Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9910 |
Resumo: | Um dos principais desafios curriculares do século XXI consiste em fundamentar e articular os saberes disciplinares, de forma tal que os seres humanos possam obter melhor conhecimento da realidade e de si mesmos, transmiti-lo às novas gerações e agir para a transformação da mesma. Diante disso, o enfoque da Pedagogia do Texto (PdT) se propõe como um enfoque inovador crítico que procura a apropriação interdisciplinar dos saberes, principalmente por meio de textos como produtos semiotizados do desenvolvimento cultural da humanidade. No entanto, a interpretação científica dos diversos produtos culturais deu origem a diferentes escolas hermenêuticas. Umas pleiteiam a compreensão do texto em relação ao seu contexto, ou à do autor em relação à sua obra, ou à de ambos em relação com a época. Outras questionam a redução da hermenêutica a uma teoria do conhecimento e propõem um fundamento ontológico da mesma. Em diálogo com as diversas tradições, estabelecendo vínculos claros entre vários níveis e campos disciplinares, Ricoeur realizou contribuições significativas para a teoria da compreensão, na qual o texto joga um rol fundamental. Esta situação não tem passado desapercebida a propostas educativas que retomam seu pensamento para fundamentar inovações pedagógicas de acordo com os desafios do contexto e dos avanços epistemológicos das respectivas áreas. Por isso, nesta investigação de caráter monográfico-bibliográfico, dou conta dos seguintes eixos: a) o desenvolvimento histórico da teoria da interpretação como hermenêutica, b) sua concreção em Ricoeur na interpretação dos símbolos, a teoria do texto, a teoria da ação, da história e de si mesmo, e c) a possível contribuição da obra ricoeuriana para a fundamentação e desenvolvimento da PdT |
id |
PUC_SP-1_1b5c6a9f4ab0a6d97179f6b75e9dac08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/9910 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Faundez, AntonioMateos, Antonio Sanchez2016-04-27T14:31:47Z2007-09-052006-08-22Mateos, Antonio Sanchez. Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto. 2006. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9910Um dos principais desafios curriculares do século XXI consiste em fundamentar e articular os saberes disciplinares, de forma tal que os seres humanos possam obter melhor conhecimento da realidade e de si mesmos, transmiti-lo às novas gerações e agir para a transformação da mesma. Diante disso, o enfoque da Pedagogia do Texto (PdT) se propõe como um enfoque inovador crítico que procura a apropriação interdisciplinar dos saberes, principalmente por meio de textos como produtos semiotizados do desenvolvimento cultural da humanidade. No entanto, a interpretação científica dos diversos produtos culturais deu origem a diferentes escolas hermenêuticas. Umas pleiteiam a compreensão do texto em relação ao seu contexto, ou à do autor em relação à sua obra, ou à de ambos em relação com a época. Outras questionam a redução da hermenêutica a uma teoria do conhecimento e propõem um fundamento ontológico da mesma. Em diálogo com as diversas tradições, estabelecendo vínculos claros entre vários níveis e campos disciplinares, Ricoeur realizou contribuições significativas para a teoria da compreensão, na qual o texto joga um rol fundamental. Esta situação não tem passado desapercebida a propostas educativas que retomam seu pensamento para fundamentar inovações pedagógicas de acordo com os desafios do contexto e dos avanços epistemológicos das respectivas áreas. Por isso, nesta investigação de caráter monográfico-bibliográfico, dou conta dos seguintes eixos: a) o desenvolvimento histórico da teoria da interpretação como hermenêutica, b) sua concreção em Ricoeur na interpretação dos símbolos, a teoria do texto, a teoria da ação, da história e de si mesmo, e c) a possível contribuição da obra ricoeuriana para a fundamentação e desenvolvimento da PdTapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22883/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoCurrículoPedagogia do textoTeoria do textoRicoeur, Paul -- 1913-2005-- Critica e interpretacaoHermeneuticaCompreensaoCurriculumHermeneuticsPedagogy of the TextTheory of the textPaul RicoeurCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOContribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do textoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAntonio Sanchez Mateos.pdf.txtAntonio Sanchez Mateos.pdf.txtExtracted texttext/plain615882https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9910/3/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf.txtd4476ee30d18f8381afff5c5db19df67MD53ORIGINALAntonio Sanchez Mateos.pdfapplication/pdf1389521https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9910/1/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf42cecab4ffdd2e92a2de181366015185MD51THUMBNAILAntonio Sanchez Mateos.pdf.jpgAntonio Sanchez Mateos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9910/2/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/99102022-04-27 09:15:15.437oai:repositorio.pucsp.br:handle/9910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:15:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto |
