411f0cf6ba38155ecb66931MD53ORIGINALtese.pdfapplication/pdf2735165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16551/1/tese.pdf03b37e5c4305f8d3073d22da4e87f6b9MD51THUMBNAILtese.pdf.jpgtese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4418https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16551/2/tese.pdf.jpg26d941fcf4ecd628cf4d9fccf7640790MD52handle/165512022-04-28 14:03:02.339oai:repositorio.pucsp.br:handle/16551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Escola: As imagens que as representações sociais revelam
title Escola: As imagens que as representações sociais revelam
spellingShingle Escola: As imagens que as representações sociais revelam
Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta
imagem
Representação social
Escolas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Escola: As imagens que as representações sociais revelam
title_full Escola: As imagens que as representações sociais revelam
title_fullStr Escola: As imagens que as representações sociais revelam
title_full_unstemmed Escola: As imagens que as representações sociais revelam
title_sort Escola: As imagens que as representações sociais revelam
author Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta
author_facet Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Clarilza Prado de
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta
contributor_str_mv Sousa, Clarilza Prado de
dc.subject.por.fl_str_mv imagem
Representação social
Escolas
topic imagem
Representação social
Escolas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description Constituiu o propósito desta investigação explorar e compreender, por meio das representações sociais, as imagens que um grupo de universitários paulistas tem da escola. As representações, por serem reveladoras de uma realidade social, atuam orientando as ações dos sujeitos e criam conhecimentos expressos a partir de imagens. Estas buscam referências no real e no imaginário e vão adquirir coerência a partir de um movimento do olhar que compreende a escola como um espaço simbolizado. A apreensão desse espaço demandou a elaboração de uma proposta metodológica multidimensional, realizada a partir da coleta e do processamento de um conjunto diversificado de informações advindas de narrativas desenhadas e escritas. Para a legitimação dos resultados foi necessário o retorno ao campo da pesquisa para a discussão com alguns participantes, o que possibilitou o aprofundamento da compreensão das informações iniciais. Como suporte foi utilizado um conjunto de softwares (EVOC, Alceste, CHIC e SPSS), que permitiu a realização de análises específicas. Os resultados da análise dos dados, de maneira geral, registraram duas dimensões de imagens permeando a representação social da escola para os universitários investigados. A primeira, fortemente compartilhada pelos estudantes de Pedagogia, indicou uma escola idealizada com seus materiais escolares e ambientes típicos de uma escola de ensino infantil ou fundamental. Um espaço fechado por muros e portões envolto num clima harmonioso, onde os conflitos e as lutas são amenizados. As imagens parecem vir de uma vivência do passado distante da escola em que vivem hoje como alunos. A segunda, descrita por alunos de Medicina, expôs a escola do presente, ou a escola em que vivem como alunos. Uma escola que tem como luta o crescimento pessoal, oferecendo condições materiais e físicas. Nessa dimensão o aluno é o personagem central, que se destaca porque enfrenta os obstáculos cotidianos, que variam desde a luta para entrar na faculdade até como se manter nela, sempre com a meta de se tornar um sujeito mais qualificado. As lutas são compreendidas como investimentos individuais, o que implica conquistas também individuais. As conclusões indicaram que a representação social da escola para esse grupo de universitários é formada por imagens criativas, mas pouco originais. Juntas formam um campo semântico composto por palavras e expressões de significados superficiais como: cidadania, participação, qualidade de ensino, oportunidades e justiça social. Juntas corporificam uma "fachada" que traduz a ausência de uma dimensão política caracterizada por personagens históricos que se afirmam lutando e conquistando, decidindo e intervindo nos processos sociais e, em particular, na escola
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-06-24
dc.date.available.fl_str_mv 2006-04-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:58:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta. Escola: As imagens que as representações sociais revelam. 2005. 245 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16551
identifier_str_mv Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta. Escola: As imagens que as representações sociais revelam. 2005. 245 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16551/3/tese.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16551/1/tese.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16551/2/tese.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c13d6cb1411f0cf6ba38155ecb66931
03b37e5c4305f8d3073d22da4e87f6b9
26d941fcf4ecd628cf4d9fccf7640790
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277868039995392