Laboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urban, Mayara de Abreu
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41323
Resumo: John Frederic Daniell (1790-1845), a Professor of Chemistry at King’s College, London, and Geology at the Honourable East India Company Military Seminary in Addiscombe, presented himself as an author of Meteorological Essays. He dedicated his efforts to the study of the involvement of electricity in chemical processes. Advocating for chemistry as an experimental science, Daniell emphasized the necessity for students to engage practically with proposed phenomena. Consequently, he intensified his exploration of electricity, focusing on developing a device with a more enduring electric current. Engaging with contemporary ideas, Daniell constructed a model of a cell that would later immortalize his name. This research scrutinizes the approach adopted by select textbooks in addressing the Daniell Cell, a recurrent topic in high school chemistry courses. Considering the pivotal role of practical experiments in chemistry education, the study deliberates on the contributions of both physical and virtual laboratories. These resources aim to assist students in mastering a subject that often elicits discomfort during the teaching and learning process
id PUC_SP-1_31c3d270782b44dcc659ffa2e01c5192
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/41323
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Roxo, Maria Helena Beltranhttp://lattes.cnpq.br/4616280611522358http://lattes.cnpq.br/7264752725110056Urban, Mayara de Abreu2024-04-12T13:45:09Z2024-04-12T13:45:09Z2024-03-06Urban, Mayara de Abreu. Laboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudo. 2024. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41323John Frederic Daniell (1790-1845), a Professor of Chemistry at King’s College, London, and Geology at the Honourable East India Company Military Seminary in Addiscombe, presented himself as an author of Meteorological Essays. He dedicated his efforts to the study of the involvement of electricity in chemical processes. Advocating for chemistry as an experimental science, Daniell emphasized the necessity for students to engage practically with proposed phenomena. Consequently, he intensified his exploration of electricity, focusing on developing a device with a more enduring electric current. Engaging with contemporary ideas, Daniell constructed a model of a cell that would later immortalize his name. This research scrutinizes the approach adopted by select textbooks in addressing the Daniell Cell, a recurrent topic in high school chemistry courses. Considering the pivotal role of practical experiments in chemistry education, the study deliberates on the contributions of both physical and virtual laboratories. These resources aim to assist students in mastering a subject that often elicits discomfort during the teaching and learning processJohn Frederic Daniell (1790-1845), Professor de química no King’s College, Londres e geologia no Honorável Seminário Militar da Companhia das Índias Orientais em Addiscombe, e autor de Ensaios Meteorológicos, como ele mesmo se apresentava, dedicou-se aos estudos do envolvimento de eletricidade nos processos químicos. Ele acreditava que a química era uma ciência experimental, e os estudantes deveriam ter contato prático com os fenômenos propostos. Assim intensificou seus estudos sobre eletricidade e dedicou-se a estudar e propor um dispositivo em que a corrente elétrica fosse mais duradoura, discutiu as ideias de seus contemporâneos e chegou a construir um modelo de pilha que consagrou seu nome. Este estudo analisa a abordagem utilizada em alguns livros didáticos ao tratar da Pilha de Daniell, conteúdo recorrente nos cursos de química do ensino médio. Considerando o papel da realização de experimentos no ensino de química, são discutidas contribuições de laboratórios físicos e virtuais para auxiliar os alunos a dominarem essa ciência que ainda demonstra provocar entre os estudantes uma sensação de desconforto durante o processo de ensino aprendizagemCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Pós-Graduação em História da CiênciaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASHistória da CiênciaHistória da Ciência e EnsinoEnsino de QuímicaPilha de DaniellLaboratório didático e virtualHistory of ScienceHistory of Science and TeachingChemistry teachingDaniell's CellDidactic and virtual laboratoryLaboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMayara de Abreu Urban.pdfapplication/pdf1617407https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41323/1/Mayara%20de%20Abreu%20Urban.pdf1be3562165324adcfdab69907b9f6db4MD51TEXTMayara de Abreu Urban.pdf.txtMayara de Abreu Urban.pdf.txtExtracted texttext/plain102855https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41323/2/Mayara%20de%20Abreu%20Urban.pdf.txt4eb8891b15a4323126dccbb818b1647bMD52THUMBNAILMayara de Abreu Urban.pdf.jpgMayara de Abreu Urban.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41323/3/Mayara%20de%20Abreu%20Urban.pdf.jpg2de5f6c8afd4800c92e32bc5efd1f144MD53handle/413232024-04-13 01:05:43.67oai:repositorio.pucsp.br:handle/41323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-04-13T04:05:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudo
title Laboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudo
spellingShingle Laboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudo
Urban, Mayara de Abreu
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
História da Ciência
História da Ciência e Ensino
Ensino de Química
Pilha de Daniell
Laboratório didático e virtual
History of Science
History of Science and Teaching
Chemistry teaching
Daniell's Cell
Didactic and virtual laboratory
title_short Laboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudo
title_full Laboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudo
title_fullStr Laboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudo
title_full_unstemmed Laboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudo
title_sort Laboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudo
author Urban, Mayara de Abreu
author_facet Urban, Mayara de Abreu
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roxo, Maria Helena Beltran
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4616280611522358
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7264752725110056
dc.contributor.author.fl_str_mv Urban, Mayara de Abreu
contributor_str_mv Roxo, Maria Helena Beltran
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
História da Ciência
História da Ciência e Ensino
Ensino de Química
Pilha de Daniell
Laboratório didático e virtual
History of Science
History of Science and Teaching
Chemistry teaching
Daniell's Cell
Didactic and virtual laboratory
dc.subject.por.fl_str_mv História da Ciência
História da Ciência e Ensino
Ensino de Química
Pilha de Daniell
Laboratório didático e virtual
dc.subject.eng.fl_str_mv History of Science
History of Science and Teaching
Chemistry teaching
Daniell's Cell
Didactic and virtual laboratory
description John Frederic Daniell (1790-1845), a Professor of Chemistry at King’s College, London, and Geology at the Honourable East India Company Military Seminary in Addiscombe, presented himself as an author of Meteorological Essays. He dedicated his efforts to the study of the involvement of electricity in chemical processes. Advocating for chemistry as an experimental science, Daniell emphasized the necessity for students to engage practically with proposed phenomena. Consequently, he intensified his exploration of electricity, focusing on developing a device with a more enduring electric current. Engaging with contemporary ideas, Daniell constructed a model of a cell that would later immortalize his name. This research scrutinizes the approach adopted by select textbooks in addressing the Daniell Cell, a recurrent topic in high school chemistry courses. Considering the pivotal role of practical experiments in chemistry education, the study deliberates on the contributions of both physical and virtual laboratories. These resources aim to assist students in mastering a subject that often elicits discomfort during the teaching and learning process
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-12T13:45:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-12T13:45:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Urban, Mayara de Abreu. Laboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudo. 2024. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41323
identifier_str_mv Urban, Mayara de Abreu. Laboratórios virtuais para o ensino de Química: a Pilha de Daniell em estudo. 2024. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Ciência
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41323/1/Mayara%20de%20Abreu%20Urban.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41323/2/Mayara%20de%20Abreu%20Urban.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41323/3/Mayara%20de%20Abreu%20Urban.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1be3562165324adcfdab69907b9f6db4
4eb8891b15a4323126dccbb818b1647b
2de5f6c8afd4800c92e32bc5efd1f144
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796158311170048