A relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shavitt, Tamara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26183
Resumo: Tendo em vista que a empatia é uma habilidade social de importância crítica para o desenvolvimento saudável, e considerando que déficits nela podem influenciar a ocorrência de comportamentos agressivos, buscou-se, no presente trabalho, revisar a literatura recente acerca da relação inversa entre empatia e agressividade e sistematizar os estudos que colocaram em prática tal constatação por meio de treinos de habilidades empáticas para agressores. Objetivou-se, primeiramente, localizar estudos experimentais e quase-experimentais no período de 2016-2021 na base de dados PubMed, para, então, analisá-los segundo seus indicadores bibliométricos - autores, quantidade de autores, afiliação institucional, ano de publicação, título do artigo, nome do periódico e principal tipo de agressão abordada - e características metodológicas - objetivos, tipo de relato de pesquisa, tamanho e características da amostra, descrição da intervenção, procedimento de coleta e análise de dados, instrumentos de medida utilizados e resultados. Foram analisados treze artigos no total. Houve uma maior quantidade de estudos realizados em países desenvolvidos, e os principais tipos de agressão abordada concentraram-se no bullying, crimes diversos considerados violentos (como assalto, sequestro, assassinato, entre outros) e violência contra parceiras íntimas. Os resultados indicaram um consenso acerca da relação entre déficit de habilidades empáticas e diferentes tipos de agressão, e mostraram que as intervenções foram efetivas para aumentar os comportamentos prósociais e a empatia dos participantes e consequentemente diminuir e prevenir os casos de agressão e comportamentos antissociais destes sujeitos. Sugere-se a realização de estudos futuros para o avanço deste campo do conhecimento, sobretudo no contexto brasileiro
id PUC_SP-1_304984996e91df66d5eefb7ec2a37a8e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26183
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Rubano, Denize Rosanahttp://lattes.cnpq.br/5204906422641878Shavitt, Tamara2022-06-17T21:00:57Z2022-06-17T21:00:57Z2021-12-01Shavitt, Tamara. A relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26183Tendo em vista que a empatia é uma habilidade social de importância crítica para o desenvolvimento saudável, e considerando que déficits nela podem influenciar a ocorrência de comportamentos agressivos, buscou-se, no presente trabalho, revisar a literatura recente acerca da relação inversa entre empatia e agressividade e sistematizar os estudos que colocaram em prática tal constatação por meio de treinos de habilidades empáticas para agressores. Objetivou-se, primeiramente, localizar estudos experimentais e quase-experimentais no período de 2016-2021 na base de dados PubMed, para, então, analisá-los segundo seus indicadores bibliométricos - autores, quantidade de autores, afiliação institucional, ano de publicação, título do artigo, nome do periódico e principal tipo de agressão abordada - e características metodológicas - objetivos, tipo de relato de pesquisa, tamanho e características da amostra, descrição da intervenção, procedimento de coleta e análise de dados, instrumentos de medida utilizados e resultados. Foram analisados treze artigos no total. Houve uma maior quantidade de estudos realizados em países desenvolvidos, e os principais tipos de agressão abordada concentraram-se no bullying, crimes diversos considerados violentos (como assalto, sequestro, assassinato, entre outros) e violência contra parceiras íntimas. Os resultados indicaram um consenso acerca da relação entre déficit de habilidades empáticas e diferentes tipos de agressão, e mostraram que as intervenções foram efetivas para aumentar os comportamentos prósociais e a empatia dos participantes e consequentemente diminuir e prevenir os casos de agressão e comportamentos antissociais destes sujeitos. Sugere-se a realização de estudos futuros para o avanço deste campo do conhecimento, sobretudo no contexto brasileiroporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEmpatiaAgressãoTreino de empatiaA relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTamara Shavitt.pdfapplication/pdf574640https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26183/1/Tamara%20Shavitt.pdf5336c752acea7a5b91e8e0df99ac74ebMD51TEXTTamara Shavitt.pdf.txtTamara Shavitt.pdf.txtExtracted texttext/plain174614https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26183/2/Tamara%20Shavitt.pdf.txt7196186b2318e5aabad4c7e8a1bfb31eMD52THUMBNAILTamara Shavitt.pdf.jpgTamara Shavitt.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26183/3/Tamara%20Shavitt.pdf.jpg5f94810e12700c5001ae974bfb840a09MD53handle/261832022-09-30 18:29:20.95oai:repositorio.pucsp.br:handle/26183Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:29:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticas
title A relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticas
spellingShingle A relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticas
Shavitt, Tamara
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Empatia
Agressão
Treino de empatia
title_short A relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticas
title_full A relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticas
title_fullStr A relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticas
title_full_unstemmed A relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticas
title_sort A relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticas
author Shavitt, Tamara
author_facet Shavitt, Tamara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rubano, Denize Rosana
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5204906422641878
dc.contributor.author.fl_str_mv Shavitt, Tamara
contributor_str_mv Rubano, Denize Rosana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Empatia
Agressão
Treino de empatia
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Agressão
Treino de empatia
description Tendo em vista que a empatia é uma habilidade social de importância crítica para o desenvolvimento saudável, e considerando que déficits nela podem influenciar a ocorrência de comportamentos agressivos, buscou-se, no presente trabalho, revisar a literatura recente acerca da relação inversa entre empatia e agressividade e sistematizar os estudos que colocaram em prática tal constatação por meio de treinos de habilidades empáticas para agressores. Objetivou-se, primeiramente, localizar estudos experimentais e quase-experimentais no período de 2016-2021 na base de dados PubMed, para, então, analisá-los segundo seus indicadores bibliométricos - autores, quantidade de autores, afiliação institucional, ano de publicação, título do artigo, nome do periódico e principal tipo de agressão abordada - e características metodológicas - objetivos, tipo de relato de pesquisa, tamanho e características da amostra, descrição da intervenção, procedimento de coleta e análise de dados, instrumentos de medida utilizados e resultados. Foram analisados treze artigos no total. Houve uma maior quantidade de estudos realizados em países desenvolvidos, e os principais tipos de agressão abordada concentraram-se no bullying, crimes diversos considerados violentos (como assalto, sequestro, assassinato, entre outros) e violência contra parceiras íntimas. Os resultados indicaram um consenso acerca da relação entre déficit de habilidades empáticas e diferentes tipos de agressão, e mostraram que as intervenções foram efetivas para aumentar os comportamentos prósociais e a empatia dos participantes e consequentemente diminuir e prevenir os casos de agressão e comportamentos antissociais destes sujeitos. Sugere-se a realização de estudos futuros para o avanço deste campo do conhecimento, sobretudo no contexto brasileiro
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-17T21:00:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-17T21:00:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Shavitt, Tamara. A relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26183
identifier_str_mv Shavitt, Tamara. A relação inversa entre empatia e agressividade: uma revisão bibliográfica da prevenção da agressão por meio do treino de habilidades empáticas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26183/1/Tamara%20Shavitt.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26183/2/Tamara%20Shavitt.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26183/3/Tamara%20Shavitt.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5336c752acea7a5b91e8e0df99ac74eb
7196186b2318e5aabad4c7e8a1bfb31e
5f94810e12700c5001ae974bfb840a09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277943045685248