Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28200 |
Resumo: | A presente pesquisa buscou investigar a concepção de infância de um projeto educacional, realizado por uma professora de escola particular da cidade de São Paulo, com crianças de 4 e 5 anos, no ano de 2014. Posteriormente, foram realizadas aproximações dessa compreensão com a abordagem fenomenológica. Utilizou-se como referencial teóricometodológico a fenomenologia existencial, especialmente Heidegger e Merleau-Ponty. Em afinação com o método, realizou-se uma entrevista semidirigida reflexiva, baseada em Manzini (2004) e Szymanski (2010), além da análise da descrição do projeto da educadora em questão. A educadora estudada nesta pesquisa mostrou compreender a criança como um ser de possibilidades, ativo e coautor de seu processo de aprendizagem. Entende o uso da linguagem poética como um bom modo de comunicação com as crianças, além de valorizar a convivência entre diferentes faixas etárias, o contato com a natureza e as atividades variadas, que contemplem as diversas áreas do conhecimento, como oportunidades importantes na infância. Concebe uma educação infantil que considere através de atividades vivenciais e exploratórias, o que mostram as crianças através de suas falas, expressões artísticas e brincadeiras. Suas concepções de infância e de educação se aproximaram das compreensões fenomenológicas de criança e educação em noções como corporeidade, linguisticidade e temporalidade |
id |
PUC_SP-1_1d14555282c2c722759ed96955f98ba3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28200 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Fabiola Freire Saraiva deIngarano, Fernanda Marques de Souza2022-09-30T12:38:24Z2022-09-30T12:38:24Z2015-12-01Ingarano, Fernanda Marques de Souza. Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28200A presente pesquisa buscou investigar a concepção de infância de um projeto educacional, realizado por uma professora de escola particular da cidade de São Paulo, com crianças de 4 e 5 anos, no ano de 2014. Posteriormente, foram realizadas aproximações dessa compreensão com a abordagem fenomenológica. Utilizou-se como referencial teóricometodológico a fenomenologia existencial, especialmente Heidegger e Merleau-Ponty. Em afinação com o método, realizou-se uma entrevista semidirigida reflexiva, baseada em Manzini (2004) e Szymanski (2010), além da análise da descrição do projeto da educadora em questão. A educadora estudada nesta pesquisa mostrou compreender a criança como um ser de possibilidades, ativo e coautor de seu processo de aprendizagem. Entende o uso da linguagem poética como um bom modo de comunicação com as crianças, além de valorizar a convivência entre diferentes faixas etárias, o contato com a natureza e as atividades variadas, que contemplem as diversas áreas do conhecimento, como oportunidades importantes na infância. Concebe uma educação infantil que considere através de atividades vivenciais e exploratórias, o que mostram as crianças através de suas falas, expressões artísticas e brincadeiras. Suas concepções de infância e de educação se aproximaram das compreensões fenomenológicas de criança e educação em noções como corporeidade, linguisticidade e temporalidadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAFenomenologia existencialEducaçãoInfânciaConcepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFERNANDA MARQUES DE SOUZA INGARANO - TCC.pdfapplication/pdf1758220https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28200/1/FERNANDA%20MARQUES%20DE%20SOUZA%20INGARANO%20-%20TCC.pdff2c7324bf5b481b4a8c057b5882c7206MD51TEXTFERNANDA MARQUES DE SOUZA INGARANO - TCC.pdf.txtFERNANDA MARQUES DE SOUZA INGARANO - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain170373https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28200/2/FERNANDA%20MARQUES%20DE%20SOUZA%20INGARANO%20-%20TCC.pdf.txt78f1811999f8d520c3525c3c21d585adMD52THUMBNAILFERNANDA MARQUES DE SOUZA INGARANO - TCC.pdf.jpgFERNANDA MARQUES DE SOUZA INGARANO - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28200/3/FERNANDA%20MARQUES%20DE%20SOUZA%20INGARANO%20-%20TCC.pdf.jpgb8028b1376f91a4a637440c735447dd9MD53handle/282002022-10-01 01:02:31.261oai:repositorio.pucsp.br:handle/28200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-01T04:02:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico |
title |
Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico |
spellingShingle |
Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico Ingarano, Fernanda Marques de Souza CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Fenomenologia existencial Educação Infância |
title_short |
Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico |
title_full |
Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico |
title_fullStr |
Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico |
title_full_unstemmed |
Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico |
title_sort |
Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico |
author |
Ingarano, Fernanda Marques de Souza |
author_facet |
Ingarano, Fernanda Marques de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Fabiola Freire Saraiva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ingarano, Fernanda Marques de Souza |
contributor_str_mv |
Melo, Fabiola Freire Saraiva de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Fenomenologia existencial Educação Infância |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fenomenologia existencial Educação Infância |
description |
A presente pesquisa buscou investigar a concepção de infância de um projeto educacional, realizado por uma professora de escola particular da cidade de São Paulo, com crianças de 4 e 5 anos, no ano de 2014. Posteriormente, foram realizadas aproximações dessa compreensão com a abordagem fenomenológica. Utilizou-se como referencial teóricometodológico a fenomenologia existencial, especialmente Heidegger e Merleau-Ponty. Em afinação com o método, realizou-se uma entrevista semidirigida reflexiva, baseada em Manzini (2004) e Szymanski (2010), além da análise da descrição do projeto da educadora em questão. A educadora estudada nesta pesquisa mostrou compreender a criança como um ser de possibilidades, ativo e coautor de seu processo de aprendizagem. Entende o uso da linguagem poética como um bom modo de comunicação com as crianças, além de valorizar a convivência entre diferentes faixas etárias, o contato com a natureza e as atividades variadas, que contemplem as diversas áreas do conhecimento, como oportunidades importantes na infância. Concebe uma educação infantil que considere através de atividades vivenciais e exploratórias, o que mostram as crianças através de suas falas, expressões artísticas e brincadeiras. Suas concepções de infância e de educação se aproximaram das compreensões fenomenológicas de criança e educação em noções como corporeidade, linguisticidade e temporalidade |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-30T12:38:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-30T12:38:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ingarano, Fernanda Marques de Souza. Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28200 |
identifier_str_mv |
Ingarano, Fernanda Marques de Souza. Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28200/1/FERNANDA%20MARQUES%20DE%20SOUZA%20INGARANO%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28200/2/FERNANDA%20MARQUES%20DE%20SOUZA%20INGARANO%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28200/3/FERNANDA%20MARQUES%20DE%20SOUZA%20INGARANO%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2c7324bf5b481b4a8c057b5882c7206 78f1811999f8d520c3525c3c21d585ad b8028b1376f91a4a637440c735447dd9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277834950082560 |