title |
Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto |
spellingShingle |
Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto Mateos, Antonio Sanchez Currículo Pedagogia do texto Teoria do texto Ricoeur, Paul -- 1913-2005-- Critica e interpretacao Hermeneutica Compreensao Curriculum Hermeneutics Pedagogy of the Text Theory of the text Paul Ricoeur CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto |
title_full |
Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto |
title_fullStr |
Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto |
title_full_unstemmed |
Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto |
title_sort |
Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto |
author |
Mateos, Antonio Sanchez |
author_facet |
Mateos, Antonio Sanchez |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faundez, Antonio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateos, Antonio Sanchez |
contributor_str_mv |
Faundez, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Pedagogia do texto Teoria do texto Ricoeur, Paul -- 1913-2005-- Critica e interpretacao Hermeneutica Compreensao |
topic |
Currículo Pedagogia do texto Teoria do texto Ricoeur, Paul -- 1913-2005-- Critica e interpretacao Hermeneutica Compreensao Curriculum Hermeneutics Pedagogy of the Text Theory of the text Paul Ricoeur CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Hermeneutics Pedagogy of the Text Theory of the text Paul Ricoeur |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Um dos principais desafios curriculares do século XXI consiste em fundamentar e articular os saberes disciplinares, de forma tal que os seres humanos possam obter melhor conhecimento da realidade e de si mesmos, transmiti-lo às novas gerações e agir para a transformação da mesma. Diante disso, o enfoque da Pedagogia do Texto (PdT) se propõe como um enfoque inovador crítico que procura a apropriação interdisciplinar dos saberes, principalmente por meio de textos como produtos semiotizados do desenvolvimento cultural da humanidade. No entanto, a interpretação científica dos diversos produtos culturais deu origem a diferentes escolas hermenêuticas. Umas pleiteiam a compreensão do texto em relação ao seu contexto, ou à do autor em relação à sua obra, ou à de ambos em relação com a época. Outras questionam a redução da hermenêutica a uma teoria do conhecimento e propõem um fundamento ontológico da mesma. Em diálogo com as diversas tradições, estabelecendo vínculos claros entre vários níveis e campos disciplinares, Ricoeur realizou contribuições significativas para a teoria da compreensão, na qual o texto joga um rol fundamental. Esta situação não tem passado desapercebida a propostas educativas que retomam seu pensamento para fundamentar inovações pedagógicas de acordo com os desafios do contexto e dos avanços epistemológicos das respectivas áreas. Por isso, nesta investigação de caráter monográfico-bibliográfico, dou conta dos seguintes eixos: a) o desenvolvimento histórico da teoria da interpretação como hermenêutica, b) sua concreção em Ricoeur na interpretação dos símbolos, a teoria do texto, a teoria da ação, da história e de si mesmo, e c) a possível contribuição da obra ricoeuriana para a fundamentação e desenvolvimento da PdT |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-22 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-09-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:31:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Mateos, Antonio Sanchez. Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto. 2006. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9910 |
identifier_str_mv |
Mateos, Antonio Sanchez. Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto. 2006. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9910/3/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9910/1/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9910/2/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4476ee30d18f8381afff5c5db19df67 42cecab4ffdd2e92a2de181366015185 c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796226011430912 |