Devorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29219 |
Resumo: | This monograph aims to analyze the zombie's reintegration into culture from the model created by George Romero, American director, whose career was catapulted to stardom after the release of his film on this hideous creature, Night of the Living Dead (1968). This model points us to a decrepit boing, who returns from the dead to haunt and devour those still living. His figure, not far inspires confidence or some kind of affection: they are ruthless and don’t forgive even relatives; they come back, but everything that made them humans remains in the realm of the dead. These figures, in all its decrepitude, have been revived in culture through movies, series, books and games. Unlike their deceased cronies vampires, whose existence evokes sensuality and a call to eternal life, the zombie return requires a sharp look, because his understanding is obtuse. To this end, this monograph goes through the mechanisms of creating monsters, a brief analysis of George Romero’s film trilogy about zombie movies, the history of death in the West, the issue of the death drive and finally a contemporary reading of Bauman and Freud’s texts. It concludes with possible hypotheses about the investigated phenomenon and the pointing of what seems most striking and making feasible the fanciful elucidated by zombie |
id |
PUC_SP-1_25afe1fc83dcc60da4969cfacd90b617 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29219 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Montoto, Claudio CésarCamilo, Rafael Toledo2022-10-23T22:59:29Z2022-10-23T22:59:29Z2015-06-17Camilo, Rafael Toledo. Devorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na cultura. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29219This monograph aims to analyze the zombie's reintegration into culture from the model created by George Romero, American director, whose career was catapulted to stardom after the release of his film on this hideous creature, Night of the Living Dead (1968). This model points us to a decrepit boing, who returns from the dead to haunt and devour those still living. His figure, not far inspires confidence or some kind of affection: they are ruthless and don’t forgive even relatives; they come back, but everything that made them humans remains in the realm of the dead. These figures, in all its decrepitude, have been revived in culture through movies, series, books and games. Unlike their deceased cronies vampires, whose existence evokes sensuality and a call to eternal life, the zombie return requires a sharp look, because his understanding is obtuse. To this end, this monograph goes through the mechanisms of creating monsters, a brief analysis of George Romero’s film trilogy about zombie movies, the history of death in the West, the issue of the death drive and finally a contemporary reading of Bauman and Freud’s texts. It concludes with possible hypotheses about the investigated phenomenon and the pointing of what seems most striking and making feasible the fanciful elucidated by zombieA presente monografia pretende analisar a reinserção do zumbi na cultura a partir do modelo criado por George Romero, diretor norte-americano, cuja carreira foi catapultada ao estrelato após o lançamento de seu filme sobre esta horrenda criatura, Night of the Living Dead (A Noite dos Mortos Vivos, 1968). Este modelo nos aponta para um ser decrépito, que volta dos mortos para assombrar e devorar aqueles que ainda vivem. Sua figura, nem de longe, inspira confiança ou algum tipo de afeto: são implacáveis e não perdoam nem mesmo parentes; eles voltam, mas tudo aquilo que os tornavam humanos fica no reino dos mortos. Estas figuras, em toda sua decrepitude, foram ressuscitadas na cultura, através de filmes, seriados, livros e games. Diferente de seus falecidos comparsas vampiros, cuja existência evoca sensualidade e um apelo à vida eterna, o retorno do zumbi exige um olhar agudo, pois sua compreensão é obtusa. Para tal, esta monografia passa pelos mecanismos de criação de monstros, uma breve análise sobre a trilogia fílmica sobre filmes de zumbi, de George Romero, pela história da morte no ocidente, a questão da pulsão de morte e, enfim, uma leitura contemporânea à luz dos textos de Bauman e Freud. Conclui-se com possíveis hipóteses sobre o fenômeno investigado e o apontamento daquela que parece mais contundente e que torna factível o fantasioso elucidado pelo zumbiporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da CulturaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAZumbiMortePulsão de mortePulsãoMonstroModernidade líquidaCivilizaçãoZombieDeathDeath driveDriveMonsterLiquid modernityCivilizationDevorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na culturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRAFAEL TOLEDO CAMILO.pdfapplication/pdf490034https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29219/1/RAFAEL%20TOLEDO%20CAMILO.pdfe442c7384ab409db110421118c1a4d1fMD51TEXTRAFAEL TOLEDO CAMILO.pdf.txtRAFAEL TOLEDO CAMILO.pdf.txtExtracted texttext/plain157911https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29219/2/RAFAEL%20TOLEDO%20CAMILO.pdf.txtcc05144a3c26ce6303d75229b690a44aMD52THUMBNAILRAFAEL TOLEDO CAMILO.pdf.jpgRAFAEL TOLEDO CAMILO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29219/3/RAFAEL%20TOLEDO%20CAMILO.pdf.jpg28177f1de09411ea4af2a0861b0c00e6MD53handle/292192023-09-01 12:29:25.429oai:repositorio.pucsp.br:handle/29219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-01T15:29:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Devorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na cultura |
title |
Devorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na cultura |
spellingShingle |
Devorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na cultura Camilo, Rafael Toledo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Zumbi Morte Pulsão de morte Pulsão Monstro Modernidade líquida Civilização Zombie Death Death drive Drive Monster Liquid modernity Civilization |
title_short |
Devorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na cultura |
title_full |
Devorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na cultura |
title_fullStr |
Devorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na cultura |
title_full_unstemmed |
Devorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na cultura |
title_sort |
Devorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na cultura |
author |
Camilo, Rafael Toledo |
author_facet |
Camilo, Rafael Toledo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Montoto, Claudio César |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camilo, Rafael Toledo |
contributor_str_mv |
Montoto, Claudio César |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Zumbi Morte Pulsão de morte Pulsão Monstro Modernidade líquida Civilização Zombie Death Death drive Drive Monster Liquid modernity Civilization |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zumbi Morte Pulsão de morte Pulsão Monstro Modernidade líquida Civilização |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Zombie Death Death drive Drive Monster Liquid modernity Civilization |
description |
This monograph aims to analyze the zombie's reintegration into culture from the model created by George Romero, American director, whose career was catapulted to stardom after the release of his film on this hideous creature, Night of the Living Dead (1968). This model points us to a decrepit boing, who returns from the dead to haunt and devour those still living. His figure, not far inspires confidence or some kind of affection: they are ruthless and don’t forgive even relatives; they come back, but everything that made them humans remains in the realm of the dead. These figures, in all its decrepitude, have been revived in culture through movies, series, books and games. Unlike their deceased cronies vampires, whose existence evokes sensuality and a call to eternal life, the zombie return requires a sharp look, because his understanding is obtuse. To this end, this monograph goes through the mechanisms of creating monsters, a brief analysis of George Romero’s film trilogy about zombie movies, the history of death in the West, the issue of the death drive and finally a contemporary reading of Bauman and Freud’s texts. It concludes with possible hypotheses about the investigated phenomenon and the pointing of what seems most striking and making feasible the fanciful elucidated by zombie |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Camilo, Rafael Toledo. Devorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na cultura. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29219 |
identifier_str_mv |
Camilo, Rafael Toledo. Devorando o zumbi: uma investigação semiótica-psicanalítica sobre o signo do zumbi, a atração que lança sobre o sujeito e sua reinserção crescente na cultura. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29219/1/RAFAEL%20TOLEDO%20CAMILO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29219/2/RAFAEL%20TOLEDO%20CAMILO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29219/3/RAFAEL%20TOLEDO%20CAMILO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e442c7384ab409db110421118c1a4d1f cc05144a3c26ce6303d75229b690a44a 28177f1de09411ea4af2a0861b0c00e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278001267867648 |