Escola: As imagens que as representações sociais revelam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16551 |
Resumo: | Constituiu o propósito desta investigação explorar e compreender, por meio das representações sociais, as imagens que um grupo de universitários paulistas tem da escola. As representações, por serem reveladoras de uma realidade social, atuam orientando as ações dos sujeitos e criam conhecimentos expressos a partir de imagens. Estas buscam referências no real e no imaginário e vão adquirir coerência a partir de um movimento do olhar que compreende a escola como um espaço simbolizado. A apreensão desse espaço demandou a elaboração de uma proposta metodológica multidimensional, realizada a partir da coleta e do processamento de um conjunto diversificado de informações advindas de narrativas desenhadas e escritas. Para a legitimação dos resultados foi necessário o retorno ao campo da pesquisa para a discussão com alguns participantes, o que possibilitou o aprofundamento da compreensão das informações iniciais. Como suporte foi utilizado um conjunto de softwares (EVOC, Alceste, CHIC e SPSS), que permitiu a realização de análises específicas. Os resultados da análise dos dados, de maneira geral, registraram duas dimensões de imagens permeando a representação social da escola para os universitários investigados. A primeira, fortemente compartilhada pelos estudantes de Pedagogia, indicou uma escola idealizada com seus materiais escolares e ambientes típicos de uma escola de ensino infantil ou fundamental. Um espaço fechado por muros e portões envolto num clima harmonioso, onde os conflitos e as lutas são amenizados. As imagens parecem vir de uma vivência do passado distante da escola em que vivem hoje como alunos. A segunda, descrita por alunos de Medicina, expôs a escola do presente, ou a escola em que vivem como alunos. Uma escola que tem como luta o crescimento pessoal, oferecendo condições materiais e físicas. Nessa dimensão o aluno é o personagem central, que se destaca porque enfrenta os obstáculos cotidianos, que variam desde a luta para entrar na faculdade até como se manter nela, sempre com a meta de se tornar um sujeito mais qualificado. As lutas são compreendidas como investimentos individuais, o que implica conquistas também individuais. As conclusões indicaram que a representação social da escola para esse grupo de universitários é formada por imagens criativas, mas pouco originais. Juntas formam um campo semântico composto por palavras e expressões de significados superficiais como: cidadania, participação, qualidade de ensino, oportunidades e justiça social. Juntas corporificam uma "fachada" que traduz a ausência de uma dimensão política caracterizada por personagens históricos que se afirmam lutando e conquistando, decidindo e intervindo nos processos sociais e, em particular, na escola |
id |
PUC_SP-1_11a102c1d337628e5bfa989027230f70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16551 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Clarilza Prado deSoares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta2016-04-28T20:58:01Z2006-04-272005-06-24Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta. Escola: As imagens que as representações sociais revelam. 2005. 245 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16551Constituiu o propósito desta investigação explorar e compreender, por meio das representações sociais, as imagens que um grupo de universitários paulistas tem da escola. As representações, por serem reveladoras de uma realidade social, atuam orientando as ações dos sujeitos e criam conhecimentos expressos a partir de imagens. Estas buscam referências no real e no imaginário e vão adquirir coerência a partir de um movimento do olhar que compreende a escola como um espaço simbolizado. A apreensão desse espaço demandou a elaboração de uma proposta metodológica multidimensional, realizada a partir da coleta e do processamento de um conjunto diversificado de informações advindas de narrativas desenhadas e escritas. Para a legitimação dos resultados foi necessário o retorno ao campo da pesquisa para a discussão com alguns participantes, o que possibilitou o aprofundamento da compreensão das informações iniciais. Como suporte foi utilizado um conjunto de softwares (EVOC, Alceste, CHIC e SPSS), que permitiu a realização de análises específicas. Os resultados da análise dos dados, de maneira geral, registraram duas dimensões de imagens permeando a representação social da escola para os universitários investigados. A primeira, fortemente compartilhada pelos estudantes de Pedagogia, indicou uma escola idealizada com seus materiais escolares e ambientes típicos de uma escola de ensino infantil ou fundamental. Um espaço fechado por muros e portões envolto num clima harmonioso, onde os conflitos e as lutas são amenizados. As imagens parecem vir de uma vivência do passado distante da escola em que vivem hoje como alunos. A segunda, descrita por alunos de Medicina, expôs a escola do presente, ou a escola em que vivem como alunos. Uma escola que tem como luta o crescimento pessoal, oferecendo condições materiais e físicas. Nessa dimensão o aluno é o personagem central, que se destaca porque enfrenta os obstáculos cotidianos, que variam desde a luta para entrar na faculdade até como se manter nela, sempre com a meta de se tornar um sujeito mais qualificado. As lutas são compreendidas como investimentos individuais, o que implica conquistas também individuais. As conclusões indicaram que a representação social da escola para esse grupo de universitários é formada por imagens criativas, mas pouco originais. Juntas formam um campo semântico composto por palavras e expressões de significados superficiais como: cidadania, participação, qualidade de ensino, oportunidades e justiça social. Juntas corporificam uma "fachada" que traduz a ausência de uma dimensão política caracterizada por personagens históricos que se afirmam lutando e conquistando, decidindo e intervindo nos processos sociais e, em particular, na escolaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32759/tese.