Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreotti, Elisandra Miranda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23814
Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e se insere na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação. Objetiva a estudar o processo de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao currículo e na prática dos professores. A pesquisa conta com abordagem qualitativa e investiga, no período de 2014 a 2019, a construção do currículo modelado pelos professores de uma escola pública do município de São Paulo, ao longo da implantação de uma Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino (2013) e das Bases Nacionais Comum Curriculares (2017) na prática pedagógica. Como conclusões, a análise desse processo evidenciou que o movimento para a integração das tecnologias ao currículo se originou pela análise da legislação educacional municipal e federal e a construção do currículo pelos professores da escola, mediada pela coordenação pedagógica. Contribuíram nesse processo as parcerias estabelecidas entre os professores em horários de docência compartilhada, a apropriação gradativa do uso de tecnologias e a formação continuada nos horários coletivos de estudo. Os aspectos aqui sintetizados podem apontar caminhos para que o processo de integração das TDIC ao currículo seja prazeroso e significativo para os sujeitos envolvidos: alunos, professores e gestores. Os resultados dessa pesquisa poderão criar a oportunidade de reflexão e discussão sobre a construção de conhecimentos sobre a prática docente colaborativa no processo de ensino e aprendizagem na cultura digital
id PUC_SP-1_2905ab16f2a09a10a670b3b475aacb22
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/23814
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria da Graça Moreira dahttp://lattes.cnpq.br/9608282724835376Andreotti, Elisandra Miranda2021-10-22T19:56:39Z2021-10-22T19:56:39Z2020-02-17Andreotti, Elisandra Miranda. Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23814Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e se insere na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação. Objetiva a estudar o processo de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao currículo e na prática dos professores. A pesquisa conta com abordagem qualitativa e investiga, no período de 2014 a 2019, a construção do currículo modelado pelos professores de uma escola pública do município de São Paulo, ao longo da implantação de uma Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino (2013) e das Bases Nacionais Comum Curriculares (2017) na prática pedagógica. Como conclusões, a análise desse processo evidenciou que o movimento para a integração das tecnologias ao currículo se originou pela análise da legislação educacional municipal e federal e a construção do currículo pelos professores da escola, mediada pela coordenação pedagógica. Contribuíram nesse processo as parcerias estabelecidas entre os professores em horários de docência compartilhada, a apropriação gradativa do uso de tecnologias e a formação continuada nos horários coletivos de estudo. Os aspectos aqui sintetizados podem apontar caminhos para que o processo de integração das TDIC ao currículo seja prazeroso e significativo para os sujeitos envolvidos: alunos, professores e gestores. Os resultados dessa pesquisa poderão criar a oportunidade de reflexão e discussão sobre a construção de conhecimentos sobre a prática docente colaborativa no processo de ensino e aprendizagem na cultura digitalThis research is associated with the Postgraduate Program in Education: Curriculum, of the Pontifical Catholic University of São Paulo, and it is included in the line of research New Technologies in Education. Its purpose is to study the process of integrating Digital Technologies of Information and Communication into the curriculum and into teachers’ practice. This research uses a qualitative approach and, between the years of 2014 and 2019, it investigated a school and the construction of a curriculum by teachers of a public school in the city of São Paulo, during the process of Curricular and Administrative Reorganization, Enlargement and Enhancement of the Municipal Teaching Chain (2013) and the National Regular Curriculum Basis. In conclusion, this process revealed that the movement towards the integration of technologies into the curriculum was born because of the analysis of the municipal and federal educational legislation and the construction of the curriculum by the teachers of that school, under pedagogical coordination. The partnership among teachers under the same schedule, the gradual incorporation of technologies and the continuous group training in a collective studying schedule contributed to this process. The aspects here summarized can point directions towards a process of integrating digital technologies into the curriculum in a more pleasurable and meaningful way for students, teachers and managers. The results of this research can give an opportunity for reflection and discussion about the construction of knowledge on the collaborative docent practice and the process of teaching and learning in the age of digital literacyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOTecnologia educacionalInovações educacionaisCurrículos - MudançaProfessores - Efeito das inovações tecnológicasEducational technologyEducational innovationsCurriculum changeTeachers - Effect of technological innovations onDa escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículoFrom schools in containers to digital culture: the process of integrating digital technologies of information and communication into the curriculuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALElisandra Miranda Andreotti.pdfapplication/pdf2222985https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23814/1/Elisandra%20Miranda%20Andreotti.pdf41622838cf383075eaedd70c9931d1f6MD51TEXTElisandra Miranda Andreotti.pdf.txtElisandra Miranda Andreotti.pdf.txtExtracted texttext/plain320888https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23814/2/Elisandra%20Miranda%20Andreotti.pdf.txt4241bed9f157836d51f557bd76c4775fMD52THUMBNAILElisandra Miranda Andreotti.pdf.jpgElisandra Miranda Andreotti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1287https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23814/3/Elisandra%20Miranda%20Andreotti.pdf.jpgdfad737dfe184f5ee24580001d4bac58MD53handle/238142021-11-10 10:20:03.053oai:repositorio.pucsp.br:handle/23814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-11-10T13:20:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv From schools in containers to digital culture: the process of integrating digital technologies of information and communication into the curriculum
title Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo
spellingShingle Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo
Andreotti, Elisandra Miranda
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Currículos - Mudança
Professores - Efeito das inovações tecnológicas
Educational technology
Educational innovations
Curriculum change
Teachers - Effect of technological innovations on
title_short Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo
title_full Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo
title_fullStr Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo
title_full_unstemmed Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo
title_sort Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo
author Andreotti, Elisandra Miranda
author_facet Andreotti, Elisandra Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria da Graça Moreira da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9608282724835376
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreotti, Elisandra Miranda
contributor_str_mv Silva, Maria da Graça Moreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Currículos - Mudança
Professores - Efeito das inovações tecnológicas
Educational technology
Educational innovations
Curriculum change
Teachers - Effect of technological innovations on
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Currículos - Mudança
Professores - Efeito das inovações tecnológicas
Educational technology
Educational innovations
Curriculum change
Teachers - Effect of technological innovations on
description Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e se insere na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação. Objetiva a estudar o processo de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao currículo e na prática dos professores. A pesquisa conta com abordagem qualitativa e investiga, no período de 2014 a 2019, a construção do currículo modelado pelos professores de uma escola pública do município de São Paulo, ao longo da implantação de uma Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino (2013) e das Bases Nacionais Comum Curriculares (2017) na prática pedagógica. Como conclusões, a análise desse processo evidenciou que o movimento para a integração das tecnologias ao currículo se originou pela análise da legislação educacional municipal e federal e a construção do currículo pelos professores da escola, mediada pela coordenação pedagógica. Contribuíram nesse processo as parcerias estabelecidas entre os professores em horários de docência compartilhada, a apropriação gradativa do uso de tecnologias e a formação continuada nos horários coletivos de estudo. Os aspectos aqui sintetizados podem apontar caminhos para que o processo de integração das TDIC ao currículo seja prazeroso e significativo para os sujeitos envolvidos: alunos, professores e gestores. Os resultados dessa pesquisa poderão criar a oportunidade de reflexão e discussão sobre a construção de conhecimentos sobre a prática docente colaborativa no processo de ensino e aprendizagem na cultura digital
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-22T19:56:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-22T19:56:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Andreotti, Elisandra Miranda. Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23814
identifier_str_mv Andreotti, Elisandra Miranda. Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23814/1/Elisandra%20Miranda%20Andreotti.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23814/2/Elisandra%20Miranda%20Andreotti.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23814/3/Elisandra%20Miranda%20Andreotti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41622838cf383075eaedd70c9931d1f6
4241bed9f157836d51f557bd76c4775f
dfad737dfe184f5ee24580001d4bac58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277789686202368