Alfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benito, Mariana Robles
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39826
Resumo: This paper aims to research the development of the child's cognitive process since the first doodles and their successive constructions that provide support to the competence to write alphabetically, and how these theoretical foundations can help the psycho-pedagogical diagnosis in order to enable appropriate interventions in situations of difficulty in reading and writing in children. Currently, the number of children who cannot read and write in Brazil has increased significantly due to the Covid 19 pandemic, and not being able to read and write at an appropriate age leads to losses in future learning. In view of this reality, psychopedagogy, as a specific area of study that it has become, seeks to understand the process of development and learning, identifying the causes of the blocks presented by the subjects with difficulties and, according to each situation, planning sessions to provide meaningful and pleasurable learning situations. The theoretical basis of this research included Jean Piaget and Luquet to describe the phases of drawing, Emilia Ferreiro for the specifications of the acquisition of reading and writing, Maria Anita Viviani Martins who richly explains the procedural integrations that occur in the development from doodles to the literacy system, Alicia Fernandez and Sara Pain, fundamental authors in Psychopedagogy
id PUC_SP-1_189395bdedc761adac7fa64f6526bdb5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/39826
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Martins, Maria Anita VivianiBenito, Mariana Robles2023-11-09T19:43:14Z2023-11-09T19:43:14Z2023-03-23Benito, Mariana Robles. Alfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógico. 2023. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39826This paper aims to research the development of the child's cognitive process since the first doodles and their successive constructions that provide support to the competence to write alphabetically, and how these theoretical foundations can help the psycho-pedagogical diagnosis in order to enable appropriate interventions in situations of difficulty in reading and writing in children. Currently, the number of children who cannot read and write in Brazil has increased significantly due to the Covid 19 pandemic, and not being able to read and write at an appropriate age leads to losses in future learning. In view of this reality, psychopedagogy, as a specific area of study that it has become, seeks to understand the process of development and learning, identifying the causes of the blocks presented by the subjects with difficulties and, according to each situation, planning sessions to provide meaningful and pleasurable learning situations. The theoretical basis of this research included Jean Piaget and Luquet to describe the phases of drawing, Emilia Ferreiro for the specifications of the acquisition of reading and writing, Maria Anita Viviani Martins who richly explains the procedural integrations that occur in the development from doodles to the literacy system, Alicia Fernandez and Sara Pain, fundamental authors in PsychopedagogyO presente trabalho tem como objetivo pesquisar o desenvolvimento do processo cognitivo da criança desde os primeiros rabiscos e suas construções sucessivas que vão proporcionando sustentação à competência para escrever alfabeticamente e de que maneira esses embasamentos teóricos podem auxiliar o psicopedagogo na realização do diagnóstico psicopedagógico, visando possibilitar intervenções adequadas em situações de dificuldade na leitura e na escrita infantil. Atualmente o número de crianças que não sabem ler e escrever no Brasil sofreu aumento significativo devido à pandemia da Covid 19 e a não-alfabetização em idade adequada acarreta prejuízos em aprendizagens futuras. Diante dessa realidade a psicopedagogia, como área de estudo específica que se tornou, busca a compreensão do processo de desenvolvimento e aprendizagem, identificando as causas dos bloqueios apresentados dos sujeitos com dificuldade e de acordo com cada situação realiza o planejamento das sessões para assim, poder proporcionar situações de aprendizagem significativa e prazerosa. A fundamentação teórica desta pesquisa englobou Jean Piaget e Luquet para descrever as fases do desenho, Emilia Ferreiro para as especificações da aquisição da leitura e da escrita, Maria Anita Viviani Martins que explicita ricamente as integrações processuais que ocorrem no desenvolvimento desde os rabiscos até o sistema de alfabetização, Alicia Fernandez e Sara Pain, autoras fundamentais em PsicopedagogiaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALConstrução da leitura e escritaAprendizagemDiagnóstico psicopedagógicoConstruction of reading and writingLearningPsychopedagogical diagnosisAlfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMariana Robles Benito - Monografia.pdfapplication/pdf1238323https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39826/1/Mariana%20Robles%20Benito%20-%20Monografia.pdf6df0ca56f181f6ef35b859c0ec153f68MD51TEXTMariana Robles Benito - Monografia.pdf.txtMariana Robles Benito - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain69798https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39826/2/Mariana%20Robles%20Benito%20-%20Monografia.pdf.txt1c846ca829e0060c83bce7d1b0dd307aMD52THUMBNAILMariana Robles Benito - Monografia.pdf.jpgMariana Robles Benito - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39826/3/Mariana%20Robles%20Benito%20-%20Monografia.pdf.jpg0a615582cc6bfed1c5aec6c24b8fe874MD53handle/398262023-11-10 01:04:33.563oai:repositorio.pucsp.br:handle/39826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-10T04:04:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógico
title Alfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógico
spellingShingle Alfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógico
Benito, Mariana Robles
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Construção da leitura e escrita
Aprendizagem
Diagnóstico psicopedagógico
Construction of reading and writing
Learning
Psychopedagogical diagnosis
title_short Alfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógico
title_full Alfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógico
title_fullStr Alfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógico
title_full_unstemmed Alfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógico
title_sort Alfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógico
author Benito, Mariana Robles
author_facet Benito, Mariana Robles
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.contributor.author.fl_str_mv Benito, Mariana Robles
contributor_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Construção da leitura e escrita
Aprendizagem
Diagnóstico psicopedagógico
Construction of reading and writing
Learning
Psychopedagogical diagnosis
dc.subject.por.fl_str_mv Construção da leitura e escrita
Aprendizagem
Diagnóstico psicopedagógico
dc.subject.eng.fl_str_mv Construction of reading and writing
Learning
Psychopedagogical diagnosis
description This paper aims to research the development of the child's cognitive process since the first doodles and their successive constructions that provide support to the competence to write alphabetically, and how these theoretical foundations can help the psycho-pedagogical diagnosis in order to enable appropriate interventions in situations of difficulty in reading and writing in children. Currently, the number of children who cannot read and write in Brazil has increased significantly due to the Covid 19 pandemic, and not being able to read and write at an appropriate age leads to losses in future learning. In view of this reality, psychopedagogy, as a specific area of study that it has become, seeks to understand the process of development and learning, identifying the causes of the blocks presented by the subjects with difficulties and, according to each situation, planning sessions to provide meaningful and pleasurable learning situations. The theoretical basis of this research included Jean Piaget and Luquet to describe the phases of drawing, Emilia Ferreiro for the specifications of the acquisition of reading and writing, Maria Anita Viviani Martins who richly explains the procedural integrations that occur in the development from doodles to the literacy system, Alicia Fernandez and Sara Pain, fundamental authors in Psychopedagogy
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-09T19:43:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-09T19:43:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Benito, Mariana Robles. Alfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógico. 2023. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39826
identifier_str_mv Benito, Mariana Robles. Alfabetização e psicopedagogia: o processo de construção da língua escrita como instrumento norteador no diagnóstico psicopedagógico. 2023. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Psicopedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39826/1/Mariana%20Robles%20Benito%20-%20Monografia.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39826/2/Mariana%20Robles%20Benito%20-%20Monografia.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39826/3/Mariana%20Robles%20Benito%20-%20Monografia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6df0ca56f181f6ef35b859c0ec153f68
1c846ca829e0060c83bce7d1b0dd307a
0a615582cc6bfed1c5aec6c24b8fe874
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277871422701568