Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Nathalia Luisa Melo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35195
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar livros didáticos de matemática do 7º ano do ensino fundamental, no que se refere às abordagens trabalhadas por seus autores quanto aos conceitos de números inteiros, observando nos capítulos destinados a apresentação deste assunto, a presença e a forma de abordagem dada aos critérios de análise que estabelecemos. Esses critérios foram estabelecidos baseados em uma busca bibliográfica a cerca do tema. Procuramos saber o que documentos oficiais dizem sobre a maneira como devem ser abordados os conceitos de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental, e o que trabalhos desenvolvidos sobre números inteiros e/ou livros didáticos, apresentaram em seus resultados. Com essa pesquisa, elaboramos critérios para a análise e a escolha dos livros didáticos que utilizamos. A partir dos critérios estabelecidos, escolhemos quatro livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, para analisarmos as diferentes abordagens utilizadas na apresentação dos conceitos de números inteiros, nos capítulos destinados a este assunto. Com o desenvolvimento desta pesquisa, percebemos que a abordagem dos conceitos de números inteiros apresentadas nos livros didáticos analisados, em geral foi satisfatória, porém os professores devem ficar atentos ao adotarem apenas um livro didático para abordar este assunto, pois observamos que há livros que apresentam muito bem alguns conceitos, mas passam despercebidos em outros
id PUC_SP-1_340739e272b57b5b7c0f6c04465ca00c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35195
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira daLeal, Nathalia Luisa Melo2023-07-05T19:41:22Z2023-07-05T19:41:22Z2010-12-18Leal, Nathalia Luisa Melo. Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35195Esta pesquisa tem como objetivo analisar livros didáticos de matemática do 7º ano do ensino fundamental, no que se refere às abordagens trabalhadas por seus autores quanto aos conceitos de números inteiros, observando nos capítulos destinados a apresentação deste assunto, a presença e a forma de abordagem dada aos critérios de análise que estabelecemos. Esses critérios foram estabelecidos baseados em uma busca bibliográfica a cerca do tema. Procuramos saber o que documentos oficiais dizem sobre a maneira como devem ser abordados os conceitos de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental, e o que trabalhos desenvolvidos sobre números inteiros e/ou livros didáticos, apresentaram em seus resultados. Com essa pesquisa, elaboramos critérios para a análise e a escolha dos livros didáticos que utilizamos. A partir dos critérios estabelecidos, escolhemos quatro livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, para analisarmos as diferentes abordagens utilizadas na apresentação dos conceitos de números inteiros, nos capítulos destinados a este assunto. Com o desenvolvimento desta pesquisa, percebemos que a abordagem dos conceitos de números inteiros apresentadas nos livros didáticos analisados, em geral foi satisfatória, porém os professores devem ficar atentos ao adotarem apenas um livro didático para abordar este assunto, pois observamos que há livros que apresentam muito bem alguns conceitos, mas passam despercebidos em outrosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivro didáticoNúmeros inteirosPesquisa bibliográficaUma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamentainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALNATHALIA LUISA MELO LEAL.pdfapplication/pdf5132536https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35195/1/NATHALIA%20LUISA%20MELO%20LEAL.pdf551d489508474b4a2825dbbac146f77fMD51TEXTNATHALIA LUISA MELO LEAL.pdf.txtNATHALIA LUISA MELO LEAL.pdf.txtExtracted texttext/plain115961https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35195/2/NATHALIA%20LUISA%20MELO%20LEAL.pdf.txt0514fd7fbf10776a6083b91607c746cbMD52THUMBNAILNATHALIA LUISA MELO LEAL.pdf.jpgNATHALIA LUISA MELO LEAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35195/3/NATHALIA%20LUISA%20MELO%20LEAL.pdf.jpg82eabc24363163d5e0fd08637ea943cfMD53handle/351952023-07-06 01:32:48.72oai:repositorio.pucsp.br:handle/35195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:32:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta
title Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta
spellingShingle Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta
Leal, Nathalia Luisa Melo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Livro didático
Números inteiros
Pesquisa bibliográfica
title_short Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta
title_full Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta
title_fullStr Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta
title_full_unstemmed Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta
title_sort Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta
author Leal, Nathalia Luisa Melo
author_facet Leal, Nathalia Luisa Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Nathalia Luisa Melo
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Livro didático
Números inteiros
Pesquisa bibliográfica
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Números inteiros
Pesquisa bibliográfica
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar livros didáticos de matemática do 7º ano do ensino fundamental, no que se refere às abordagens trabalhadas por seus autores quanto aos conceitos de números inteiros, observando nos capítulos destinados a apresentação deste assunto, a presença e a forma de abordagem dada aos critérios de análise que estabelecemos. Esses critérios foram estabelecidos baseados em uma busca bibliográfica a cerca do tema. Procuramos saber o que documentos oficiais dizem sobre a maneira como devem ser abordados os conceitos de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental, e o que trabalhos desenvolvidos sobre números inteiros e/ou livros didáticos, apresentaram em seus resultados. Com essa pesquisa, elaboramos critérios para a análise e a escolha dos livros didáticos que utilizamos. A partir dos critérios estabelecidos, escolhemos quatro livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, para analisarmos as diferentes abordagens utilizadas na apresentação dos conceitos de números inteiros, nos capítulos destinados a este assunto. Com o desenvolvimento desta pesquisa, percebemos que a abordagem dos conceitos de números inteiros apresentadas nos livros didáticos analisados, em geral foi satisfatória, porém os professores devem ficar atentos ao adotarem apenas um livro didático para abordar este assunto, pois observamos que há livros que apresentam muito bem alguns conceitos, mas passam despercebidos em outros
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:41:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:41:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Leal, Nathalia Luisa Melo. Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35195
identifier_str_mv Leal, Nathalia Luisa Melo. Uma análise das diferentes abordagens dos conceitos de números inteiros em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamenta. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35195/1/NATHALIA%20LUISA%20MELO%20LEAL.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35195/2/NATHALIA%20LUISA%20MELO%20LEAL.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35195/3/NATHALIA%20LUISA%20MELO%20LEAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 551d489508474b4a2825dbbac146f77f
0514fd7fbf10776a6083b91607c746cb
82eabc24363163d5e0fd08637ea943cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277919174852608