Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35195 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar livros didáticos de matemática do 7º ano do ensino fundamental, no que se refere às abordagens trabalhadas por seus autores quanto aos conceitos de números inteiros, observando nos capítulos destinados a apresentação deste assunto, a presença e a forma de abordagem dada aos critérios de análise que estabelecemos. Esses critérios foram estabelecidos baseados em uma busca bibliográfica a cerca do tema. Procuramos saber o que documentos oficiais dizem sobre a maneira como devem ser abordados os conceitos de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental, e o que trabalhos desenvolvidos sobre números inteiros e/ou livros didáticos, apresentaram em seus resultados. Com essa pesquisa, elaboramos critérios para a análise e a escolha dos livros didáticos que utilizamos. A partir dos critérios estabelecidos, escolhemos quatro livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, para analisarmos as diferentes abordagens utilizadas na apresentação dos conceitos de números inteiros, nos capítulos destinados a este assunto. Com o desenvolvimento desta pesquisa, percebemos que a abordagem dos conceitos de números inteiros apresentadas nos livros didáticos analisados, em geral foi satisfatória, porém os professores devem ficar atentos ao adotarem apenas um livro didático para abordar este assunto, pois observamos que há livros que apresentam muito bem alguns conceitos, mas passam despercebidos em outros |
id |
PUC_SP-1_340739e272b57b5b7c0f6c04465ca00c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35195 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria José Ferreira daLeal, Nathalia Luisa Melo2023-07-05T19:41:22Z2023-07-05T19:41:22Z2010-12-18Leal, Nathalia Luisa Melo. Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35195Esta pesquisa tem como objetivo analisar livros didáticos de matemática do 7º ano do ensino fundamental, no que se refere às abordagens trabalhadas por seus autores quanto aos conceitos de números inteiros, observando nos capítulos destinados a apresentação deste assunto, a presença e a forma de abordagem dada aos critérios de análise que estabelecemos. Esses critérios foram estabelecidos baseados em uma busca bibliográfica a cerca do tema. Procuramos saber o que documentos oficiais dizem sobre a maneira como devem ser abordados os conceitos de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental, e o que trabalhos desenvolvidos sobre números inteiros e/ou livros didáticos, apresentaram em seus resultados. Com essa pesquisa, elaboramos critérios para a análise e a escolha dos livros didáticos que utilizamos. A partir dos critérios estabelecidos, escolhemos quatro livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, para analisarmos as diferentes abordagens utilizadas na apresentação dos conceitos de números inteiros, nos capítulos destinados a este assunto. Com o desenvolvimento desta pesquisa, percebemos que a abordagem dos conceitos de números inteiros apresentadas nos livros didáticos analisados, em geral foi satisfatória, porém os professores devem ficar atentos ao adotarem apenas um livro didático para abordar este assunto, pois observamos que há livros que apresentam muito bem alguns conceitos, mas passam despercebidos em outrosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivro didáticoNúmeros inteirosPesquisa bibliográficaUma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamentainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALNATHALIA LUISA MELO LEAL.pdfapplication/pdf5132536https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35195/1/NATHALIA%20LUISA%20MELO%20LEAL.pdf551d489508474b4a2825dbbac146f77fMD51TEXTNATHALIA LUISA MELO LEAL.pdf.txtNATHALIA LUISA MELO LEAL.pdf.txtExtracted texttext/plain115961https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35195/2/NATHALIA%20LUISA%20MELO%20LEAL.pdf.txt0514fd7fbf10776a6083b91607c746cbMD52THUMBNAILNATHALIA LUISA MELO LEAL.pdf.jpgNATHALIA LUISA MELO LEAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35195/3/NATHALIA%20LUISA%20MELO%20LEAL.pdf.jpg82eabc24363163d5e0fd08637ea943cfMD53handle/351952023-07-06 01:32:48.72oai:repositorio.pucsp.br:handle/35195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:32:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta |
title |
Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta |
spellingShingle |
Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta Leal, Nathalia Luisa Melo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Livro didático Números inteiros Pesquisa bibliográfica |
title_short |
Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta |
title_full |
Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta |
title_fullStr |
Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta |
title_full_unstemmed |
Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta |
title_sort |
Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta |
author |
Leal, Nathalia Luisa Melo |
author_facet |
Leal, Nathalia Luisa Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Nathalia Luisa Melo |
contributor_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Livro didático Números inteiros Pesquisa bibliográfica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Números inteiros Pesquisa bibliográfica |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar livros didáticos de matemática do 7º ano do ensino fundamental, no que se refere às abordagens trabalhadas por seus autores quanto aos conceitos de números inteiros, observando nos capítulos destinados a apresentação deste assunto, a presença e a forma de abordagem dada aos critérios de análise que estabelecemos. Esses critérios foram estabelecidos baseados em uma busca bibliográfica a cerca do tema. Procuramos saber o que documentos oficiais dizem sobre a maneira como devem ser abordados os conceitos de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental, e o que trabalhos desenvolvidos sobre números inteiros e/ou livros didáticos, apresentaram em seus resultados. Com essa pesquisa, elaboramos critérios para a análise e a escolha dos livros didáticos que utilizamos. A partir dos critérios estabelecidos, escolhemos quatro livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, para analisarmos as diferentes abordagens utilizadas na apresentação dos conceitos de números inteiros, nos capítulos destinados a este assunto. Com o desenvolvimento desta pesquisa, percebemos que a abordagem dos conceitos de números inteiros apresentadas nos livros didáticos analisados, em geral foi satisfatória, porém os professores devem ficar atentos ao adotarem apenas um livro didático para abordar este assunto, pois observamos que há livros que apresentam muito bem alguns conceitos, mas passam despercebidos em outros |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:41:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:41:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Leal, Nathalia Luisa Melo. Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35195 |
identifier_str_mv |
Leal, Nathalia Luisa Melo. Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35195/1/NATHALIA%20LUISA%20MELO%20LEAL.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35195/2/NATHALIA%20LUISA%20MELO%20LEAL.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35195/3/NATHALIA%20LUISA%20MELO%20LEAL.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
551d489508474b4a2825dbbac146f77f 0514fd7fbf10776a6083b91607c746cb 82eabc24363163d5e0fd08637ea943cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277919174852608 |