Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateos, Antonio Sanchez
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9910
Resumo: Um dos principais desafios curriculares do século XXI consiste em fundamentar e articular os saberes disciplinares, de forma tal que os seres humanos possam obter melhor conhecimento da realidade e de si mesmos, transmiti-lo às novas gerações e agir para a transformação da mesma. Diante disso, o enfoque da Pedagogia do Texto (PdT) se propõe como um enfoque inovador crítico que procura a apropriação interdisciplinar dos saberes, principalmente por meio de textos como produtos semiotizados do desenvolvimento cultural da humanidade. No entanto, a interpretação científica dos diversos produtos culturais deu origem a diferentes escolas hermenêuticas. Umas pleiteiam a compreensão do texto em relação ao seu contexto, ou à do autor em relação à sua obra, ou à de ambos em relação com a época. Outras questionam a redução da hermenêutica a uma teoria do conhecimento e propõem um fundamento ontológico da mesma. Em diálogo com as diversas tradições, estabelecendo vínculos claros entre vários níveis e campos disciplinares, Ricoeur realizou contribuições significativas para a teoria da compreensão, na qual o texto joga um rol fundamental. Esta situação não tem passado desapercebida a propostas educativas que retomam seu pensamento para fundamentar inovações pedagógicas de acordo com os desafios do contexto e dos avanços epistemológicos das respectivas áreas. Por isso, nesta investigação de caráter monográfico-bibliográfico, dou conta dos seguintes eixos: a) o desenvolvimento histórico da teoria da interpretação como hermenêutica, b) sua concreção em Ricoeur na interpretação dos símbolos, a teoria do texto, a teoria da ação, da história e de si mesmo, e c) a possível contribuição da obra ricoeuriana para a fundamentação e desenvolvimento da PdT
id PUC_SP-1_1b5c6a9f4ab0a6d97179f6b75e9dac08
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9910
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Faundez, AntonioMateos, Antonio Sanchez2016-04-27T14:31:47Z2007-09-052006-08-22Mateos, Antonio Sanchez. Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto. 2006. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9910Um dos principais desafios curriculares do século XXI consiste em fundamentar e articular os saberes disciplinares, de forma tal que os seres humanos possam obter melhor conhecimento da realidade e de si mesmos, transmiti-lo às novas gerações e agir para a transformação da mesma. Diante disso, o enfoque da Pedagogia do Texto (PdT) se propõe como um enfoque inovador crítico que procura a apropriação interdisciplinar dos saberes, principalmente por meio de textos como produtos semiotizados do desenvolvimento cultural da humanidade. No entanto, a interpretação científica dos diversos produtos culturais deu origem a diferentes escolas hermenêuticas. Umas pleiteiam a compreensão do texto em relação ao seu contexto, ou à do autor em relação à sua obra, ou à de ambos em relação com a época. Outras questionam a redução da hermenêutica a uma teoria do conhecimento e propõem um fundamento ontológico da mesma. Em diálogo com as diversas tradições, estabelecendo vínculos claros entre vários níveis e campos disciplinares, Ricoeur realizou contribuições significativas para a teoria da compreensão, na qual o texto joga um rol fundamental. Esta situação não tem passado desapercebida a propostas educativas que retomam seu pensamento para fundamentar inovações pedagógicas de acordo com os desafios do contexto e dos avanços epistemológicos das respectivas áreas. Por isso, nesta investigação de caráter monográfico-bibliográfico, dou conta dos seguintes eixos: a) o desenvolvimento histórico da teoria da interpretação como hermenêutica, b) sua concreção em Ricoeur na interpretação dos símbolos, a teoria do texto, a teoria da ação, da história e de si mesmo, e c) a possível contribuição da obra ricoeuriana para a fundamentação e desenvolvimento da PdTapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22883/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoCurrículoPedagogia do textoTeoria do textoRicoeur, Paul -- 1913-2005-- Critica e interpretacaoHermeneuticaCompreensaoCurriculumHermeneuticsPedagogy of the TextTheory of the textPaul RicoeurCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOContribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do textoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAntonio Sanchez Mateos.pdf.txtAntonio Sanchez Mateos.pdf.txtExtracted texttext/plain615882https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9910/3/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf.txtd4476ee30d18f8381afff5c5db19df67MD53ORIGINALAntonio Sanchez Mateos.pdfapplication/pdf1389521https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9910/1/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf42cecab4ffdd2e92a2de181366015185MD51THUMBNAILAntonio Sanchez Mateos.pdf.jpgAntonio Sanchez Mateos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9910/2/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/99102022-04-27 09:15:15.437oai:repositorio.pucsp.br:handle/9910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:15:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto
title Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto
spellingShingle Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto
Mateos, Antonio Sanchez
Currículo
Pedagogia do texto
Teoria do texto
Ricoeur, Paul -- 1913-2005-- Critica e interpretacao
Hermeneutica
Compreensao
Curriculum
Hermeneutics
Pedagogy of the Text
Theory of the text
Paul Ricoeur
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto
title_full Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto
title_fullStr Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto
title_full_unstemmed Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto
title_sort Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto
author Mateos, Antonio Sanchez
author_facet Mateos, Antonio Sanchez
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faundez, Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateos, Antonio Sanchez
contributor_str_mv Faundez, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Pedagogia do texto
Teoria do texto
Ricoeur, Paul -- 1913-2005-- Critica e interpretacao
Hermeneutica
Compreensao
topic Currículo
Pedagogia do texto
Teoria do texto
Ricoeur, Paul -- 1913-2005-- Critica e interpretacao
Hermeneutica
Compreensao
Curriculum
Hermeneutics
Pedagogy of the Text
Theory of the text
Paul Ricoeur
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Hermeneutics
Pedagogy of the Text
Theory of the text
Paul Ricoeur
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Um dos principais desafios curriculares do século XXI consiste em fundamentar e articular os saberes disciplinares, de forma tal que os seres humanos possam obter melhor conhecimento da realidade e de si mesmos, transmiti-lo às novas gerações e agir para a transformação da mesma. Diante disso, o enfoque da Pedagogia do Texto (PdT) se propõe como um enfoque inovador crítico que procura a apropriação interdisciplinar dos saberes, principalmente por meio de textos como produtos semiotizados do desenvolvimento cultural da humanidade. No entanto, a interpretação científica dos diversos produtos culturais deu origem a diferentes escolas hermenêuticas. Umas pleiteiam a compreensão do texto em relação ao seu contexto, ou à do autor em relação à sua obra, ou à de ambos em relação com a época. Outras questionam a redução da hermenêutica a uma teoria do conhecimento e propõem um fundamento ontológico da mesma. Em diálogo com as diversas tradições, estabelecendo vínculos claros entre vários níveis e campos disciplinares, Ricoeur realizou contribuições significativas para a teoria da compreensão, na qual o texto joga um rol fundamental. Esta situação não tem passado desapercebida a propostas educativas que retomam seu pensamento para fundamentar inovações pedagógicas de acordo com os desafios do contexto e dos avanços epistemológicos das respectivas áreas. Por isso, nesta investigação de caráter monográfico-bibliográfico, dou conta dos seguintes eixos: a) o desenvolvimento histórico da teoria da interpretação como hermenêutica, b) sua concreção em Ricoeur na interpretação dos símbolos, a teoria do texto, a teoria da ação, da história e de si mesmo, e c) a possível contribuição da obra ricoeuriana para a fundamentação e desenvolvimento da PdT
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-22
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Mateos, Antonio Sanchez. Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto. 2006. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9910
identifier_str_mv Mateos, Antonio Sanchez. Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto. 2006. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9910/3/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9910/1/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9910/2/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4476ee30d18f8381afff5c5db19df67
42cecab4ffdd2e92a2de181366015185
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796226011430912