Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Tânia Leão Tagliari
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16284
Resumo: This research had as an objective identifying and understanding what the feelings and emotions towards some school activities made from some 8th grade good students of Ensino Fundamental, from a private school in Sao Paulo are. The study is justified because this theme refers to a not usually discussed question, being able to bring some contributions to understand the pedagogical relations of these successful activities, focusing on the student that gets good results. The data have been collected from open questions that got some relevant information to their necessities. Categories were created, so that the collected data would be analyzed. All the data were analyzed based on the development theory of Henri Wallon. The results of this research show that the good adolescent student establishes a satisfactory relationship with teachers, friends and school activities; feels the necessity of having the responsibility, and the school as a place for developing relationships. The choice made for a kind of school activity is linked to the emerging necessities of these adolescents, due to their (cultural - environmental) context. The students have a feeling of well-being towards the school
id PUC_SP-1_1f311e0ff60166b80f49104478d67bed
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16284
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Laurinda Ramalho deMunhoz, Tânia Leão Tagliari2016-04-28T20:57:10Z2007-05-242007-04-20Munhoz, Tânia Leão Tagliari. Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16284This research had as an objective identifying and understanding what the feelings and emotions towards some school activities made from some 8th grade good students of Ensino Fundamental, from a private school in Sao Paulo are. The study is justified because this theme refers to a not usually discussed question, being able to bring some contributions to understand the pedagogical relations of these successful activities, focusing on the student that gets good results. The data have been collected from open questions that got some relevant information to their necessities. Categories were created, so that the collected data would be analyzed. All the data were analyzed based on the development theory of Henri Wallon. The results of this research show that the good adolescent student establishes a satisfactory relationship with teachers, friends and school activities; feels the necessity of having the responsibility, and the school as a place for developing relationships. The choice made for a kind of school activity is linked to the emerging necessities of these adolescents, due to their (cultural - environmental) context. The students have a feeling of well-being towards the schoolA presente pesquisa teve por objetivo identificar e compreender quais os sentimentos e emoções em relação às atividades escolares de bons alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, de uma escola da rede privada da cidade de São Paulo. O estudo se justifica porque este tema aborda uma questão pouco discutida, podendo trazer algumas contribuições para compreender as relações pedagógicas desses sucessos, voltando o foco para o aluno que obtém bons resultados. Os dados foram coletados a partir de questionários abertos que possibilitaram a obtenção de informações relevantes relativas às suas necessidades. Categorias foram levantadas, de modo a permitir a análise dos dados coletados. Os dados foram analisados à luz da teoria de desenvolvimento de Henri Wallon. Os resultados da pesquisa mostram que o bom aluno adolescente estabelece uma relação satisfatória com professores, colegas e atividades escolares; percebe a necessidade de ter responsabilidade e a escola como um espaço de inter-relações. A escolha por determinado tipo de atividade escolar está diretamente relacionada às necessidades emergentes da adolescência, em função de seu contexto sócio-cultural. Há por parte dos alunos, um sentimento de bem estar para com a escola em que estão inseridosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32526/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiasucesso escolarsentimentoteoria wallonianaWallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimentoPsicologia do adolescenteProfessores e alunosSucessoSchool successfeelingWallon s theoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª sérieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTania L T Munhoz.pdf.txtTania L T Munhoz.pdf.txtExtracted texttext/plain209054https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16284/3/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf.txt55209f126e47c86c3658064e95a27403MD53ORIGINALTania L T Munhoz.pdfapplication/pdf600218https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16284/1/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf43ee1c4603a9a7d68cb0685097e93fe1MD51THUMBNAILTania L T Munhoz.pdf.jpgTania L T Munhoz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3641https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16284/2/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf.jpgff3d3c12ac1f9c98bfbf0eb6f7610825MD52handle/162842022-04-27 15:57:09.077oai:repositorio.pucsp.br:handle/16284Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:57:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série
title Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série
spellingShingle Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série
Munhoz, Tânia Leão Tagliari
sucesso escolar
sentimento
teoria walloniana
Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimento
Psicologia do adolescente
Professores e alunos
Sucesso
School success
feeling
Wallon s theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série
title_full Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série
title_fullStr Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série
title_full_unstemmed Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série
title_sort Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série
author Munhoz, Tânia Leão Tagliari
author_facet Munhoz, Tânia Leão Tagliari
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Laurinda Ramalho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Tânia Leão Tagliari
contributor_str_mv Almeida, Laurinda Ramalho de
dc.subject.por.fl_str_mv sucesso escolar
sentimento
teoria walloniana
Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimento
Psicologia do adolescente
Professores e alunos
Sucesso
topic sucesso escolar
sentimento
teoria walloniana
Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimento
Psicologia do adolescente
Professores e alunos
Sucesso
School success
feeling
Wallon s theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv School success
feeling
Wallon s theory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research had as an objective identifying and understanding what the feelings and emotions towards some school activities made from some 8th grade good students of Ensino Fundamental, from a private school in Sao Paulo are. The study is justified because this theme refers to a not usually discussed question, being able to bring some contributions to understand the pedagogical relations of these successful activities, focusing on the student that gets good results. The data have been collected from open questions that got some relevant information to their necessities. Categories were created, so that the collected data would be analyzed. All the data were analyzed based on the development theory of Henri Wallon. The results of this research show that the good adolescent student establishes a satisfactory relationship with teachers, friends and school activities; feels the necessity of having the responsibility, and the school as a place for developing relationships. The choice made for a kind of school activity is linked to the emerging necessities of these adolescents, due to their (cultural - environmental) context. The students have a feeling of well-being towards the school
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Munhoz, Tânia Leão Tagliari. Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16284
identifier_str_mv Munhoz, Tânia Leão Tagliari. Sentimentos e emoções, no contexto escolar: um estudo com professores e bons alunos de 8ª série. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16284/3/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16284/1/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16284/2/Tania%20L%20T%20Munhoz.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 55209f126e47c86c3658064e95a27403
43ee1c4603a9a7d68cb0685097e93fe1
ff3d3c12ac1f9c98bfbf0eb6f7610825
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277978039812096