A publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vinicius da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40922
Resumo: This paper aims to investigate the impact of advertising in virtual automotive racing gameson consumers’ perception and how much this interaction creates a potential desire for thebrand’s products. The research seeks to understand how advertising in these gamesinfluences player engagement and their desire for the brand. The study will be conductedthrough a literature review, game analysis, and primary data collection. By exploring therelationship between the gaming experience and the presence of brands, thisinvestigation may contribute to a better understanding of the impact of advertising inautomotive virtual games on players’ perceptions and how it can generate a potentialdesire for featured brands in the games. Furthermore, we expect that the results willcontribute to advance academic literature in the field of advertising in automotive gaming
id PUC_SP-1_2be931ff3f30a99d4f42158a7ccd3d3a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/40922
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cardozo, Missila Loureshttp://lattes.cnpq.br/7875277261974585Martins, Vinicius da Silva2024-01-29T13:16:47Z2024-01-29T13:16:47Z2023-11-14Martins, Vinicius da Silva. A publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marca. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40922This paper aims to investigate the impact of advertising in virtual automotive racing gameson consumers’ perception and how much this interaction creates a potential desire for thebrand’s products. The research seeks to understand how advertising in these gamesinfluences player engagement and their desire for the brand. The study will be conductedthrough a literature review, game analysis, and primary data collection. By exploring therelationship between the gaming experience and the presence of brands, thisinvestigation may contribute to a better understanding of the impact of advertising inautomotive virtual games on players’ perceptions and how it can generate a potentialdesire for featured brands in the games. Furthermore, we expect that the results willcontribute to advance academic literature in the field of advertising in automotive gamingO objetivo deste trabalho é investigar o impacto da publicidade em jogos deautomobilismo virtual na percepção do consumidor e o quanto esta interação cria umpotencial desejo por produtos da marca. A pesquisa busca compreender como apublicidade nesses jogos influencia o engajamento dos jogadores e seu desejo pelamarca. O estudo será realizado por meio de uma revisão bibliográfica, análise dos jogose coleta de dados primários. Ao explorar essa relação entre a experiência de jogo e apresença das marcas, esta pesquisa poderá contribuir para a compreensão do impactoda publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo na percepção dos jogadores ecomo isto pode gerar um potencial desejo pelas marcas presentes nos jogos. Além disso,espera-se que os resultados auxiliem no avanço da literatura acadêmica no campo dapublicidade em jogos de automobilismoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em Comunicação Social - Publicidade e PropagandaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOJogos de automobilismo virtualPresença de marcaAdvergameIn game advertisingVirtual automotive racing gameBrand presenceAdvergameIn-game advertisingA publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALA Publicidade em jogos eletrônicos de automob_Vinicius da Silva Ma.pdfapplication/pdf1718736https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40922/1/A%20Publicidade%20em%20jogos%20eletr%c3%b4nicos%20de%20automob_Vinicius%20da%20Silva%20Ma.pdf7a9f463c228ac29dc1117c727a3f619aMD51TEXTA Publicidade em jogos eletrônicos de automob_Vinicius da Silva Ma.pdf.txtA Publicidade em jogos eletrônicos de automob_Vinicius da Silva Ma.pdf.txtExtracted texttext/plain119854https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40922/2/A%20Publicidade%20em%20jogos%20eletr%c3%b4nicos%20de%20automob_Vinicius%20da%20Silva%20Ma.pdf.txtddd7bcc7dabb71dc82b979232f1f8722MD52THUMBNAILA Publicidade em jogos eletrônicos de automob_Vinicius da Silva Ma.pdf.jpgA Publicidade em jogos eletrônicos de automob_Vinicius da Silva Ma.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40922/3/A%20Publicidade%20em%20jogos%20eletr%c3%b4nicos%20de%20automob_Vinicius%20da%20Silva%20Ma.pdf.jpgb2822a4444298aa2f37e57f5f95aa5e7MD53handle/409222024-01-30 01:03:41.031oai:repositorio.pucsp.br:handle/40922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-01-30T04:03:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marca
title A publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marca
spellingShingle A publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marca
Martins, Vinicius da Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Jogos de automobilismo virtual
Presença de marca
Advergame
In game advertising
Virtual automotive racing game
Brand presence
Advergame
In-game advertising
title_short A publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marca
title_full A publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marca
title_fullStr A publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marca
title_full_unstemmed A publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marca
title_sort A publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marca
author Martins, Vinicius da Silva
author_facet Martins, Vinicius da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardozo, Missila Loures
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7875277261974585
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vinicius da Silva
contributor_str_mv Cardozo, Missila Loures
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Jogos de automobilismo virtual
Presença de marca
Advergame
In game advertising
Virtual automotive racing game
Brand presence
Advergame
In-game advertising
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de automobilismo virtual
Presença de marca
Advergame
In game advertising
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual automotive racing game
Brand presence
Advergame
In-game advertising
description This paper aims to investigate the impact of advertising in virtual automotive racing gameson consumers’ perception and how much this interaction creates a potential desire for thebrand’s products. The research seeks to understand how advertising in these gamesinfluences player engagement and their desire for the brand. The study will be conductedthrough a literature review, game analysis, and primary data collection. By exploring therelationship between the gaming experience and the presence of brands, thisinvestigation may contribute to a better understanding of the impact of advertising inautomotive virtual games on players’ perceptions and how it can generate a potentialdesire for featured brands in the games. Furthermore, we expect that the results willcontribute to advance academic literature in the field of advertising in automotive gaming
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-29T13:16:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-29T13:16:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Martins, Vinicius da Silva. A publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marca. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40922
identifier_str_mv Martins, Vinicius da Silva. A publicidade em jogos eletrônicos de automobilismo: a relação entre experiência de jogo e presença de marca. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40922/1/A%20Publicidade%20em%20jogos%20eletr%c3%b4nicos%20de%20automob_Vinicius%20da%20Silva%20Ma.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40922/2/A%20Publicidade%20em%20jogos%20eletr%c3%b4nicos%20de%20automob_Vinicius%20da%20Silva%20Ma.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40922/3/A%20Publicidade%20em%20jogos%20eletr%c3%b4nicos%20de%20automob_Vinicius%20da%20Silva%20Ma.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a9f463c228ac29dc1117c727a3f619a
ddd7bcc7dabb71dc82b979232f1f8722
b2822a4444298aa2f37e57f5f95aa5e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796027618754560