O brincar e a experiência analítica na clínica winnicottiana com adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28381 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo o estudo do brincar e de sua relação com a experiência analítica com adultos, tal como compreendidos pelo psicanalista Donald W. Winnicott. A partir da teoria winnicottiana, pergunta-se de que forma a experiência entre o psicoterapeuta e o paciente adulto se aproxima da noção do brincar: será a análise uma sobreposição de duas áreas do brincar - a do paciente e a do analista? Para responder tal questão, foi necessário compreender primeiramente o desenvolvimento emocional do indivíduo, para assim possibilitar o entendimento sobre a capacidade de brincar e seu desenvolvimento neste percurso, apresentados no capítulo 1. Assim feito, a compreensão do brincar em seus principais aspectos, relacionando-o ao espaço potencial, aos objetos e fenômenos transicionais e à criatividade, será apresentada no capítulo 2. Ademais, para compreender a relação com a experiência analítica, no capítulo 3 será esclarecido o que Winnicott entende por saúde e por tratamento clínico com pacientes adultos, os quais valem nosso foco de atenção. Posto isso, no capítulo 4 será apresentada a idéia de experiência analítica e suas interfaces com a noção de brincar. Dessa forma, a relevância acadêmica deste trabalho se dá por contribuir para as discussões em torno desta temática, entendendo que o brincar é um tema ainda pouco difundido nas pesquisas e artigos acadêmicos no que se refere à sua relação com a clínica de adultos |
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