Ecos na casa assassinada: consonância e dissonância na obra de Lúcio Cardoso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36578 |
Resumo: | A presente monografia busca compreender os mecanismos de articulação que se estabelecem em Crônica da casa assassinada (1959), de Lúcio Cardoso, para que esta se constitua enquanto espaço romanesco. Para tanto, faz-se necessário apresentar e discutir acerca dos aspectos modernos do romance e da crítica literária em torno da obra. Buscamos investigar, também, a configuração dialógica do romance em questão, erigida e sustentada pelo choque entre forças centrípetas e forças centrifugas, conforme conceitos propostos por Mikhail Bakhtin. Tal conflito provê a Crônica da casa assassinada um efeito intenso e ininterrupto de expansão e concentração, caracterizado essencialmente pelas vozes dissonantes e consonantes que ecoam pela narrativa. O percurso de análise parte do estudo detalhado da construção do enredo, da concepção dialógica dos personagens centrais e da estrutura fragmentária da obra. As considerações finais deste estudo revelam a complexa composição dialógica de Crônica da casa assassinada, cujo predomínio de um movimento expansivo está em concordância com a modernidade que invade a narrativa |
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