Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bressane, Tais Bittencourt da Rocha
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13815
Resumo: Compreender as possibilidades de criação que o ambiente digital oferece é fundamental tanto para quem se propõe a ensinar, como para quem produz para essa mídia. Com o crescimento acelerado de processos e usos culturais diversos do ambiente digital, torna-se essencial pensar estratégias e condutas metodológicas de ensino e aprendizagem para esse contexto. O objetivo desta pesquisa é apresentar os resultados de uma proposta de ensino de produção de hipermídia para a disciplina Hipertexto do curso de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Multimeios da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, elaborada e ministrada pela autora do presente trabalho. A proposta pedagógica foi baseada em uma abordagem de ensino neoconstrutivista (Spiro, Feltovich, Jakobson & Coulson, 1992) e em uma visão de linguagem sistêmico-funcional, ancorada na Semiótica da Hipermodalidade (Lemke, 2002a), na Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen, 1996) e na Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; Thompson, 1996). A pesquisa foi estruturada a partir de uma metodologia qualitativa multi-método, que permitiu a confrontação de dados por meio de duas perspectivas complementares: descritiva, com o relato do processo de ensino-aprendizagem; e exploratória, com dois recortes analíticos: análise transversal de produções desenvolvidas em grupos, pelos alunos, em cada fase do processo; e análise longitudinal das produções desenvolvidas por um mesmo grupo focal. Observamos, com esta pesquisa, que partir de uma ancoragem lingüística e semiótica comum, traz ferramentas para a compreensão da função de cada elemento em jogo numa produção, das estruturas organizacionais, às orientacionais e representacionais. Acreditamos que ao tornar conscientes os recursos de linguagem necessários para construção de estratégias discursivas, podemos promover o desenvolvimento da competência comunicativa na produção de sistemas hipermodais. A consciência desses significados interfere em todas as escolhas e permite que os alunos construam produções voltadas para os seus interesses e também para os dos usuários, bi-direcionalmente, inseridos no paradigma circular da comunicação
id PUC_SP-1_2052747f968155300cf953aba5dc7305
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13815
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Collins, HeloisaBressane, Tais Bittencourt da Rocha2016-04-28T18:23:18Z2007-09-132006-09-01Bressane, Tais Bittencourt da Rocha. Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia. 2006. 280 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13815Compreender as possibilidades de criação que o ambiente digital oferece é fundamental tanto para quem se propõe a ensinar, como para quem produz para essa mídia. Com o crescimento acelerado de processos e usos culturais diversos do ambiente digital, torna-se essencial pensar estratégias e condutas metodológicas de ensino e aprendizagem para esse contexto. O objetivo desta pesquisa é apresentar os resultados de uma proposta de ensino de produção de hipermídia para a disciplina Hipertexto do curso de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Multimeios da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, elaborada e ministrada pela autora do presente trabalho. A proposta pedagógica foi baseada em uma abordagem de ensino neoconstrutivista (Spiro, Feltovich, Jakobson & Coulson, 1992) e em uma visão de linguagem sistêmico-funcional, ancorada na Semiótica da Hipermodalidade (Lemke, 2002a), na Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen, 1996) e na Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; Thompson, 1996). A pesquisa foi estruturada a partir de uma metodologia qualitativa multi-método, que permitiu a confrontação de dados por meio de duas perspectivas complementares: descritiva, com o relato do processo de ensino-aprendizagem; e exploratória, com dois recortes analíticos: análise transversal de produções desenvolvidas em grupos, pelos alunos, em cada fase do processo; e análise longitudinal das produções desenvolvidas por um mesmo grupo focal. Observamos, com esta pesquisa, que partir de uma ancoragem lingüística e semiótica comum, traz ferramentas para a compreensão da função de cada elemento em jogo numa produção, das estruturas organizacionais, às orientacionais e representacionais. Acreditamos que ao tornar conscientes os recursos de linguagem necessários para construção de estratégias discursivas, podemos promover o desenvolvimento da competência comunicativa na produção de sistemas hipermodais. A consciência desses significados interfere em todas as escolhas e permite que os alunos construam produções voltadas para os seus interesses e também para os dos usuários, bi-direcionalmente, inseridos no paradigma circular da comunicaçãoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30619/TaisBressane.