Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28275 |
Resumo: | A literatura infantil permeia a história da humanidade e faz parte da constituição subjetiva de cada indivíduo. Através da mediação de leitura, as histórias permitem o encontro entre gerações e com o outro, favorecendo a expressão e o acolhimento. A bibliografia apontou para o impacto benéfico do contato com a literatura infantil e seu poder transformador e acolhedor, pois proporciona um espaço psíquico de elaboração de conflitos e de compreensão das angústias ao longo da constituição subjetiva. Deste modo, essa pesquisa visou compreender os efeitos causados pela mediação de leitura no psiquismo de uma criança. Para isso optou-se por um estudo de caso que contou com três encontros de mediação de leitura com uma criança. Os encontros consistiram na leitura de histórias e realização de desenhos, com os áudios gravados. Ao final foi realizada uma articulação entre constituição subjetiva, através da Psicanálise, e da análise do que foi expresso pela criança durante os encontros, tanto verbalmente como nos desenhos. Verificou-se que um dos pilares da constituição subjetiva é o complexo de Édipo, em que foi possível o aprofundamento em processos como alienação e separação, a aquisição da linguagem e inscrição no universo simbólico. Concluiu-se que, como apontado por diversos autores, a leitura reverberou no psiquismo da criança, sujeito em constituição, e, no encontro com o outro, permitiu a abertura de espaços de elaboração e expressão |
id |
PUC_SP-1_1b86c67f87ef04b3641007f6e52da6e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28275 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Terra, Célia Maria de SouzaRampone, Andréa Mesquita2022-09-30T12:38:53Z2022-09-30T12:38:53Z2015-08-12Rampone, Andréa Mesquita. Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28275A literatura infantil permeia a história da humanidade e faz parte da constituição subjetiva de cada indivíduo. Através da mediação de leitura, as histórias permitem o encontro entre gerações e com o outro, favorecendo a expressão e o acolhimento. A bibliografia apontou para o impacto benéfico do contato com a literatura infantil e seu poder transformador e acolhedor, pois proporciona um espaço psíquico de elaboração de conflitos e de compreensão das angústias ao longo da constituição subjetiva. Deste modo, essa pesquisa visou compreender os efeitos causados pela mediação de leitura no psiquismo de uma criança. Para isso optou-se por um estudo de caso que contou com três encontros de mediação de leitura com uma criança. Os encontros consistiram na leitura de histórias e realização de desenhos, com os áudios gravados. Ao final foi realizada uma articulação entre constituição subjetiva, através da Psicanálise, e da análise do que foi expresso pela criança durante os encontros, tanto verbalmente como nos desenhos. Verificou-se que um dos pilares da constituição subjetiva é o complexo de Édipo, em que foi possível o aprofundamento em processos como alienação e separação, a aquisição da linguagem e inscrição no universo simbólico. Concluiu-se que, como apontado por diversos autores, a leitura reverberou no psiquismo da criança, sujeito em constituição, e, no encontro com o outro, permitiu a abertura de espaços de elaboração e expressãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicanáliseConstituição subjetivaLiteratura infantilUma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANDRÉA MESQUITA RAMPONE - TCC.pdfapplication/pdf1184612https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28275/1/ANDR%c3%89A%20MESQUITA%20RAMPONE%20-%20TCC.pdf75f7c7882959b3a1ee0b4acad9230f5aMD51TEXTANDRÉA MESQUITA RAMPONE - TCC.pdf.txtANDRÉA MESQUITA RAMPONE - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain205597https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28275/2/ANDR%c3%89A%20MESQUITA%20RAMPONE%20-%20TCC.pdf.txtf66160f36013a73686390880033ca981MD52THUMBNAILANDRÉA MESQUITA RAMPONE - TCC.pdf.jpgANDRÉA MESQUITA RAMPONE - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28275/3/ANDR%c3%89A%20MESQUITA%20RAMPONE%20-%20TCC.pdf.jpg358ff4963788597f284ef99fd69ec028MD53handle/282752022-10-01 01:03:24.687oai:repositorio.pucsp.br:handle/28275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-01T04:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso |
title |
Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso |
spellingShingle |
Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso Rampone, Andréa Mesquita CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Psicanálise Constituição subjetiva Literatura infantil |
title_short |
Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso |
title_full |
Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso |
title_fullStr |
Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso |
title_sort |
Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso |
author |
Rampone, Andréa Mesquita |
author_facet |
Rampone, Andréa Mesquita |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Terra, Célia Maria de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rampone, Andréa Mesquita |
contributor_str_mv |
Terra, Célia Maria de Souza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Psicanálise Constituição subjetiva Literatura infantil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Constituição subjetiva Literatura infantil |
description |
A literatura infantil permeia a história da humanidade e faz parte da constituição subjetiva de cada indivíduo. Através da mediação de leitura, as histórias permitem o encontro entre gerações e com o outro, favorecendo a expressão e o acolhimento. A bibliografia apontou para o impacto benéfico do contato com a literatura infantil e seu poder transformador e acolhedor, pois proporciona um espaço psíquico de elaboração de conflitos e de compreensão das angústias ao longo da constituição subjetiva. Deste modo, essa pesquisa visou compreender os efeitos causados pela mediação de leitura no psiquismo de uma criança. Para isso optou-se por um estudo de caso que contou com três encontros de mediação de leitura com uma criança. Os encontros consistiram na leitura de histórias e realização de desenhos, com os áudios gravados. Ao final foi realizada uma articulação entre constituição subjetiva, através da Psicanálise, e da análise do que foi expresso pela criança durante os encontros, tanto verbalmente como nos desenhos. Verificou-se que um dos pilares da constituição subjetiva é o complexo de Édipo, em que foi possível o aprofundamento em processos como alienação e separação, a aquisição da linguagem e inscrição no universo simbólico. Concluiu-se que, como apontado por diversos autores, a leitura reverberou no psiquismo da criança, sujeito em constituição, e, no encontro com o outro, permitiu a abertura de espaços de elaboração e expressão |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-30T12:38:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-30T12:38:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Rampone, Andréa Mesquita. Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28275 |
identifier_str_mv |
Rampone, Andréa Mesquita. Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28275/1/ANDR%c3%89A%20MESQUITA%20RAMPONE%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28275/2/ANDR%c3%89A%20MESQUITA%20RAMPONE%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28275/3/ANDR%c3%89A%20MESQUITA%20RAMPONE%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75f7c7882959b3a1ee0b4acad9230f5a f66160f36013a73686390880033ca981 358ff4963788597f284ef99fd69ec028 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1791080570147569664 |