Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13909 |
Resumo: | This study aims to investigate what learning experiences were provided to a group of 6th grade high school students while attending an English course mediated by computer. The course aimed at developing reading skills from printed and digital comics and then developing a process of digital literacy. This research is based on a Vygotskyan (1934/2003) socio-interactive view of the process of learning and teaching underlined in the "Parâmetros Curriculares Nacionais" (PCN-LE Brasil, 1988b), which recommend the inclusion of technological resources in the learning and teaching process (PCN-Introdução, Brasil, 1988a). It is also based in the rescue of the literacy and digital literacy concepts (Freire, 1967/2002, 1970/2001; Sampaio & Leite, 2000; Soares, 2001, 2003; Kleiman, 2002; Almeida, 2005, among others). As for the methodology the present research is a case study which was conducted in a public school in São Paulo, involving 8 students and the teacher researcher. The results confirm that an English course mediated by computer is a feasible way of teaching and learning a foreign language and it can bring not only technological but also linguistic learning benefits |
id |
PUC_SP-1_132d73750a7184576c3f75fd7a324b18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13909 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Rosinda de Castro GuerraCortez, Cleide Diniz Coelho2016-04-28T18:23:33Z2007-10-232007-08-31Cortez, Cleide Diniz Coelho. Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital. 2007. 208 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13909This study aims to investigate what learning experiences were provided to a group of 6th grade high school students while attending an English course mediated by computer. The course aimed at developing reading skills from printed and digital comics and then developing a process of digital literacy. This research is based on a Vygotskyan (1934/2003) socio-interactive view of the process of learning and teaching underlined in the "Parâmetros Curriculares Nacionais" (PCN-LE Brasil, 1988b), which recommend the inclusion of technological resources in the learning and teaching process (PCN-Introdução, Brasil, 1988a). It is also based in the rescue of the literacy and digital literacy concepts (Freire, 1967/2002, 1970/2001; Sampaio & Leite, 2000; Soares, 2001, 2003; Kleiman, 2002; Almeida, 2005, among others). As for the methodology the present research is a case study which was conducted in a public school in São Paulo, involving 8 students and the teacher researcher. The results confirm that an English course mediated by computer is a feasible way of teaching and learning a foreign language and it can bring not only technological but also linguistic learning benefitsEsta pesquisa objetiva investigar que experiências de aprendizagem foram proporcionadas a um grupo de alunos de sexta série do Ensino Fundamental, ao fazerem um curso de inglês mediado pelo computador. O curso tinha como meta não só trabalhar a compreensão escrita por meio de histórias em quadrinhos impressas e digitais, mas também desenvolver um processo de alfabetização digital que desencadeasse o letramento digital dos alunos participantes. Esta pesquisa se fundamenta nos pressupostos sociointeracionais de aprendizagem de Vygotsky (1934/2003) que norteiam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN-LE Brasil, 1988b), nos quais há a recomendação a que se incluam recursos tecnológicos no ensino (PCN-Introdução, Brasil, 1988a), e que resgata os conceitos de alfabetização e letramento, bem como de alfabetização e letramento digitais (Freire, 1967/2002, 1970/2001; Sampaio & Leite, 2000; Soares, 2001, 2003; Kleiman, 2002; Almeida, 2005, entre outros). A abordagem metodológica escolhida foi o estudo de caso. O contexto da pesquisa foi uma Escola Pública Municipal da cidade de São Paulo e envolveu oito alunos e a professora-pesquisadora. Os resultados obtidos confirmam que um curso de inglês mediado pelo computador é um caminho viável para o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e do qual pode resultar um aprendizado tanto tecnológico como lingüísticoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30755/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaInglês no ensino fundamentalLetramento digitalUso do computador em sala de aulaLingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computadorEnglish in the high schoolDigital literacyComputer in the classroomCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAAtividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCleide Diniz Coelho Cortez.pdf.txtCleide Diniz Coelho Cortez.pdf.txtExtracted texttext/plain344174https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13909/3/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf.txt56e4cb4a682321ddb2919ae18b02b646MD53ORIGINALCleide Diniz Coelho Cortez.pdfapplication/pdf12941835https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13909/1/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf31382071365f58d311fc80bc436566d3MD51THUMBNAILCleide Diniz Coelho Cortez.pdf.jpgCleide Diniz Coelho Cortez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13909/2/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf.jpga858a63522e7176e54593bfd0464f47cMD52handle/139092022-04-27 22:57:25.603oai:repositorio.pucsp.br:handle/13909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:57:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital |
title |
Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital |
spellingShingle |
Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital Cortez, Cleide Diniz Coelho Inglês no ensino fundamental Letramento digital Uso do computador em sala de aula Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computador English in the high school Digital literacy Computer in the classroom CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital |
title_full |
Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital |
title_fullStr |
Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital |
title_full_unstemmed |
Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital |
title_sort |
Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital |
author |
Cortez, Cleide Diniz Coelho |
author_facet |
Cortez, Cleide Diniz Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortez, Cleide Diniz Coelho |
contributor_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inglês no ensino fundamental Letramento digital Uso do computador em sala de aula Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computador |
topic |
Inglês no ensino fundamental Letramento digital Uso do computador em sala de aula Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computador English in the high school Digital literacy Computer in the classroom CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English in the high school Digital literacy Computer in the classroom |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
This study aims to investigate what learning experiences were provided to a group of 6th grade high school students while attending an English course mediated by computer. The course aimed at developing reading skills from printed and digital comics and then developing a process of digital literacy. This research is based on a Vygotskyan (1934/2003) socio-interactive view of the process of learning and teaching underlined in the "Parâmetros Curriculares Nacionais" (PCN-LE Brasil, 1988b), which recommend the inclusion of technological resources in the learning and teaching process (PCN-Introdução, Brasil, 1988a). It is also based in the rescue of the literacy and digital literacy concepts (Freire, 1967/2002, 1970/2001; Sampaio & Leite, 2000; Soares, 2001, 2003; Kleiman, 2002; Almeida, 2005, among others). As for the methodology the present research is a case study which was conducted in a public school in São Paulo, involving 8 students and the teacher researcher. The results confirm that an English course mediated by computer is a feasible way of teaching and learning a foreign language and it can bring not only technological but also linguistic learning benefits |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-10-23 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:23:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cortez, Cleide Diniz Coelho. Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital. 2007. 208 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13909 |
identifier_str_mv |
Cortez, Cleide Diniz Coelho. Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital. 2007. 208 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13909/3/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13909/1/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13909/2/Cleide%20Diniz%20Coelho%20Cortez.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56e4cb4a682321ddb2919ae18b02b646 31382071365f58d311fc80bc436566d3 a858a63522e7176e54593bfd0464f47c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277779810713600 |