Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rampone, Andréa Mesquita
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28275
Resumo: A literatura infantil permeia a história da humanidade e faz parte da constituição subjetiva de cada indivíduo. Através da mediação de leitura, as histórias permitem o encontro entre gerações e com o outro, favorecendo a expressão e o acolhimento. A bibliografia apontou para o impacto benéfico do contato com a literatura infantil e seu poder transformador e acolhedor, pois proporciona um espaço psíquico de elaboração de conflitos e de compreensão das angústias ao longo da constituição subjetiva. Deste modo, essa pesquisa visou compreender os efeitos causados pela mediação de leitura no psiquismo de uma criança. Para isso optou-se por um estudo de caso que contou com três encontros de mediação de leitura com uma criança. Os encontros consistiram na leitura de histórias e realização de desenhos, com os áudios gravados. Ao final foi realizada uma articulação entre constituição subjetiva, através da Psicanálise, e da análise do que foi expresso pela criança durante os encontros, tanto verbalmente como nos desenhos. Verificou-se que um dos pilares da constituição subjetiva é o complexo de Édipo, em que foi possível o aprofundamento em processos como alienação e separação, a aquisição da linguagem e inscrição no universo simbólico. Concluiu-se que, como apontado por diversos autores, a leitura reverberou no psiquismo da criança, sujeito em constituição, e, no encontro com o outro, permitiu a abertura de espaços de elaboração e expressão
id PUC_SP-1_1b86c67f87ef04b3641007f6e52da6e1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28275
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Terra, Célia Maria de SouzaRampone, Andréa Mesquita2022-09-30T12:38:53Z2022-09-30T12:38:53Z2015-08-12Rampone, Andréa Mesquita. Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28275A literatura infantil permeia a história da humanidade e faz parte da constituição subjetiva de cada indivíduo. Através da mediação de leitura, as histórias permitem o encontro entre gerações e com o outro, favorecendo a expressão e o acolhimento. A bibliografia apontou para o impacto benéfico do contato com a literatura infantil e seu poder transformador e acolhedor, pois proporciona um espaço psíquico de elaboração de conflitos e de compreensão das angústias ao longo da constituição subjetiva. Deste modo, essa pesquisa visou compreender os efeitos causados pela mediação de leitura no psiquismo de uma criança. Para isso optou-se por um estudo de caso que contou com três encontros de mediação de leitura com uma criança. Os encontros consistiram na leitura de histórias e realização de desenhos, com os áudios gravados. Ao final foi realizada uma articulação entre constituição subjetiva, através da Psicanálise, e da análise do que foi expresso pela criança durante os encontros, tanto verbalmente como nos desenhos. Verificou-se que um dos pilares da constituição subjetiva é o complexo de Édipo, em que foi possível o aprofundamento em processos como alienação e separação, a aquisição da linguagem e inscrição no universo simbólico. Concluiu-se que, como apontado por diversos autores, a leitura reverberou no psiquismo da criança, sujeito em constituição, e, no encontro com o outro, permitiu a abertura de espaços de elaboração e expressãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicanáliseConstituição subjetivaLiteratura infantilUma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANDRÉA MESQUITA RAMPONE - TCC.pdfapplication/pdf1184612https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28275/1/ANDR%c3%89A%20MESQUITA%20RAMPONE%20-%20TCC.pdf75f7c7882959b3a1ee0b4acad9230f5aMD51TEXTANDRÉA MESQUITA RAMPONE - TCC.pdf.txtANDRÉA MESQUITA RAMPONE - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain205597https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28275/2/ANDR%c3%89A%20MESQUITA%20RAMPONE%20-%20TCC.pdf.txtf66160f36013a73686390880033ca981MD52THUMBNAILANDRÉA MESQUITA RAMPONE - TCC.pdf.jpgANDRÉA MESQUITA RAMPONE - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28275/3/ANDR%c3%89A%20MESQUITA%20RAMPONE%20-%20TCC.pdf.jpg358ff4963788597f284ef99fd69ec028MD53handle/282752022-10-01 01:03:24.687oai:repositorio.pucsp.br:handle/28275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-01T04:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso
title Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso
spellingShingle Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso
Rampone, Andréa Mesquita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Psicanálise
Constituição subjetiva
Literatura infantil
title_short Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso
title_full Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso
title_fullStr Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso
title_full_unstemmed Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso
title_sort Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso
author Rampone, Andréa Mesquita
author_facet Rampone, Andréa Mesquita
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Terra, Célia Maria de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Rampone, Andréa Mesquita
contributor_str_mv Terra, Célia Maria de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Psicanálise
Constituição subjetiva
Literatura infantil
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Constituição subjetiva
Literatura infantil
description A literatura infantil permeia a história da humanidade e faz parte da constituição subjetiva de cada indivíduo. Através da mediação de leitura, as histórias permitem o encontro entre gerações e com o outro, favorecendo a expressão e o acolhimento. A bibliografia apontou para o impacto benéfico do contato com a literatura infantil e seu poder transformador e acolhedor, pois proporciona um espaço psíquico de elaboração de conflitos e de compreensão das angústias ao longo da constituição subjetiva. Deste modo, essa pesquisa visou compreender os efeitos causados pela mediação de leitura no psiquismo de uma criança. Para isso optou-se por um estudo de caso que contou com três encontros de mediação de leitura com uma criança. Os encontros consistiram na leitura de histórias e realização de desenhos, com os áudios gravados. Ao final foi realizada uma articulação entre constituição subjetiva, através da Psicanálise, e da análise do que foi expresso pela criança durante os encontros, tanto verbalmente como nos desenhos. Verificou-se que um dos pilares da constituição subjetiva é o complexo de Édipo, em que foi possível o aprofundamento em processos como alienação e separação, a aquisição da linguagem e inscrição no universo simbólico. Concluiu-se que, como apontado por diversos autores, a leitura reverberou no psiquismo da criança, sujeito em constituição, e, no encontro com o outro, permitiu a abertura de espaços de elaboração e expressão
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-30T12:38:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-30T12:38:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rampone, Andréa Mesquita. Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28275
identifier_str_mv Rampone, Andréa Mesquita. Uma reflexão psicanalítica sobre os efeitos da mediação de leitura no psiquismo de uma criança, um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28275/1/ANDR%c3%89A%20MESQUITA%20RAMPONE%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28275/2/ANDR%c3%89A%20MESQUITA%20RAMPONE%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28275/3/ANDR%c3%89A%20MESQUITA%20RAMPONE%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75f7c7882959b3a1ee0b4acad9230f5a
f66160f36013a73686390880033ca981
358ff4963788597f284ef99fd69ec028
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1791080570147569664