Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Cleide Diniz Coelho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13909
Resumo: This study aims to investigate what learning experiences were provided to a group of 6th grade high school students while attending an English course mediated by computer. The course aimed at developing reading skills from printed and digital comics and then developing a process of digital literacy. This research is based on a Vygotskyan (1934/2003) socio-interactive view of the process of learning and teaching underlined in the "Parâmetros Curriculares Nacionais" (PCN-LE Brasil, 1988b), which recommend the inclusion of technological resources in the learning and teaching process (PCN-Introdução, Brasil, 1988a). It is also based in the rescue of the literacy and digital literacy concepts (Freire, 1967/2002, 1970/2001; Sampaio & Leite, 2000; Soares, 2001, 2003; Kleiman, 2002; Almeida, 2005, among others). As for the methodology the present research is a case study which was conducted in a public school in São Paulo, involving 8 students and the teacher researcher. The results confirm that an English course mediated by computer is a feasible way of teaching and learning a foreign language and it can bring not only technological but also linguistic learning benefits
id PUC_SP-1_132d73750a7184576c3f75fd7a324b18
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13909
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ramos, Rosinda de Castro GuerraCortez, Cleide Diniz Coelho2016-04-28T18:23:33Z2007-10-232007-08-31Cortez, Cleide Diniz Coelho. Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital. 2007. 208 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13909This study aims to investigate what learning experiences were provided to a group of 6th grade high school students while attending an English course mediated by computer. The course aimed at developing reading skills from printed and digital comics and then developing a process of digital literacy. This research is based on a Vygotskyan (1934/2003) socio-interactive view of the process of learning and teaching underlined in the "Parâmetros Curriculares Nacionais" (PCN-LE Brasil, 1988b), which recommend the inclusion of technological resources in the learning and teaching process (PCN-Introdução, Brasil, 1988a). It is also based in the rescue of the literacy and digital literacy concepts (Freire, 1967/2002, 1970/2001; Sampaio & Leite, 2000; Soares, 2001, 2003; Kleiman, 2002; Almeida, 2005, among others). As for the methodology the present research is a case study which was conducted in a public school in São Paulo, involving 8 students and the teacher researcher. The results confirm that an English course mediated by computer is a feasible way of teaching and learning a foreign language and it can bring not only technological but also linguistic learning benefitsEsta pesquisa objetiva investigar que experiências de aprendizagem foram proporcionadas a um grupo de alunos de sexta série do Ensino Fundamental, ao fazerem um curso de inglês mediado pelo computador. O curso tinha como meta não só trabalhar a compreensão escrita por meio de histórias em quadrinhos impressas e digitais, mas também desenvolver um processo de alfabetização digital que desencadeasse o letramento digital dos alunos participantes. Esta pesquisa se fundamenta nos pressupostos sociointeracionais de aprendizagem de Vygotsky (1934/2003) que norteiam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN-LE Brasil, 1988b), nos quais há a recomendação a que se incluam recursos tecnológicos no ensino (PCN-Introdução, Brasil, 1988a), e que resgata os conceitos de alfabetização e letramento, bem como de alfabetização e letramento digitais (Freire, 1967/2002, 1970/2001; Sampaio & Leite, 2000; Soares, 2001, 2003; Kleiman, 2002; Almeida, 2005, entre outros). A abordagem metodológica escolhida foi o estudo de caso. O contexto da pesquisa foi uma Escola Pública Municipal da cidade de São Paulo e envolveu oito alunos e a professora-pesquisadora. Os resultados obtidos confirmam que um curso de inglês mediado pelo computador é um caminho viável para o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e do qual pode resultar um aprendizado tanto tecnológico como lingüísticoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30755/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaInglês no ensino fundamentalLetramento digitalUso do computador em sala de aulaLingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computadorEnglish in the high schoolDigital literacyComputer in the classroomCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAAtividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCleide Diniz Coelho Cortez.pdf.txtCleide Diniz Coelho Cortez.pdf.txtExtracted texttext/plain344174https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13909/3/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf.txt56e4cb4a682321ddb2919ae18b02b646MD53ORIGINALCleide Diniz Coelho Cortez.pdfapplication/pdf12941835https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13909/1/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf31382071365f58d311fc80bc436566d3MD51THUMBNAILCleide Diniz Coelho Cortez.pdf.jpgCleide Diniz Coelho Cortez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13909/2/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf.jpga858a63522e7176e54593bfd0464f47cMD52handle/139092022-04-27 22:57:25.603oai:repositorio.pucsp.br:handle/13909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:57:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital
title Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital
spellingShingle Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital
Cortez, Cleide Diniz Coelho
Inglês no ensino fundamental
Letramento digital
Uso do computador em sala de aula
Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computador
English in the high school
Digital literacy
Computer in the classroom
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital
title_full Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital
title_fullStr Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital
title_full_unstemmed Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital
title_sort Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital
author Cortez, Cleide Diniz Coelho
author_facet Cortez, Cleide Diniz Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Cleide Diniz Coelho
contributor_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Inglês no ensino fundamental
Letramento digital
Uso do computador em sala de aula
Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computador
topic Inglês no ensino fundamental
Letramento digital
Uso do computador em sala de aula
Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computador
English in the high school
Digital literacy
Computer in the classroom
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv English in the high school
Digital literacy
Computer in the classroom
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This study aims to investigate what learning experiences were provided to a group of 6th grade high school students while attending an English course mediated by computer. The course aimed at developing reading skills from printed and digital comics and then developing a process of digital literacy. This research is based on a Vygotskyan (1934/2003) socio-interactive view of the process of learning and teaching underlined in the "Parâmetros Curriculares Nacionais" (PCN-LE Brasil, 1988b), which recommend the inclusion of technological resources in the learning and teaching process (PCN-Introdução, Brasil, 1988a). It is also based in the rescue of the literacy and digital literacy concepts (Freire, 1967/2002, 1970/2001; Sampaio & Leite, 2000; Soares, 2001, 2003; Kleiman, 2002; Almeida, 2005, among others). As for the methodology the present research is a case study which was conducted in a public school in São Paulo, involving 8 students and the teacher researcher. The results confirm that an English course mediated by computer is a feasible way of teaching and learning a foreign language and it can bring not only technological but also linguistic learning benefits
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cortez, Cleide Diniz Coelho. Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital. 2007. 208 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13909
identifier_str_mv Cortez, Cleide Diniz Coelho. Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital. 2007. 208 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13909/3/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13909/1/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13909/2/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 56e4cb4a682321ddb2919ae18b02b646
31382071365f58d311fc80bc436566d3
a858a63522e7176e54593bfd0464f47c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277779810713600