Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13815 |
Resumo: | Compreender as possibilidades de criação que o ambiente digital oferece é fundamental tanto para quem se propõe a ensinar, como para quem produz para essa mídia. Com o crescimento acelerado de processos e usos culturais diversos do ambiente digital, torna-se essencial pensar estratégias e condutas metodológicas de ensino e aprendizagem para esse contexto. O objetivo desta pesquisa é apresentar os resultados de uma proposta de ensino de produção de hipermídia para a disciplina Hipertexto do curso de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Multimeios da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, elaborada e ministrada pela autora do presente trabalho. A proposta pedagógica foi baseada em uma abordagem de ensino neoconstrutivista (Spiro, Feltovich, Jakobson & Coulson, 1992) e em uma visão de linguagem sistêmico-funcional, ancorada na Semiótica da Hipermodalidade (Lemke, 2002a), na Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen, 1996) e na Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; Thompson, 1996). A pesquisa foi estruturada a partir de uma metodologia qualitativa multi-método, que permitiu a confrontação de dados por meio de duas perspectivas complementares: descritiva, com o relato do processo de ensino-aprendizagem; e exploratória, com dois recortes analíticos: análise transversal de produções desenvolvidas em grupos, pelos alunos, em cada fase do processo; e análise longitudinal das produções desenvolvidas por um mesmo grupo focal. Observamos, com esta pesquisa, que partir de uma ancoragem lingüística e semiótica comum, traz ferramentas para a compreensão da função de cada elemento em jogo numa produção, das estruturas organizacionais, às orientacionais e representacionais. Acreditamos que ao tornar conscientes os recursos de linguagem necessários para construção de estratégias discursivas, podemos promover o desenvolvimento da competência comunicativa na produção de sistemas hipermodais. A consciência desses significados interfere em todas as escolhas e permite que os alunos construam produções voltadas para os seus interesses e também para os dos usuários, bi-direcionalmente, inseridos no paradigma circular da comunicação |
id |
PUC_SP-1_2052747f968155300cf953aba5dc7305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13815 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Collins, HeloisaBressane, Tais Bittencourt da Rocha2016-04-28T18:23:18Z2007-09-132006-09-01Bressane, Tais Bittencourt da Rocha. Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia. 2006. 280 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13815Compreender as possibilidades de criação que o ambiente digital oferece é fundamental tanto para quem se propõe a ensinar, como para quem produz para essa mídia. Com o crescimento acelerado de processos e usos culturais diversos do ambiente digital, torna-se essencial pensar estratégias e condutas metodológicas de ensino e aprendizagem para esse contexto. O objetivo desta pesquisa é apresentar os resultados de uma proposta de ensino de produção de hipermídia para a disciplina Hipertexto do curso de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Multimeios da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, elaborada e ministrada pela autora do presente trabalho. A proposta pedagógica foi baseada em uma abordagem de ensino neoconstrutivista (Spiro, Feltovich, Jakobson & Coulson, 1992) e em uma visão de linguagem sistêmico-funcional, ancorada na Semiótica da Hipermodalidade (Lemke, 2002a), na Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen, 1996) e na Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; Thompson, 1996). A pesquisa foi estruturada a partir de uma metodologia qualitativa multi-método, que permitiu a confrontação de dados por meio de duas perspectivas complementares: descritiva, com o relato do processo de ensino-aprendizagem; e exploratória, com dois recortes analíticos: análise transversal de produções desenvolvidas em grupos, pelos alunos, em cada fase do processo; e análise longitudinal das produções desenvolvidas por um mesmo grupo focal. Observamos, com esta pesquisa, que partir de uma ancoragem lingüística e semiótica comum, traz ferramentas para a compreensão da função de cada elemento em jogo numa produção, das estruturas organizacionais, às orientacionais e representacionais. Acreditamos que ao tornar conscientes os recursos de linguagem necessários para construção de estratégias discursivas, podemos promover o desenvolvimento da competência comunicativa na produção de sistemas hipermodais. A consciência desses significados interfere em todas as escolhas e permite que os alunos construam produções voltadas para os seus interesses e também para os dos usuários, bi-direcionalmente, inseridos no paradigma circular da comunicaçãoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30619/TaisBressane.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaMultimodalidadeHipermídiaHipertextoEnsino de hipermídiaLinguística sistêmico-funcionalMultimidia interativaRedacao tecnicaSistema hipertextoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAProcessos e produtos no ensino de construção de hipermídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTaisBressane.pdf.txtTaisBressane.pdf.txtExtracted texttext/plain447831https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13815/3/TaisBressane.pdf.txt426dbb45625e7292a2f5c5af2aa00089MD53ORIGINALTaisBressane.pdfapplication/pdf12117619https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13815/1/TaisBressane.pdff1785d9e1bdd8a6706f63ebb3910ae66MD51THUMBNAILTaisBressane.pdf.jpgTaisBressane.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13815/2/TaisBressane.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/138152022-04-27 22:46:14.573oai:repositorio.pucsp.br:handle/13815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:46:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia |
title |
Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia |
spellingShingle |
Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia Bressane, Tais Bittencourt da Rocha Multimodalidade Hipermídia Hipertexto Ensino de hipermídia Linguística sistêmico-funcional Multimidia interativa Redacao tecnica Sistema hipertexto CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia |
title_full |
Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia |
title_fullStr |
Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia |
title_full_unstemmed |
Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia |
title_sort |
Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia |
author |
Bressane, Tais Bittencourt da Rocha |
author_facet |
Bressane, Tais Bittencourt da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collins, Heloisa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bressane, Tais Bittencourt da Rocha |
contributor_str_mv |
Collins, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimodalidade Hipermídia Hipertexto Ensino de hipermídia Linguística sistêmico-funcional Multimidia interativa Redacao tecnica Sistema hipertexto |
topic |
Multimodalidade Hipermídia Hipertexto Ensino de hipermídia Linguística sistêmico-funcional Multimidia interativa Redacao tecnica Sistema hipertexto CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
Compreender as possibilidades de criação que o ambiente digital oferece é fundamental tanto para quem se propõe a ensinar, como para quem produz para essa mídia. Com o crescimento acelerado de processos e usos culturais diversos do ambiente digital, torna-se essencial pensar estratégias e condutas metodológicas de ensino e aprendizagem para esse contexto. O objetivo desta pesquisa é apresentar os resultados de uma proposta de ensino de produção de hipermídia para a disciplina Hipertexto do curso de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Multimeios da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, elaborada e ministrada pela autora do presente trabalho. A proposta pedagógica foi baseada em uma abordagem de ensino neoconstrutivista (Spiro, Feltovich, Jakobson & Coulson, 1992) e em uma visão de linguagem sistêmico-funcional, ancorada na Semiótica da Hipermodalidade (Lemke, 2002a), na Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen, 1996) e na Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; Thompson, 1996). A pesquisa foi estruturada a partir de uma metodologia qualitativa multi-método, que permitiu a confrontação de dados por meio de duas perspectivas complementares: descritiva, com o relato do processo de ensino-aprendizagem; e exploratória, com dois recortes analíticos: análise transversal de produções desenvolvidas em grupos, pelos alunos, em cada fase do processo; e análise longitudinal das produções desenvolvidas por um mesmo grupo focal. Observamos, com esta pesquisa, que partir de uma ancoragem lingüística e semiótica comum, traz ferramentas para a compreensão da função de cada elemento em jogo numa produção, das estruturas organizacionais, às orientacionais e representacionais. Acreditamos que ao tornar conscientes os recursos de linguagem necessários para construção de estratégias discursivas, podemos promover o desenvolvimento da competência comunicativa na produção de sistemas hipermodais. A consciência desses significados interfere em todas as escolhas e permite que os alunos construam produções voltadas para os seus interesses e também para os dos usuários, bi-direcionalmente, inseridos no paradigma circular da comunicação |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-09-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-09-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:23:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Bressane, Tais Bittencourt da Rocha. Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia. 2006. 280 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13815 |
identifier_str_mv |
Bressane, Tais Bittencourt da Rocha. Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia. 2006. 280 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13815/3/TaisBressane.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13815/1/TaisBressane.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13815/2/TaisBressane.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
426dbb45625e7292a2f5c5af2aa00089 f1785d9e1bdd8a6706f63ebb3910ae66 c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277964210143232 |