Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ingarano, Fernanda Marques de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28200
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar a concepção de infância de um projeto educacional, realizado por uma professora de escola particular da cidade de São Paulo, com crianças de 4 e 5 anos, no ano de 2014. Posteriormente, foram realizadas aproximações dessa compreensão com a abordagem fenomenológica. Utilizou-se como referencial teóricometodológico a fenomenologia existencial, especialmente Heidegger e Merleau-Ponty. Em afinação com o método, realizou-se uma entrevista semidirigida reflexiva, baseada em Manzini (2004) e Szymanski (2010), além da análise da descrição do projeto da educadora em questão. A educadora estudada nesta pesquisa mostrou compreender a criança como um ser de possibilidades, ativo e coautor de seu processo de aprendizagem. Entende o uso da linguagem poética como um bom modo de comunicação com as crianças, além de valorizar a convivência entre diferentes faixas etárias, o contato com a natureza e as atividades variadas, que contemplem as diversas áreas do conhecimento, como oportunidades importantes na infância. Concebe uma educação infantil que considere através de atividades vivenciais e exploratórias, o que mostram as crianças através de suas falas, expressões artísticas e brincadeiras. Suas concepções de infância e de educação se aproximaram das compreensões fenomenológicas de criança e educação em noções como corporeidade, linguisticidade e temporalidade
id PUC_SP-1_1d14555282c2c722759ed96955f98ba3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28200
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Melo, Fabiola Freire Saraiva deIngarano, Fernanda Marques de Souza2022-09-30T12:38:24Z2022-09-30T12:38:24Z2015-12-01Ingarano, Fernanda Marques de Souza. Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28200A presente pesquisa buscou investigar a concepção de infância de um projeto educacional, realizado por uma professora de escola particular da cidade de São Paulo, com crianças de 4 e 5 anos, no ano de 2014. Posteriormente, foram realizadas aproximações dessa compreensão com a abordagem fenomenológica. Utilizou-se como referencial teóricometodológico a fenomenologia existencial, especialmente Heidegger e Merleau-Ponty. Em afinação com o método, realizou-se uma entrevista semidirigida reflexiva, baseada em Manzini (2004) e Szymanski (2010), além da análise da descrição do projeto da educadora em questão. A educadora estudada nesta pesquisa mostrou compreender a criança como um ser de possibilidades, ativo e coautor de seu processo de aprendizagem. Entende o uso da linguagem poética como um bom modo de comunicação com as crianças, além de valorizar a convivência entre diferentes faixas etárias, o contato com a natureza e as atividades variadas, que contemplem as diversas áreas do conhecimento, como oportunidades importantes na infância. Concebe uma educação infantil que considere através de atividades vivenciais e exploratórias, o que mostram as crianças através de suas falas, expressões artísticas e brincadeiras. Suas concepções de infância e de educação se aproximaram das compreensões fenomenológicas de criança e educação em noções como corporeidade, linguisticidade e temporalidadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAFenomenologia existencialEducaçãoInfânciaConcepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFERNANDA MARQUES DE SOUZA INGARANO - TCC.pdfapplication/pdf1758220https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28200/1/FERNANDA%20MARQUES%20DE%20SOUZA%20INGARANO%20-%20TCC.pdff2c7324bf5b481b4a8c057b5882c7206MD51TEXTFERNANDA MARQUES DE SOUZA INGARANO - TCC.pdf.txtFERNANDA MARQUES DE SOUZA INGARANO - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain170373https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28200/2/FERNANDA%20MARQUES%20DE%20SOUZA%20INGARANO%20-%20TCC.pdf.txt78f1811999f8d520c3525c3c21d585adMD52THUMBNAILFERNANDA MARQUES DE SOUZA INGARANO - TCC.pdf.jpgFERNANDA MARQUES DE SOUZA INGARANO - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28200/3/FERNANDA%20MARQUES%20DE%20SOUZA%20INGARANO%20-%20TCC.pdf.jpgb8028b1376f91a4a637440c735447dd9MD53handle/282002022-10-01 01:02:31.261oai:repositorio.pucsp.br:handle/28200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-01T04:02:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico
title Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico
spellingShingle Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico
Ingarano, Fernanda Marques de Souza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Fenomenologia existencial
Educação
Infância
title_short Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico
title_full Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico
title_fullStr Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico
title_full_unstemmed Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico
title_sort Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico
author Ingarano, Fernanda Marques de Souza
author_facet Ingarano, Fernanda Marques de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Fabiola Freire Saraiva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ingarano, Fernanda Marques de Souza
contributor_str_mv Melo, Fabiola Freire Saraiva de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Fenomenologia existencial
Educação
Infância
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia existencial
Educação
Infância
description A presente pesquisa buscou investigar a concepção de infância de um projeto educacional, realizado por uma professora de escola particular da cidade de São Paulo, com crianças de 4 e 5 anos, no ano de 2014. Posteriormente, foram realizadas aproximações dessa compreensão com a abordagem fenomenológica. Utilizou-se como referencial teóricometodológico a fenomenologia existencial, especialmente Heidegger e Merleau-Ponty. Em afinação com o método, realizou-se uma entrevista semidirigida reflexiva, baseada em Manzini (2004) e Szymanski (2010), além da análise da descrição do projeto da educadora em questão. A educadora estudada nesta pesquisa mostrou compreender a criança como um ser de possibilidades, ativo e coautor de seu processo de aprendizagem. Entende o uso da linguagem poética como um bom modo de comunicação com as crianças, além de valorizar a convivência entre diferentes faixas etárias, o contato com a natureza e as atividades variadas, que contemplem as diversas áreas do conhecimento, como oportunidades importantes na infância. Concebe uma educação infantil que considere através de atividades vivenciais e exploratórias, o que mostram as crianças através de suas falas, expressões artísticas e brincadeiras. Suas concepções de infância e de educação se aproximaram das compreensões fenomenológicas de criança e educação em noções como corporeidade, linguisticidade e temporalidade
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-30T12:38:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-30T12:38:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ingarano, Fernanda Marques de Souza. Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28200
identifier_str_mv Ingarano, Fernanda Marques de Souza. Concepção de infância e educação de uma educadora: uma análise fenomenológica de seu projeto pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28200/1/FERNANDA%20MARQUES%20DE%20SOUZA%20INGARANO%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28200/2/FERNANDA%20MARQUES%20DE%20SOUZA%20INGARANO%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28200/3/FERNANDA%20MARQUES%20DE%20SOUZA%20INGARANO%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2c7324bf5b481b4a8c057b5882c7206
78f1811999f8d520c3525c3c21d585ad
b8028b1376f91a4a637440c735447dd9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277834950082560