De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28995 |
Resumo: | Cada dia fica mais evidente o quanto a mídia, principalmente a televisiva, vem influenciando o desenvolvimento das crianças. Estudos recentes mostram que grande parte das crianças fica mais de 4 horas por dia a frente da televisão. Muitas vezes as mensagens passadas pela televisão, não contém um real significado para a criança, mas, vale à pena lembrar, que a televisão influencia a formação do caráter e da personalidade infantil. Hoje em dia, diversos programas são desenvolvidos especialmente para crianças em faixa etária infantil; alguns deles trabalham questões da vivência da criança. Para a constatação real da influência da televisão, sobre o processo de aprendizagem e formação educacional, foi realizada uma pesquisa sobre a trajetória dos programas infantis brasileiros e a análise de três programas infantis considerados educativos, são eles Vila Sésamo, Castelo Rá – Tim – Bum e Cocoricó. Com a realização desta pesquisa foi constado a importância dos programas infantis na vida crianças, e como estes podem contribuir para uma nova aprendizagem através da educação à distância |
id |
PUC_SP-1_2fd4dc476f40e816f31ca715aa0baa5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28995 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Noffs, Neide de AGiúdice, Maíra Fernanda Franco2022-10-18T17:42:37Z2022-10-18T17:42:37Z2007-11-29Giúdice, Maíra Fernanda Franco. De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28995Cada dia fica mais evidente o quanto a mídia, principalmente a televisiva, vem influenciando o desenvolvimento das crianças. Estudos recentes mostram que grande parte das crianças fica mais de 4 horas por dia a frente da televisão. Muitas vezes as mensagens passadas pela televisão, não contém um real significado para a criança, mas, vale à pena lembrar, que a televisão influencia a formação do caráter e da personalidade infantil. Hoje em dia, diversos programas são desenvolvidos especialmente para crianças em faixa etária infantil; alguns deles trabalham questões da vivência da criança. Para a constatação real da influência da televisão, sobre o processo de aprendizagem e formação educacional, foi realizada uma pesquisa sobre a trajetória dos programas infantis brasileiros e a análise de três programas infantis considerados educativos, são eles Vila Sésamo, Castelo Rá – Tim – Bum e Cocoricó. Com a realização desta pesquisa foi constado a importância dos programas infantis na vida crianças, e como estes podem contribuir para uma nova aprendizagem através da educação à distânciaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTelevisãoProgramas infantisCriançaMídia educativaDe Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMaíra Fernanda Franco Giúdice - TCC.pdfapplication/pdf442944https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28995/1/Ma%c3%adra%20Fernanda%20Franco%20Gi%c3%badice%20-%20TCC.pdfe541e0112dba3507231174a381a9b8c3MD51TEXTMaíra Fernanda Franco Giúdice - TCC.pdf.txtMaíra Fernanda Franco Giúdice - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain116003https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28995/2/Ma%c3%adra%20Fernanda%20Franco%20Gi%c3%badice%20-%20TCC.pdf.txtd95567ac0a15e98194db55b3fe7e6b34MD52THUMBNAILMaíra Fernanda Franco Giúdice - TCC.pdf.jpgMaíra Fernanda Franco Giúdice - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28995/3/Ma%c3%adra%20Fernanda%20Franco%20Gi%c3%badice%20-%20TCC.pdf.jpgf12e45be5a2e602c7c14272cd433d71fMD53handle/289952022-10-19 01:03:10.799oai:repositorio.pucsp.br:handle/28995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:03:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros |
title |
De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros |
spellingShingle |
De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros Giúdice, Maíra Fernanda Franco CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Televisão Programas infantis Criança Mídia educativa |
title_short |
De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros |
title_full |
De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros |
title_fullStr |
De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros |
title_full_unstemmed |
De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros |
title_sort |
De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros |
author |
Giúdice, Maíra Fernanda Franco |
author_facet |
Giúdice, Maíra Fernanda Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Noffs, Neide de A |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giúdice, Maíra Fernanda Franco |
contributor_str_mv |
Noffs, Neide de A |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Televisão Programas infantis Criança Mídia educativa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão Programas infantis Criança Mídia educativa |
description |
Cada dia fica mais evidente o quanto a mídia, principalmente a televisiva, vem influenciando o desenvolvimento das crianças. Estudos recentes mostram que grande parte das crianças fica mais de 4 horas por dia a frente da televisão. Muitas vezes as mensagens passadas pela televisão, não contém um real significado para a criança, mas, vale à pena lembrar, que a televisão influencia a formação do caráter e da personalidade infantil. Hoje em dia, diversos programas são desenvolvidos especialmente para crianças em faixa etária infantil; alguns deles trabalham questões da vivência da criança. Para a constatação real da influência da televisão, sobre o processo de aprendizagem e formação educacional, foi realizada uma pesquisa sobre a trajetória dos programas infantis brasileiros e a análise de três programas infantis considerados educativos, são eles Vila Sésamo, Castelo Rá – Tim – Bum e Cocoricó. Com a realização desta pesquisa foi constado a importância dos programas infantis na vida crianças, e como estes podem contribuir para uma nova aprendizagem através da educação à distância |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Giúdice, Maíra Fernanda Franco. De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28995 |
identifier_str_mv |
Giúdice, Maíra Fernanda Franco. De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28995/1/Ma%c3%adra%20Fernanda%20Franco%20Gi%c3%badice%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28995/2/Ma%c3%adra%20Fernanda%20Franco%20Gi%c3%badice%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28995/3/Ma%c3%adra%20Fernanda%20Franco%20Gi%c3%badice%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e541e0112dba3507231174a381a9b8c3 d95567ac0a15e98194db55b3fe7e6b34 f12e45be5a2e602c7c14272cd433d71f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278018682617856 |