Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zylbersztajn, Moisés
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239
Resumo: It seems imperative that schools, like any other institution, consider the urgent challenge of understanding, preparing for and participating in the development of artificial intelligence (AI) applications that can contribute to the management of teaching and the improvement of learning. Through the analysis of documents, publications and recent studies, this dissertation seeks to bring school and AI closer together, based on: a. technical conceptualization of the development of this area of experimentation, presenting mathematical models that support machine learning; b. case studies of educational applications, which allow recognizing the potential of possible solutions based on AI and c. critical analysis of the historical implementation of technologies in Brazilian schools to serve as input for the reflection that is necessary at this time
id PUC_SP-1_2362f8a4af7df07ddb4bd74bbe2f4085
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/41239
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Kaufman, Dorahttp://lattes.cnpq.br/8045171889826285http://lattes.cnpq.br/7839308785958824Zylbersztajn, Moisés2024-04-12T13:44:36Z2024-04-12T13:44:36Z2024-03-06Zylbersztajn, Moisés. Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239It seems imperative that schools, like any other institution, consider the urgent challenge of understanding, preparing for and participating in the development of artificial intelligence (AI) applications that can contribute to the management of teaching and the improvement of learning. Through the analysis of documents, publications and recent studies, this dissertation seeks to bring school and AI closer together, based on: a. technical conceptualization of the development of this area of experimentation, presenting mathematical models that support machine learning; b. case studies of educational applications, which allow recognizing the potential of possible solutions based on AI and c. critical analysis of the historical implementation of technologies in Brazilian schools to serve as input for the reflection that is necessary at this timeParece imperativo que a escola, assim como as demais instituições humanas, considere o desafio urgente de compreender, preparar-se e participar do desenvolvimento das aplicações de inteligência artificial (IA) que podem contribuir para a gestão do ensino e o aprimoramento da aprendizagem. Por meio da análise de documentos, publicações e estudos recentes, esta dissertação procura aproximar escola e IA, baseada em: a. conceituação técnica do desenvolvimento desta área de experimentação, apresentando inclusive alguns modelos matemáticos que embasam o aprendizado de máquina; b. estudos de casos de aplicativos educacionais, que permitam reconhecer o potencial das possíveis soluções baseadas em IA e c. análise crítica sobre a implantação histórica de tecnologias na escola brasileira para servir como insumo para a reflexão que se faz necessária neste momentoporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASEducaçãoInteligência ArtificialAprendizado de máquinaMetacogniçãoEducationArtificial IntelligenceMachine learningMetacognitionAproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMoisés Alberto Zylbersztajn.pdfapplication/pdf2955446https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41239/1/Mois%c3%a9s%20Alberto%20Zylbersztajn.pdf01f4db4ccddb1409a7ae303a67357fbaMD51TEXTMoisés Alberto Zylbersztajn.pdf.txtMoisés Alberto Zylbersztajn.pdf.txtExtracted texttext/plain266117https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41239/2/Mois%c3%a9s%20Alberto%20Zylbersztajn.pdf.txt72d7e7c968c81150d127b9f1492b07e5MD52THUMBNAILMoisés Alberto Zylbersztajn.pdf.jpgMoisés Alberto Zylbersztajn.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41239/3/Mois%c3%a9s%20Alberto%20Zylbersztajn.pdf.jpgaf36baf98f316dc55444d8491939906aMD53handle/412392024-04-13 01:03:35.452oai:repositorio.pucsp.br:handle/41239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-04-13T04:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola
title Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola
spellingShingle Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola
Zylbersztajn, Moisés
CNPQ::ENGENHARIAS
Educação
Inteligência Artificial
Aprendizado de máquina
Metacognição
Education
Artificial Intelligence
Machine learning
Metacognition
title_short Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola
title_full Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola
title_fullStr Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola
title_full_unstemmed Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola
title_sort Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola
author Zylbersztajn, Moisés
author_facet Zylbersztajn, Moisés
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaufman, Dora
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8045171889826285
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7839308785958824
dc.contributor.author.fl_str_mv Zylbersztajn, Moisés
contributor_str_mv Kaufman, Dora
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Educação
Inteligência Artificial
Aprendizado de máquina
Metacognição
Education
Artificial Intelligence
Machine learning
Metacognition
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inteligência Artificial
Aprendizado de máquina
Metacognição
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Artificial Intelligence
Machine learning
Metacognition
description It seems imperative that schools, like any other institution, consider the urgent challenge of understanding, preparing for and participating in the development of artificial intelligence (AI) applications that can contribute to the management of teaching and the improvement of learning. Through the analysis of documents, publications and recent studies, this dissertation seeks to bring school and AI closer together, based on: a. technical conceptualization of the development of this area of experimentation, presenting mathematical models that support machine learning; b. case studies of educational applications, which allow recognizing the potential of possible solutions based on AI and c. critical analysis of the historical implementation of technologies in Brazilian schools to serve as input for the reflection that is necessary at this time
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-12T13:44:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-12T13:44:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Zylbersztajn, Moisés. Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239
identifier_str_mv Zylbersztajn, Moisés. Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41239/1/Mois%c3%a9s%20Alberto%20Zylbersztajn.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41239/2/Mois%c3%a9s%20Alberto%20Zylbersztajn.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41239/3/Mois%c3%a9s%20Alberto%20Zylbersztajn.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 01f4db4ccddb1409a7ae303a67357fba
72d7e7c968c81150d127b9f1492b07e5
af36baf98f316dc55444d8491939906a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277807652503552