Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23814 |
Resumo: | Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e se insere na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação. Objetiva a estudar o processo de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao currículo e na prática dos professores. A pesquisa conta com abordagem qualitativa e investiga, no período de 2014 a 2019, a construção do currículo modelado pelos professores de uma escola pública do município de São Paulo, ao longo da implantação de uma Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino (2013) e das Bases Nacionais Comum Curriculares (2017) na prática pedagógica. Como conclusões, a análise desse processo evidenciou que o movimento para a integração das tecnologias ao currículo se originou pela análise da legislação educacional municipal e federal e a construção do currículo pelos professores da escola, mediada pela coordenação pedagógica. Contribuíram nesse processo as parcerias estabelecidas entre os professores em horários de docência compartilhada, a apropriação gradativa do uso de tecnologias e a formação continuada nos horários coletivos de estudo. Os aspectos aqui sintetizados podem apontar caminhos para que o processo de integração das TDIC ao currículo seja prazeroso e significativo para os sujeitos envolvidos: alunos, professores e gestores. Os resultados dessa pesquisa poderão criar a oportunidade de reflexão e discussão sobre a construção de conhecimentos sobre a prática docente colaborativa no processo de ensino e aprendizagem na cultura digital |
id |
PUC_SP-1_2905ab16f2a09a10a670b3b475aacb22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/23814 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria da Graça Moreira dahttp://lattes.cnpq.br/9608282724835376Andreotti, Elisandra Miranda2021-10-22T19:56:39Z2021-10-22T19:56:39Z2020-02-17Andreotti, Elisandra Miranda. Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23814Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e se insere na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação. Objetiva a estudar o processo de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao currículo e na prática dos professores. A pesquisa conta com abordagem qualitativa e investiga, no período de 2014 a 2019, a construção do currículo modelado pelos professores de uma escola pública do município de São Paulo, ao longo da implantação de uma Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino (2013) e das Bases Nacionais Comum Curriculares (2017) na prática pedagógica. Como conclusões, a análise desse processo evidenciou que o movimento para a integração das tecnologias ao currículo se originou pela análise da legislação educacional municipal e federal e a construção do currículo pelos professores da escola, mediada pela coordenação pedagógica. Contribuíram nesse processo as parcerias estabelecidas entre os professores em horários de docência compartilhada, a apropriação gradativa do uso de tecnologias e a formação continuada nos horários coletivos de estudo. Os aspectos aqui sintetizados podem apontar caminhos para que o processo de integração das TDIC ao currículo seja prazeroso e significativo para os sujeitos envolvidos: alunos, professores e gestores. Os resultados dessa pesquisa poderão criar a oportunidade de reflexão e discussão sobre a construção de conhecimentos sobre a prática docente colaborativa no processo de ensino e aprendizagem na cultura digitalThis research is associated with the Postgraduate Program in Education: Curriculum, of the Pontifical Catholic University of São Paulo, and it is included in the line of research New Technologies in Education. Its purpose is to study the process of integrating Digital Technologies of Information and Communication into the curriculum and into teachers’ practice. This research uses a qualitative approach and, between the years of 2014 and 2019, it investigated a school and the construction of a curriculum by teachers of a public school in the city of São Paulo, during the process of Curricular and Administrative Reorganization, Enlargement and Enhancement of the Municipal Teaching Chain (2013) and the National Regular Curriculum Basis. In conclusion, this process revealed that the movement towards the integration of technologies into the curriculum was born because of the analysis of the municipal and federal educational legislation and the construction of the curriculum by the teachers of that school, under pedagogical coordination. The partnership among teachers under the same schedule, the gradual incorporation of technologies and the continuous group training in a collective studying schedule contributed to this process. The aspects here summarized can point directions towards a process of integrating digital technologies into the curriculum in a more pleasurable and meaningful way for students, teachers and managers. The results of this research can give an opportunity for reflection and discussion about the construction of knowledge on the collaborative docent practice and the process of teaching and learning in the age of digital literacyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOTecnologia educacionalInovações educacionaisCurrículos - MudançaProfessores - Efeito das inovações tecnológicasEducational technologyEducational innovationsCurriculum changeTeachers - Effect of