Avaliação da qualidade de vida em indivíduos com lesão da medula espinal e influência do programa de exercício físico intensivo e específico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sala, Thales Granado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30402
Resumo: No Brasil, a lesão medular é um grande problema de saúde pública, em função do índice elevado de indivíduos com este tipo de lesão. Diversos estudos relatam o comprometimento da qualidade de vida destes indivíduos e poucos sugerem que o exercício possa interferir de maneira positiva na qualidade de vida destes indivíduos. Objetivos: Avaliar a qualidade de vida em indivíduos com lesão medular, avaliar o programa de exercício intensivo na qualidade de vida desses indivíduos e verificar se há correlações entre a qualidade de vida e aspectos como o nível de lesão, tempo de lesão, gênero e idade. Método: Trata-se de um estudo transversal, observacional, caso controle. Foram avaliados 20 indivíduos, divididos previamente em dois grupos de acordo com o programa de atividade física realizada, Grupo Experimental (GE) e Grupo Convencional (GC). Com o intuito de conhecer a percepção da qualidade de vida dessa população, utilizou-se o questionário SF-36. Resultados: O grupo experimental apresentou menor comprometimento da qualidade de vida em relação ao grupo controle em todos os domínios avaliados, porém foram significativas as diferenças apenas nos domínios da capacidade funcional (p=0,02), aspectos sociais (p=0,01), aspectos emocionais (p=0,006) e saúde mental (p<0,001). Não foram observadas correlações entre as características dos indivíduos e a qualidade de vida. Conclusões: O programa de exercício intensivo influenciou de maneira significativa na capacidade funcional, aspectos sociais, aspectos emocionais e saúde mental de pessoas portadoras de lesão medular. Não foram observadas correlações entre os domínios da qualidade de vida e as características dos indivíduos avaliados
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