Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16284 |
Resumo: | This research had as an objective identifying and understanding what the feelings and emotions towards some school activities made from some 8th grade good students of Ensino Fundamental, from a private school in Sao Paulo are. The study is justified because this theme refers to a not usually discussed question, being able to bring some contributions to understand the pedagogical relations of these successful activities, focusing on the student that gets good results. The data have been collected from open questions that got some relevant information to their necessities. Categories were created, so that the collected data would be analyzed. All the data were analyzed based on the development theory of Henri Wallon. The results of this research show that the good adolescent student establishes a satisfactory relationship with teachers, friends and school activities; feels the necessity of having the responsibility, and the school as a place for developing relationships. The choice made for a kind of school activity is linked to the emerging necessities of these adolescents, due to their (cultural - environmental) context. The students have a feeling of well-being towards the school |
id |
PUC_SP-1_1f311e0ff60166b80f49104478d67bed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16284 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Laurinda Ramalho deMunhoz, Tânia Leão Tagliari2016-04-28T20:57:10Z2007-05-242007-04-20Munhoz, Tânia Leão Tagliari. Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16284This research had as an objective identifying and understanding what the feelings and emotions towards some school activities made from some 8th grade good students of Ensino Fundamental, from a private school in Sao Paulo are. The study is justified because this theme refers to a not usually discussed question, being able to bring some contributions to understand the pedagogical relations of these successful activities, focusing on the student that gets good results. The data have been collected from open questions that got some relevant information to their necessities. Categories were created, so that the collected data would be analyzed. All the data were analyzed based on the development theory of Henri Wallon. The results of this research show that the good adolescent student establishes a satisfactory relationship with teachers, friends and school activities; feels the necessity of having the responsibility, and the school as a place for developing relationships. The choice made for a kind of school activity is linked to the emerging necessities of these adolescents, due to their (cultural - environmental) context. The students have a feeling of well-being towards the schoolA presente pesquisa teve por objetivo identificar e compreender quais os sentimentos e emoções em relação às atividades escolares de bons alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, de uma escola da rede privada da cidade de São Paulo. O estudo se justifica porque este tema aborda uma questão pouco discutida, podendo trazer algumas contribuições para compreender as relações pedagógicas desses sucessos, voltando o foco para o aluno que obtém bons resultados. Os dados foram coletados a partir de questionários abertos que possibilitaram a obtenção de informações relevantes relativas às suas necessidades. Categorias foram levantadas, de modo a permitir a análise dos dados coletados. Os dados foram analisados à luz da teoria de desenvolvimento de Henri Wallon. Os resultados da pesquisa mostram que o bom aluno adolescente estabelece uma relação satisfatória com professores, colegas e atividades escolares; percebe a necessidade de ter responsabilidade e a escola como um espaço de inter-relações. A escolha por determinado tipo de atividade escolar está diretamente relacionada às necessidades emergentes da adolescência, em função de seu contexto sócio-cultural. Há por parte dos alunos, um sentimento de bem estar para com a escola em que estão inseridosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32526/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiasucesso escolarsentimentoteoria wallonianaWallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimentoPsicologia do adolescenteProfessores e alunosSucessoSchool successfeelingWallon s theoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª sérieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTania L T Munhoz.pdf.txtTania L T Munhoz.pdf.txtExtracted texttext/plain209054https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16284/3/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf.txt55209f126e47c86c3658064e95a27403MD53ORIGINALTania L T Munhoz.pdfapplication/pdf600218https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16284/1/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf43ee1c4603a9a7d68cb0685097e93fe1MD51THUMBNAILTania L T Munhoz.pdf.jpgTania L T Munhoz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3641https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16284/2/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf.jpgff3d3c12ac1f9c98bfbf0eb6f7610825MD52handle/162842022-04-27 15:57:09.077oai:repositorio.pucsp.br:handle/16284Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:57:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série |
title |
Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série |
spellingShingle |
Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série Munhoz, Tânia Leão Tagliari sucesso escolar sentimento teoria walloniana Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimento Psicologia do adolescente Professores e alunos Sucesso School success feeling Wallon s theory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série |
title_full |
Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série |
title_fullStr |
Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série |
title_full_unstemmed |
Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série |
title_sort |
Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série |
author |
Munhoz, Tânia Leão Tagliari |
author_facet |
Munhoz, Tânia Leão Tagliari |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Laurinda Ramalho de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Munhoz, Tânia Leão Tagliari |
contributor_str_mv |
Almeida, Laurinda Ramalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sucesso escolar sentimento teoria walloniana Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimento Psicologia do adolescente Professores e alunos Sucesso |
topic |
sucesso escolar sentimento teoria walloniana Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimento Psicologia do adolescente Professores e alunos Sucesso School success feeling Wallon s theory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School success feeling Wallon s theory |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research had as an objective identifying and understanding what the feelings and emotions towards some school activities made from some 8th grade good students of Ensino Fundamental, from a private school in Sao Paulo are. The study is justified because this theme refers to a not usually discussed question, being able to bring some contributions to understand the pedagogical relations of these successful activities, focusing on the student that gets good results. The data have been collected from open questions that got some relevant information to their necessities. Categories were created, so that the collected data would be analyzed. All the data were analyzed based on the development theory of Henri Wallon. The results of this research show that the good adolescent student establishes a satisfactory relationship with teachers, friends and school activities; feels the necessity of having the responsibility, and the school as a place for developing relationships. The choice made for a kind of school activity is linked to the emerging necessities of these adolescents, due to their (cultural - environmental) context. The students have a feeling of well-being towards the school |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-24 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Munhoz, Tânia Leão Tagliari. Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16284 |
identifier_str_mv |
Munhoz, Tânia Leão Tagliari. Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16284/3/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16284/1/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16284/2/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55209f126e47c86c3658064e95a27403 43ee1c4603a9a7d68cb0685097e93fe1 ff3d3c12ac1f9c98bfbf0eb6f7610825 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277978039812096 |