O vinho das almas: xamanismo e cristianismo no Santo Daime
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2081 |
Resumo: | The Brazilian religious movement known as the Santo Daime, was born at the suburb of Rio Branco, state of Acre, during the 1930`s. Its founding father was Raimundo Irineu Serra, from the state of Maranhão. This religious movement has its ritual s foundation stone in the ingestion of a sacred beverage known as Santo Daime. Because of its peculiarities and for its expansion around Brazil and the world, the Santo Daime stood out nationally and internationally in the religious scenery. During its formation process, various religious sources had been melted and reelaborated, such as: Christianism, amazon xamanism, esoteric currents, the kardecist spiritism and african-brazilian religions. Considering the xamanic source as the most important, most of the academic papers regards The Santo Daime religion as a xamanic movement, taking into account ecstatic experiences of participants in the Santo Daime rituals, leaders being compared to xamans and the healings attributed to the sacrate beverage. However, what has been observed, considering the doctrinary assemblage and the daimistic symbols, is that there is a central Christian axis which guides all the symbolic reelaboration that constitutes the Santo Daime. Therefore, even more than a xamanic movement, the Santo Daime is a Christian movement, stablishing a much more peculiar way of following the Christian principies, deeply influenced by the praxis and symbols from the Brazilian popular Catholicism. In this direction, The Daime de Guarda, a particular category of the holy beverage s private usage, approaches copiously the domestic saints cult in the Catholic popular praxis in Brazil |
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In this direction, The Daime de Guarda, a particular category of the holy beverage s private usage, approaches copiously the domestic saints cult in the Catholic popular praxis in BrazilO movimento religioso brasileiro, conhecido como Santo Daime, nasceu na periferia de Rio Branco, estado do Acre, durante a década de 30, do século XX. Fundado pelo maranhense Raimundo Irineu Serra, esse movimento religioso tem como eixo central de sua ritualística a ingestão de uma bebida sagrada conhecida como Santo Daime. Em decorrência de suas peculiaridades e pela sua expansão pelo Brasil e pelo mundo, o Santo Daime se destacou no cenário religioso nacional e internacional. Durante seu processo de formação, foram sendo fundidas e reelaboradas matrizes religiosas das mais diversas, como o cristianismo, o xamanismo amazônico, correntes esotéricas, o espiritismo kardecista e as religiões afro-brasileiras. Considerando a matriz xamânica como a mais importante, boa parte dos trabalhos acadêmicos sobre o tema interpreta o Santo Daime como um movimento xamânico, levando em conta as experiências extáticas dos participantes dos rituais daimistas, as lideranças comparadas aos xamãs e os processos de cura com a bebida sagrada. Entretanto, o que se observa, considerando-se o conjunto doutrinário e de símbolos daimistas, é que existe um eixo central cristão que norteia todo processo de reelaboração simbólica na constituição do Santo Daime. Portanto, mais que um movimento xamânico, o Santo Daime é um movimento cristão, estabelecendo uma forma muito peculiar de seguir os princípios do cristianismo, profundamente influenciada pelas práticas e símbolos do catolicismo popular brasileiro. Neste sentido, o Daime de Guarda, uma categoria particular de utilização privada da bebida sagrada, se aproxima amplamente do culto doméstico aos santos nas práticas católicas populares do BrasilCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3343/Claudio%20Alvarez%20Ferreira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da ReligiãoPUC-SPBRCiências da ReligiãoMovimento religioso brasileiroBrazilian religious movementCristianismo e outras religioes -- XamanismoSanto DaimeXamanismoChristianismXamanismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAO vinho das almas: xamanismo e cristianismo no Santo Daimeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTClaudio Alvarez Ferreira.pdf.txtClaudio Alvarez Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain301975https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2081/3/Claudio%20Alvarez%20Ferreira.pdf.txtf9baa1d48533049f837e3d180077570aMD53ORIGINALClaudio Alvarez Ferreira.pdfapplication/pdf963163https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2081/1/Claudio%20Alvarez%20Ferreira.pdf8b18e683f55c54595243bb4a894fc010MD51THUMBNAILClaudio Alvarez Ferreira.pdf.jpgClaudio Alvarez Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2081/2/Claudio%20Alvarez%20Ferreira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/20812022-04-28 17:24:22.594oai:repositorio.pucsp.br:handle/2081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T20:24:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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