Unheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Alexandre Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27152
Resumo: This work reflects on the relationship between the "Unheimliche" article written by Freud in 1919 and the films of the American director David Lynch. The development of this study made possible a analysis of Lynch’s work through a brief panorama guided by passages which the unheimlich effect - described by Freud as a frightening impression that binds to things long known and familiar from all time - is identified and also his related subjects issues. We understand with Freud that emotions are abruptly triggered by an object and reveal questions of the psychic life. In this way, artistic production uses the manipulation of emotions to provoke the spectator, and they react by projecting their own unconscious psychic processes into the work
id PUC_SP-1_27c28fd8fee56dafc57304485f4963e6
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27152
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Hisgail, FaniCardoso, Alexandre Souza2022-08-23T23:43:48Z2022-08-23T23:43:48Z2018-07-31Cardoso, Alexandre Souza. Unheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográfica. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27152This work reflects on the relationship between the "Unheimliche" article written by Freud in 1919 and the films of the American director David Lynch. The development of this study made possible a analysis of Lynch’s work through a brief panorama guided by passages which the unheimlich effect - described by Freud as a frightening impression that binds to things long known and familiar from all time - is identified and also his related subjects issues. We understand with Freud that emotions are abruptly triggered by an object and reveal questions of the psychic life. In this way, artistic production uses the manipulation of emotions to provoke the spectator, and they react by projecting their own unconscious psychic processes into the workEste trabalho reflete sobre a relação entre o artigo “das Unheimliche” escrito por Freud em 1919 e os filmes do diretor norte-americano David Lynch. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou a análise de sua obra através de um breve panorama guiado por passagens em que o efeito unheimlich - descrito por Freud como impressão assustadora que se liga à coisas conhecidas há muito tempo e familiares desde sempre - é identificado e seus assuntos relacionados devidamente abordados. Compreendemos com Freud que as emoções são desencadeadas de maneira brusca por um objeto e revelam questões da vida psíquica do sujeito. Desta forma, a produção artística utiliza do manuseio dessas emoções para provocar o espectador, e este reage projetando seus próprios processos psíquicos inconscientes na obraporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da CulturaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAUnheimlichPsicanáliseDavid LynchUnheimlichpsychoanalysisDavid LynchUnheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALALEXANDRE SOUZA CARDOSO.pdfapplication/pdf827973https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27152/1/ALEXANDRE%20SOUZA%20CARDOSO.pdfe689b87c5c8600cd35f15f0707b1dfbdMD51TEXTALEXANDRE SOUZA CARDOSO.pdf.txtALEXANDRE SOUZA CARDOSO.pdf.txtExtracted texttext/plain68933https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27152/2/ALEXANDRE%20SOUZA%20CARDOSO.pdf.txt21f3c49bfa3057472d042223caa10bf7MD52THUMBNAILALEXANDRE SOUZA CARDOSO.pdf.jpgALEXANDRE SOUZA CARDOSO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27152/3/ALEXANDRE%20SOUZA%20CARDOSO.pdf.jpg99260d2dd75dfb4c9f4082a12206a1d9MD53handle/271522022-08-24 01:04:11.2oai:repositorio.pucsp.br:handle/27152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-24T04:04:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Unheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográfica
title Unheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográfica
spellingShingle Unheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográfica
Cardoso, Alexandre Souza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Unheimlich
Psicanálise
David Lynch
Unheimlich
psychoanalysis
David Lynch
title_short Unheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográfica
title_full Unheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográfica
title_fullStr Unheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográfica
title_full_unstemmed Unheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográfica
title_sort Unheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográfica
author Cardoso, Alexandre Souza
author_facet Cardoso, Alexandre Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hisgail, Fani
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Alexandre Souza
contributor_str_mv Hisgail, Fani
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Unheimlich
Psicanálise
David Lynch
Unheimlich
psychoanalysis
David Lynch
dc.subject.por.fl_str_mv Unheimlich
Psicanálise
David Lynch
dc.subject.eng.fl_str_mv Unheimlich
psychoanalysis
David Lynch
description This work reflects on the relationship between the "Unheimliche" article written by Freud in 1919 and the films of the American director David Lynch. The development of this study made possible a analysis of Lynch’s work through a brief panorama guided by passages which the unheimlich effect - described by Freud as a frightening impression that binds to things long known and familiar from all time - is identified and also his related subjects issues. We understand with Freud that emotions are abruptly triggered by an object and reveal questions of the psychic life. In this way, artistic production uses the manipulation of emotions to provoke the spectator, and they react by projecting their own unconscious psychic processes into the work
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-23T23:43:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-23T23:43:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cardoso, Alexandre Souza. Unheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográfica. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27152
identifier_str_mv Cardoso, Alexandre Souza. Unheimlich e David Lynch: o inconsciente como tema na técnica da produção cinematográfica. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27152/1/ALEXANDRE%20SOUZA%20CARDOSO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27152/2/ALEXANDRE%20SOUZA%20CARDOSO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27152/3/ALEXANDRE%20SOUZA%20CARDOSO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e689b87c5c8600cd35f15f0707b1dfbd
21f3c49bfa3057472d042223caa10bf7
99260d2dd75dfb4c9f4082a12206a1d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796229985533952