A mulher ontem, hoje, amanhã: por que as mulheres aceitam uma imagem de revista como ideal de beleza, sendo a foto distante da realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Vanessa Rozan da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35874
Resumo: Grounded in one of the basic parameters of Critical Discourse Analysis, which says that "the discourse influences and at the same time is influenced by social structures", this paper analyzes the power of the media on self-image and selfesteem of women. Based in the Freudian concept of vanity and female beauty, the chapters that follow show how, since the 1950s, the targeted media uses sociocultural condition of women and the feminine essence of missing to create (and then dictate) what is regarded as the real (although unrealistic) ideal of feminine beauty. By focusing on the methods of creation of this (these) image (s) decade by decade, seeks to present how this effort media can transform the beauty - and soon the woman - desire for products that are entirely included in the concept of the fetish merchandise. At the same time stresses to confusion between the pursuit of beauty made with the happiness of aesthetic practices with moral and ethical values. Talks up here on the propaganda machine of the ideal of female beauty, which shapes both the view that a woman has of herself as the vision that society has of women. And we try to answer why the woman not only accepted as demand for these impositions something fictitious and necessary to the process of rebuilding the self. To do so, use as base materials academics and media samples female in 70 years.
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spelling Hisgail, FaniSilveira, Vanessa Rozan da2023-07-05T19:52:24Z2023-07-05T19:52:24Z2014-10-06Silveira, Vanessa Rozan da. A mulher ontem, hoje, amanhã: por que as mulheres aceitam uma imagem de revista como ideal de beleza, sendo a foto distante da realidade?. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35874Grounded in one of the basic parameters of Critical Discourse Analysis, which says that "the discourse influences and at the same time is influenced by social structures", this paper analyzes the power of the media on self-image and selfesteem of women. Based in the Freudian concept of vanity and female beauty, the chapters that follow show how, since the 1950s, the targeted media uses sociocultural condition of women and the feminine essence of missing to create (and then dictate) what is regarded as the real (although unrealistic) ideal of feminine beauty. By focusing on the methods of creation of this (these) image (s) decade by decade, seeks to present how this effort media can transform the beauty - and soon the woman - desire for products that are entirely included in the concept of the fetish merchandise. At the same time stresses to confusion between the pursuit of beauty made with the happiness of aesthetic practices with moral and ethical values. Talks up here on the propaganda machine of the ideal of female beauty, which shapes both the view that a woman has of herself as the vision that society has of women. And we try to answer why the woman not only accepted as demand for these impositions something fictitious and necessary to the process of rebuilding the self. To do so, use as base materials academics and media samples female in 70 years.Embasado em um dos parâmetros básicos da Análise Crítica do Discurso, que diz que “o discurso influencia e, ao mesmo tempo, é influenciado pelas estruturas sociais”, este trabalho analisa o poder da mídia sobre a autoimagem e autoestima da mulher. Usando como recorte a vaidade e a beleza feminina, os capítulos a seguir mostram como, desde os anos 1950, a mídia segmentada usa a condição sociocultural da mulher e a essência feminina de falta para criar (e em seguida ditar) o que é considerado como o real (embora irreal) ideal de beleza da mulher. Ao focar nos métodos da criação dessa(s) imagem(ns) década a década, busca-se apresentar a maneira como esse esforço midiático é capaz de transformar a beleza – e logo a mulher – em produtos de desejo inteiramente incluídos no conceito do fetiche da mercadoria. Ao mesmo tempo frisa-se a confusão entre a busca da beleza fabricada com a da felicidade, das práticas estéticas com os valores morais e éticos. Discorre-se aqui sobre a máquina propagandista do ideal de beleza feminina, que molda tanto a visão que a mulher tem de si própria quanto a visão que a sociedade tem da mulher. E busca-se responder por que a mulher não só aceita como procura por essas imposições algo fictícias e necessárias ao processo da recriação do eu. Para tanto, usam-se como base materiais acadêmicos e amostras da mídia feminina dos últimos 70 anos.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da CulturaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAMulherImagem corporalConsumoModaFotografiaWomanBody imageConsuptionFashionPhotographyA mulher ontem, hoje, amanhã: por que as mulheres aceitam uma imagem de revista como ideal de beleza, sendo a foto distante da realidade?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVanessa Rozan da Silveira.pdfapplication/pdf3043221https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35874/1/Vanessa%20Rozan%20da%20Silveira.pdf88a1ecea452d5817b9b109ccdbf3051aMD51TEXTVanessa Rozan da Silveira.pdf.txtVanessa Rozan da Silveira.pdf.txtExtracted texttext/plain85845https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35874/2/Vanessa%20Rozan%20da%20Silveira.pdf.txte9d628258d40e1e98ac33e696682a830MD52THUMBNAILVanessa Rozan da Silveira.pdf.jpgVanessa Rozan da Silveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35874/3/Vanessa%20Rozan%20da%20Silveira.pdf.jpg1192aef2b56cdff2acc1043f75f90ca1MD53handle/358742023-07-06 01:45:56.584oai:repositorio.pucsp.br:handle/35874Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:45:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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