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaMultimodalidadeHipermídiaHipertextoEnsino de hipermídiaLinguística sistêmico-funcionalMultimidia interativaRedacao tecnicaSistema hipertextoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAProcessos e produtos no ensino de construção de hipermídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTaisBressane.pdf.txtTaisBressane.pdf.txtExtracted texttext/plain447831https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13815/3/TaisBressane.pdf.txt426dbb45625e7292a2f5c5af2aa00089MD53ORIGINALTaisBressane.pdfapplication/pdf12117619https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13815/1/TaisBressane.pdff1785d9e1bdd8a6706f63ebb3910ae66MD51THUMBNAILTaisBressane.pdf.jpgTaisBressane.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13815/2/TaisBressane.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/138152022-04-27 22:46:14.573oai:repositorio.pucsp.br:handle/13815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:46:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia
title Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia
spellingShingle Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia
Bressane, Tais Bittencourt da Rocha
Multimodalidade
Hipermídia
Hipertexto
Ensino de hipermídia
Linguística sistêmico-funcional
Multimidia interativa
Redacao tecnica
Sistema hipertexto
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia
title_full Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia
title_fullStr Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia
title_full_unstemmed Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia
title_sort Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia
author Bressane, Tais Bittencourt da Rocha
author_facet Bressane, Tais Bittencourt da Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collins, Heloisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bressane, Tais Bittencourt da Rocha
contributor_str_mv Collins, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade
Hipermídia
Hipertexto
Ensino de hipermídia
Linguística sistêmico-funcional
Multimidia interativa
Redacao tecnica
Sistema hipertexto
topic Multimodalidade
Hipermídia
Hipertexto
Ensino de hipermídia
Linguística sistêmico-funcional
Multimidia interativa
Redacao tecnica
Sistema hipertexto
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Compreender as possibilidades de criação que o ambiente digital oferece é fundamental tanto para quem se propõe a ensinar, como para quem produz para essa mídia. Com o crescimento acelerado de processos e usos culturais diversos do ambiente digital, torna-se essencial pensar estratégias e condutas metodológicas de ensino e aprendizagem para esse contexto. O objetivo desta pesquisa é apresentar os resultados de uma proposta de ensino de produção de hipermídia para a disciplina Hipertexto do curso de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Multimeios da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, elaborada e ministrada pela autora do presente trabalho. A proposta pedagógica foi baseada em uma abordagem de ensino neoconstrutivista (Spiro, Feltovich, Jakobson & Coulson, 1992) e em uma visão de linguagem sistêmico-funcional, ancorada na Semiótica da Hipermodalidade (Lemke, 2002a), na Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen, 1996) e na Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; Thompson, 1996). A pesquisa foi estruturada a partir de uma metodologia qualitativa multi-método, que permitiu a confrontação de dados por meio de duas perspectivas complementares: descritiva, com o relato do processo de ensino-aprendizagem; e exploratória, com dois recortes analíticos: análise transversal de produções desenvolvidas em grupos, pelos alunos, em cada fase do processo; e análise longitudinal das produções desenvolvidas por um mesmo grupo focal. Observamos, com esta pesquisa, que partir de uma ancoragem lingüística e semiótica comum, traz ferramentas para a compreensão da função de cada elemento em jogo numa produção, das estruturas organizacionais, às orientacionais e representacionais. Acreditamos que ao tornar conscientes os recursos de linguagem necessários para construção de estratégias discursivas, podemos promover o desenvolvimento da competência comunicativa na produção de sistemas hipermodais. A consciência desses significados interfere em todas as escolhas e permite que os alunos construam produções voltadas para os seus interesses e também para os dos usuários, bi-direcionalmente, inseridos no paradigma circular da comunicação
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-01
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bressane, Tais Bittencourt da Rocha. Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia. 2006. 280 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13815
identifier_str_mv Bressane, Tais Bittencourt da Rocha. Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia. 2006. 280 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13815/3/TaisBressane.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13815/1/TaisBressane.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13815/2/TaisBressane.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 426dbb45625e7292a2f5c5af2aa00089
f1785d9e1bdd8a6706f63ebb3910ae66
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277964210143232