De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giúdice, Maíra Fernanda Franco
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28995
Resumo: Cada dia fica mais evidente o quanto a mídia, principalmente a televisiva, vem influenciando o desenvolvimento das crianças. Estudos recentes mostram que grande parte das crianças fica mais de 4 horas por dia a frente da televisão. Muitas vezes as mensagens passadas pela televisão, não contém um real significado para a criança, mas, vale à pena lembrar, que a televisão influencia a formação do caráter e da personalidade infantil. Hoje em dia, diversos programas são desenvolvidos especialmente para crianças em faixa etária infantil; alguns deles trabalham questões da vivência da criança. Para a constatação real da influência da televisão, sobre o processo de aprendizagem e formação educacional, foi realizada uma pesquisa sobre a trajetória dos programas infantis brasileiros e a análise de três programas infantis considerados educativos, são eles Vila Sésamo, Castelo Rá – Tim – Bum e Cocoricó. Com a realização desta pesquisa foi constado a importância dos programas infantis na vida crianças, e como estes podem contribuir para uma nova aprendizagem através da educação à distância
id PUC_SP-1_2fd4dc476f40e816f31ca715aa0baa5f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28995
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Noffs, Neide de AGiúdice, Maíra Fernanda Franco2022-10-18T17:42:37Z2022-10-18T17:42:37Z2007-11-29Giúdice, Maíra Fernanda Franco. De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28995Cada dia fica mais evidente o quanto a mídia, principalmente a televisiva, vem influenciando o desenvolvimento das crianças. Estudos recentes mostram que grande parte das crianças fica mais de 4 horas por dia a frente da televisão. Muitas vezes as mensagens passadas pela televisão, não contém um real significado para a criança, mas, vale à pena lembrar, que a televisão influencia a formação do caráter e da personalidade infantil. Hoje em dia, diversos programas são desenvolvidos especialmente para crianças em faixa etária infantil; alguns deles trabalham questões da vivência da criança. Para a constatação real da influência da televisão, sobre o processo de aprendizagem e formação educacional, foi realizada uma pesquisa sobre a trajetória dos programas infantis brasileiros e a análise de três programas infantis considerados educativos, são eles Vila Sésamo, Castelo Rá – Tim – Bum e Cocoricó. Com a realização desta pesquisa foi constado a importância dos programas infantis na vida crianças, e como estes podem contribuir para uma nova aprendizagem através da educação à distânciaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTelevisãoProgramas infantisCriançaMídia educativaDe Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMaíra Fernanda Franco Giúdice - TCC.pdfapplication/pdf442944https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28995/1/Ma%c3%adra%20Fernanda%20Franco%20Gi%c3%badice%20-%20TCC.pdfe541e0112dba3507231174a381a9b8c3MD51TEXTMaíra Fernanda Franco Giúdice - TCC.pdf.txtMaíra Fernanda Franco Giúdice - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain116003https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28995/2/Ma%c3%adra%20Fernanda%20Franco%20Gi%c3%badice%20-%20TCC.pdf.txtd95567ac0a15e98194db55b3fe7e6b34MD52THUMBNAILMaíra Fernanda Franco Giúdice - TCC.pdf.jpgMaíra Fernanda Franco Giúdice - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28995/3/Ma%c3%adra%20Fernanda%20Franco%20Gi%c3%badice%20-%20TCC.pdf.jpgf12e45be5a2e602c7c14272cd433d71fMD53handle/289952022-10-19 01:03:10.799oai:repositorio.pucsp.br:handle/28995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:03:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros
title De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros
spellingShingle De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros
Giúdice, Maíra Fernanda Franco
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Televisão
Programas infantis
Criança
Mídia educativa
title_short De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros
title_full De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros
title_fullStr De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros
title_full_unstemmed De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros
title_sort De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros
author Giúdice, Maíra Fernanda Franco
author_facet Giúdice, Maíra Fernanda Franco
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Noffs, Neide de A
dc.contributor.author.fl_str_mv Giúdice, Maíra Fernanda Franco
contributor_str_mv Noffs, Neide de A
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Televisão
Programas infantis
Criança
Mídia educativa
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Programas infantis
Criança
Mídia educativa
description Cada dia fica mais evidente o quanto a mídia, principalmente a televisiva, vem influenciando o desenvolvimento das crianças. Estudos recentes mostram que grande parte das crianças fica mais de 4 horas por dia a frente da televisão. Muitas vezes as mensagens passadas pela televisão, não contém um real significado para a criança, mas, vale à pena lembrar, que a televisão influencia a formação do caráter e da personalidade infantil. Hoje em dia, diversos programas são desenvolvidos especialmente para crianças em faixa etária infantil; alguns deles trabalham questões da vivência da criança. Para a constatação real da influência da televisão, sobre o processo de aprendizagem e formação educacional, foi realizada uma pesquisa sobre a trajetória dos programas infantis brasileiros e a análise de três programas infantis considerados educativos, são eles Vila Sésamo, Castelo Rá – Tim – Bum e Cocoricó. Com a realização desta pesquisa foi constado a importância dos programas infantis na vida crianças, e como estes podem contribuir para uma nova aprendizagem através da educação à distância
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Giúdice, Maíra Fernanda Franco. De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28995
identifier_str_mv Giúdice, Maíra Fernanda Franco. De Vila Sésamo ao Cocoricó: a trajetória dos programas infantis brasileiros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28995/1/Ma%c3%adra%20Fernanda%20Franco%20Gi%c3%badice%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28995/2/Ma%c3%adra%20Fernanda%20Franco%20Gi%c3%badice%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28995/3/Ma%c3%adra%20Fernanda%20Franco%20Gi%c3%badice%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e541e0112dba3507231174a381a9b8c3
d95567ac0a15e98194db55b3fe7e6b34
f12e45be5a2e602c7c14272cd433d71f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278018682617856