Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239 |
Resumo: | It seems imperative that schools, like any other institution, consider the urgent challenge of understanding, preparing for and participating in the development of artificial intelligence (AI) applications that can contribute to the management of teaching and the improvement of learning. Through the analysis of documents, publications and recent studies, this dissertation seeks to bring school and AI closer together, based on: a. technical conceptualization of the development of this area of experimentation, presenting mathematical models that support machine learning; b. case studies of educational applications, which allow recognizing the potential of possible solutions based on AI and c. critical analysis of the historical implementation of technologies in Brazilian schools to serve as input for the reflection that is necessary at this time |
id |
PUC_SP-1_2362f8a4af7df07ddb4bd74bbe2f4085 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/41239 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Kaufman, Dorahttp://lattes.cnpq.br/8045171889826285http://lattes.cnpq.br/7839308785958824Zylbersztajn, Moisés2024-04-12T13:44:36Z2024-04-12T13:44:36Z2024-03-06Zylbersztajn, Moisés. Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239It seems imperative that schools, like any other institution, consider the urgent challenge of understanding, preparing for and participating in the development of artificial intelligence (AI) applications that can contribute to the management of teaching and the improvement of learning. Through the analysis of documents, publications and recent studies, this dissertation seeks to bring school and AI closer together, based on: a. technical conceptualization of the development of this area of experimentation, presenting mathematical models that support machine learning; b. case studies of educational applications, which allow recognizing the potential of possible solutions based on AI and c. critical analysis of the historical implementation of technologies in Brazilian schools to serve as input for the reflection that is necessary at this timeParece imperativo que a escola, assim como as demais instituições humanas, considere o desafio urgente de compreender, preparar-se e participar do desenvolvimento das aplicações de inteligência artificial (IA) que podem contribuir para a gestão do ensino e o aprimoramento da aprendizagem. Por meio da análise de documentos, publicações e estudos recentes, esta dissertação procura aproximar escola e IA, baseada em: a. conceituação técnica do desenvolvimento desta área de experimentação, apresentando inclusive alguns modelos matemáticos que embasam o aprendizado de máquina; b. estudos de casos de aplicativos educacionais, que permitam reconhecer o potencial das possíveis soluções baseadas em IA e c. análise crítica sobre a implantação histórica de tecnologias na escola brasileira para servir como insumo para a reflexão que se faz necessária neste momentoporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASEducaçãoInteligência ArtificialAprendizado de máquinaMetacogniçãoEducationArtificial IntelligenceMachine learningMetacognitionAproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMoisés Alberto Zylbersztajn.pdfapplication/pdf2955446https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41239/1/Mois%c3%a9s%20Alberto%20Zylbersztajn.pdf01f4db4ccddb1409a7ae303a67357fbaMD51TEXTMoisés Alberto Zylbersztajn.pdf.txtMoisés Alberto Zylbersztajn.pdf.txtExtracted texttext/plain266117https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41239/2/Mois%c3%a9s%20Alberto%20Zylbersztajn.pdf.txt72d7e7c968c81150d127b9f1492b07e5MD52THUMBNAILMoisés Alberto Zylbersztajn.pdf.jpgMoisés Alberto Zylbersztajn.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41239/3/Mois%c3%a9s%20Alberto%20Zylbersztajn.pdf.jpgaf36baf98f316dc55444d8491939906aMD53handle/412392024-04-13 01:03:35.452oai:repositorio.pucsp.br:handle/41239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-04-13T04:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola |
title |
Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola |
spellingShingle |
Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola Zylbersztajn, Moisés CNPQ::ENGENHARIAS Educação Inteligência Artificial Aprendizado de máquina Metacognição Education Artificial Intelligence Machine learning Metacognition |
title_short |
Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola |
title_full |
Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola |
title_fullStr |
Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola |
title_full_unstemmed |
Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola |
title_sort |
Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola |
author |
Zylbersztajn, Moisés |
author_facet |
Zylbersztajn, Moisés |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaufman, Dora |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8045171889826285 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7839308785958824 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zylbersztajn, Moisés |
contributor_str_mv |
Kaufman, Dora |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Educação Inteligência Artificial Aprendizado de máquina Metacognição Education Artificial Intelligence Machine learning Metacognition |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inteligência Artificial Aprendizado de máquina Metacognição |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Artificial Intelligence Machine learning Metacognition |
description |
It seems imperative that schools, like any other institution, consider the urgent challenge of understanding, preparing for and participating in the development of artificial intelligence (AI) applications that can contribute to the management of teaching and the improvement of learning. Through the analysis of documents, publications and recent studies, this dissertation seeks to bring school and AI closer together, based on: a. technical conceptualization of the development of this area of experimentation, presenting mathematical models that support machine learning; b. case studies of educational applications, which allow recognizing the potential of possible solutions based on AI and c. critical analysis of the historical implementation of technologies in Brazilian schools to serve as input for the reflection that is necessary at this time |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-12T13:44:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-12T13:44:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Zylbersztajn, Moisés. Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239 |
identifier_str_mv |
Zylbersztajn, Moisés. Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41239/1/Mois%c3%a9s%20Alberto%20Zylbersztajn.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41239/2/Mois%c3%a9s%20Alberto%20Zylbersztajn.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41239/3/Mois%c3%a9s%20Alberto%20Zylbersztajn.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01f4db4ccddb1409a7ae303a67357fba 72d7e7c968c81150d127b9f1492b07e5 af36baf98f316dc55444d8491939906a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277807652503552 |