technological innovations onDa escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículoFrom schools in containers to digital culture: the process of integrating digital technologies of information and communication into the curriculuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALElisandra Miranda Andreotti.pdfapplication/pdf2222985https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23814/1/Elisandra%20Miranda%20Andreotti.pdf41622838cf383075eaedd70c9931d1f6MD51TEXTElisandra Miranda Andreotti.pdf.txtElisandra Miranda Andreotti.pdf.txtExtracted texttext/plain320888https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23814/2/Elisandra%20Miranda%20Andreotti.pdf.txt4241bed9f157836d51f557bd76c4775fMD52THUMBNAILElisandra Miranda Andreotti.pdf.jpgElisandra Miranda Andreotti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1287https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23814/3/Elisandra%20Miranda%20Andreotti.pdf.jpgdfad737dfe184f5ee24580001d4bac58MD53handle/238142021-11-10 10:20:03.053oai:repositorio.pucsp.br:handle/23814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-11-10T13:20:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
From schools in containers to digital culture: the process of integrating digital technologies of information and communication into the curriculum |
title |
Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo |
spellingShingle |
Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo Andreotti, Elisandra Miranda CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Tecnologia educacional Inovações educacionais Currículos - Mudança Professores - Efeito das inovações tecnológicas Educational technology Educational innovations Curriculum change Teachers - Effect of technological innovations on |
title_short |
Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo |
title_full |
Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo |
title_fullStr |
Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo |
title_full_unstemmed |
Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo |
title_sort |
Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo |
author |
Andreotti, Elisandra Miranda |
author_facet |
Andreotti, Elisandra Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria da Graça Moreira da |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9608282724835376 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andreotti, Elisandra Miranda |
contributor_str_mv |
Silva, Maria da Graça Moreira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Tecnologia educacional Inovações educacionais Currículos - Mudança Professores - Efeito das inovações tecnológicas Educational technology Educational innovations Curriculum change Teachers - Effect of technological innovations on |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Inovações educacionais Currículos - Mudança Professores - Efeito das inovações tecnológicas Educational technology Educational innovations Curriculum change Teachers - Effect of technological innovations on |
description |
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e se insere na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação. Objetiva a estudar o processo de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao currículo e na prática dos professores. A pesquisa conta com abordagem qualitativa e investiga, no período de 2014 a 2019, a construção do currículo modelado pelos professores de uma escola pública do município de São Paulo, ao longo da implantação de uma Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino (2013) e das Bases Nacionais Comum Curriculares (2017) na prática pedagógica. Como conclusões, a análise desse processo evidenciou que o movimento para a integração das tecnologias ao currículo se originou pela análise da legislação educacional municipal e federal e a construção do currículo pelos professores da escola, mediada pela coordenação pedagógica. Contribuíram nesse processo as parcerias estabelecidas entre os professores em horários de docência compartilhada, a apropriação gradativa do uso de tecnologias e a formação continuada nos horários coletivos de estudo. Os aspectos aqui sintetizados podem apontar caminhos para que o processo de integração das TDIC ao currículo seja prazeroso e significativo para os sujeitos envolvidos: alunos, professores e gestores. Os resultados dessa pesquisa poderão criar a oportunidade de reflexão e discussão sobre a construção de conhecimentos sobre a prática docente colaborativa no processo de ensino e aprendizagem na cultura digital |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-22T19:56:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-22T19:56:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Andreotti, Elisandra Miranda. Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23814 |
identifier_str_mv |
Andreotti, Elisandra Miranda. Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23814/1/Elisandra%20Miranda%20Andreotti.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23814/2/Elisandra%20Miranda%20Andreotti.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23814/3/Elisandra%20Miranda%20Andreotti.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41622838cf383075eaedd70c9931d1f6 4241bed9f157836d51f557bd76c4775f dfad737dfe184f5ee24580001d4bac58 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277789686202368 |