Relação entre o raciocínio lógico e o raciocínio matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone de Oliveira Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20524
Resumo: The aim was to identify possible relationship between logical reasoning and mathematical reasoning in children between 9 and 10 years old. Twenty-six children were recruited from an elementary school. They were distributed in two different groups: high and low performance in arithmetic mathematics. An instrument was applied to collecting data. It was composed of five set of problems: two to assess mathematical reasoning and three to assess logical reasoning. Three descriptions for analyses: participants performance outcomes; categorization of participants explanation about their reasoning to solving those problems and; instrument. The results evidenced strong correlation between logical reasoning and mathematical reasoning. The categorization of participants explanation indicated strong incorrect control by presence/absence of number in the mathematics problems and strong incorrect control by statement in problems that involve logic. The instrument was useful to register and analyze difficulties of the participants in solving the items. It is suggested insert qualitative analysis in the teacher assessment to understand student performance. It is advised to add to elementary school education and to teacher training the teaching of logic
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spelling Luna, Sergio Vasconcelos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4338679T6Silva, Simone de Oliveira Andrade2017-10-20T14:04:27Z2017-09-15Silva, Simone de Oliveira Andrade. Relação entre o raciocínio lógico e o raciocínio matemático. 2017. 256 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20524The aim was to identify possible relationship between logical reasoning and mathematical reasoning in children between 9 and 10 years old. Twenty-six children were recruited from an elementary school. They were distributed in two different groups: high and low performance in arithmetic mathematics. An instrument was applied to collecting data. It was composed of five set of problems: two to assess mathematical reasoning and three to assess logical reasoning. Three descriptions for analyses: participants performance outcomes; categorization of participants explanation about their reasoning to solving those problems and; instrument. The results evidenced strong correlation between logical reasoning and mathematical reasoning. The categorization of participants explanation indicated strong incorrect control by presence/absence of number in the mathematics problems and strong incorrect control by statement in problems that involve logic. The instrument was useful to register and analyze difficulties of the participants in solving the items. It is suggested insert qualitative analysis in the teacher assessment to understand student performance. It is advised to add to elementary school education and to teacher training the teaching of logicO objetivo dessa pesquisa foi de identificar as possíveis relações entre o desempenho em problemas que envolvem raciocínio lógico e raciocínio matemático (de aritmética) em crianças entre 9 e 10 anos. O campo da pesquisa foi uma escola municipal de ensino fundamental de São Paulo, alunos do 5.º ano do ciclo I. Os 26 participantes foram distribuídos em dois grupos (fortes e fracos, com relação ao seu desempenho em matemática – aritmética). Para a coleta de dados, aplicou-se um instrumento composto de cinco conjuntos de problemas (dois avaliaram o raciocínio matemático e três avaliaram o raciocínio lógico). A análise dos dados contou com três etapas: análise quantitativa dos resultados do desempenho dos participantes; a análise e categorização das justificativas dadas pelas ao inquérito e; análise do instrumento. Os resultados sugerem que há correlação entre o raciocínio lógico (sentenças verbais – lógica não formal) e o raciocínio matemático (atividades de aritmética). A categorização das justificativas indicou forte controle incorreto da presença/ausência de número nos problemas matemáticos, forte controle incorreto do enunciado nos problemas que envolvem lógica. A análise do instrumento indicou que, apesar de alguns ajustes necessários, ele serviu para registrar e analisar dificuldades dos participantes na solução dos itens. Diante dos resultados, indica-se que a análise qualitativa seja inserida na avaliação que os professores realizam sobre o desempenho dos alunos em matemática. Recomenda-se, ainda, que o estudo de lógica verbal não formal seja inserido nos currículos da educação básica e na formação inicial de professoresConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/43692/Simone%20de%20Oliveira%20Andrade%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoRaciocínio (Psicologia)Lógica combinatóriaCapacidade matemáticaReasoning (Psychology)Combinatory logicMathematical abilityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMRelação entre o raciocínio lógico e o raciocínio matemáticoRelationship between logical reasoning and mathematical reasoninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSimone de Oliveira Andrade Silva.pdf.txtSimone de Oliveira Andrade Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain499523https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20524/4/Simone%20de%20Oliveira%20Andrade%20Silva.pdf.txt340d22e0be2c7a8dbf34afa7dd72201fMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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