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaimagemRepresentação socialEscolasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALEscola: As imagens que as representações sociais revelaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTtese.pdf.txttese.pdf.txtExtracted texttext/plain485845https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16551/3/tese.pdf.txt3c13d6cb1411f0cf6ba38155ecb66931MD53ORIGINALtese.pdfapplication/pdf2735165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16551/1/tese.pdf03b37e5c4305f8d3073d22da4e87f6b9MD51THUMBNAILtese.pdf.jpgtese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4418https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16551/2/tese.pdf.jpg26d941fcf4ecd628cf4d9fccf7640790MD52handle/165512022-04-28 14:03:02.339oai:repositorio.pucsp.br:handle/16551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Escola: As imagens que as representações sociais revelam |
title |
Escola: As imagens que as representações sociais revelam |
spellingShingle |
Escola: As imagens que as representações sociais revelam Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta imagem Representação social Escolas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Escola: As imagens que as representações sociais revelam |
title_full |
Escola: As imagens que as representações sociais revelam |
title_fullStr |
Escola: As imagens que as representações sociais revelam |
title_full_unstemmed |
Escola: As imagens que as representações sociais revelam |
title_sort |
Escola: As imagens que as representações sociais revelam |
author |
Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta |
author_facet |
Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Clarilza Prado de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta |
contributor_str_mv |
Sousa, Clarilza Prado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
imagem Representação social Escolas |
topic |
imagem Representação social Escolas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Constituiu o propósito desta investigação explorar e compreender, por meio das representações sociais, as imagens que um grupo de universitários paulistas tem da escola. As representações, por serem reveladoras de uma realidade social, atuam orientando as ações dos sujeitos e criam conhecimentos expressos a partir de imagens. Estas buscam referências no real e no imaginário e vão adquirir coerência a partir de um movimento do olhar que compreende a escola como um espaço simbolizado. A apreensão desse espaço demandou a elaboração de uma proposta metodológica multidimensional, realizada a partir da coleta e do processamento de um conjunto diversificado de informações advindas de narrativas desenhadas e escritas. Para a legitimação dos resultados foi necessário o retorno ao campo da pesquisa para a discussão com alguns participantes, o que possibilitou o aprofundamento da compreensão das informações iniciais. Como suporte foi utilizado um conjunto de softwares (EVOC, Alceste, CHIC e SPSS), que permitiu a realização de análises específicas. Os resultados da análise dos dados, de maneira geral, registraram duas dimensões de imagens permeando a representação social da escola para os universitários investigados. A primeira, fortemente compartilhada pelos estudantes de Pedagogia, indicou uma escola idealizada com seus materiais escolares e ambientes típicos de uma escola de ensino infantil ou fundamental. Um espaço fechado por muros e portões envolto num clima harmonioso, onde os conflitos e as lutas são amenizados. As imagens parecem vir de uma vivência do passado distante da escola em que vivem hoje como alunos. A segunda, descrita por alunos de Medicina, expôs a escola do presente, ou a escola em que vivem como alunos. Uma escola que tem como luta o crescimento pessoal, oferecendo condições materiais e físicas. Nessa dimensão o aluno é o personagem central, que se destaca porque enfrenta os obstáculos cotidianos, que variam desde a luta para entrar na faculdade até como se manter nela, sempre com a meta de se tornar um sujeito mais qualificado. As lutas são compreendidas como investimentos individuais, o que implica conquistas também individuais. As conclusões indicaram que a representação social da escola para esse grupo de universitários é formada por imagens criativas, mas pouco originais. Juntas formam um campo semântico composto por palavras e expressões de significados superficiais como: cidadania, participação, qualidade de ensino, oportunidades e justiça social. Juntas corporificam uma "fachada" que traduz a ausência de uma dimensão política caracterizada por personagens históricos que se afirmam lutando e conquistando, decidindo e intervindo nos processos sociais e, em particular, na escola |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-06-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-04-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:58:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta. Escola: As imagens que as representações sociais revelam. 2005. 245 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16551 |
identifier_str_mv |
Soares, Sandra Lúcia Ferreira Acosta. Escola: As imagens que as representações sociais revelam. 2005. 245 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16551/3/tese.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16551/1/tese.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16551/2/tese.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c13d6cb1411f0cf6ba38155ecb66931 03b37e5c4305f8d3073d22da4e87f6b9 26d941fcf4ecd628cf4d9fccf7640790 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277868039995392 |