Era uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18584 |
Resumo: | Histórias fascinantes passadas de geração a geração, ainda arrancam suspiros, deixam muitas pessoas com a cabeça nas nuvens e dão explicações sobre os grandes momentos de nossas vidas. Estas histórias são conhecidas como contos de fadas, utilizam uma linguagem simbólica que atinge a mente e a psique do ser humano. Fazem um paralelo entre o real e o imaginário, ou melhor, entre a vida interior e a vida da criança. Passam-se os anos, muda o século, mas o homem continua a gostar de escutar os contos de fadas. As crianças se apaixonam pelos heróis, morrem de medo da malvada da bruxa e ficam encantadas com o final surpreendente dos contos de fadas E eles viveram felizes para sempre . Daí a minha inquietação, que me fez saber o que os contos de fadas influenciam no desenvolvimento das crianças? Será que eles estão contribuindo na formação da personalidade delas? Foram tantas indagações com apenas três objetivos: o primeiro era compreender o que os teóricos como Freud e Jung diziam sobre os contos de fadas, refletindo os principais conteúdos abordados numa história, no caso a escolhida seria A Bela Adormecida . O segundo objetivo era entender como surgiram os contos e por fim, se existe de fato uma maneira certa de contá-los. O que conclui com o meu estudo é que as histórias oferecem um momento único e especial para as crianças. Quanto mais contamos, mais elas conseguem entender sobre si mesma, sobre o mundo e sobre sua família. Ela aprende que a fantasia é necessária e sem ela deixamos de brincar, vemos o mundo de maneira cruel e dolorosa, as histórias não vão garantir a felicidade, o sucesso e muito menos vai dizer que você vai ser feliz para sempre. São metáforas e nos mostram como ver a realidade e como lidar com ela, oferecem soluções que às vezes não conseguimos enxergar por si só. Então conte muitas e muitas histórias e permita que suas crianças se aventurem num mundo de magia e de faz-de-conta |
id |
PUC_SP-1_386f0b389dd9b10fabe3e62e59700196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18584 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Carneiro, Maria Angela BarbatoMiranda, Carolina Itapura de2016-07-28T20:38:52Z2016-04-29T14:50:06Z2007-11-27Miranda, Carolina Itapura de. Era uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança. 2007. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18584Histórias fascinantes passadas de geração a geração, ainda arrancam suspiros, deixam muitas pessoas com a cabeça nas nuvens e dão explicações sobre os grandes momentos de nossas vidas. Estas histórias são conhecidas como contos de fadas, utilizam uma linguagem simbólica que atinge a mente e a psique do ser humano. Fazem um paralelo entre o real e o imaginário, ou melhor, entre a vida interior e a vida da criança. Passam-se os anos, muda o século, mas o homem continua a gostar de escutar os contos de fadas. As crianças se apaixonam pelos heróis, morrem de medo da malvada da bruxa e ficam encantadas com o final surpreendente dos contos de fadas E eles viveram felizes para sempre . Daí a minha inquietação, que me fez saber o que os contos de fadas influenciam no desenvolvimento das crianças? Será que eles estão contribuindo na formação da personalidade delas? Foram tantas indagações com apenas três objetivos: o primeiro era compreender o que os teóricos como Freud e Jung diziam sobre os contos de fadas, refletindo os principais conteúdos abordados numa história, no caso a escolhida seria A Bela Adormecida . O segundo objetivo era entender como surgiram os contos e por fim, se existe de fato uma maneira certa de contá-los. O que conclui com o meu estudo é que as histórias oferecem um momento único e especial para as crianças. Quanto mais contamos, mais elas conseguem entender sobre si mesma, sobre o mundo e sobre sua família. Ela aprende que a fantasia é necessária e sem ela deixamos de brincar, vemos o mundo de maneira cruel e dolorosa, as histórias não vão garantir a felicidade, o sucesso e muito menos vai dizer que você vai ser feliz para sempre. São metáforas e nos mostram como ver a realidade e como lidar com ela, oferecem soluções que às vezes não conseguimos enxergar por si só. Então conte muitas e muitas histórias e permita que suas crianças se aventurem num mundo de magia e de faz-de-contaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35674/Carolina%20Itapura%20de%20Miranda.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOContos de fadasPsicanáliseDesenvolvimento infantilPsicologia analíticaEra uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCarolina Itapura de Miranda.pdf.txtCarolina Itapura de Miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain147783https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18584/3/Carolina%20Itapura%20de%20Miranda.pdf.txtd3e7f7b683204af929a988228a336cb9MD53THUMBNAILCarolina Itapura de Miranda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2736https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18584/1/Carolina%20Itapura%20de%20Miranda.pdf.jpgad88077d1712f37f8e9162c1c0d08c52MD51ORIGINALCarolina Itapura de Miranda.pdfapplication/pdf497699https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18584/2/Carolina%20Itapura%20de%20Miranda.pdf3b9a0c83b8dfa013f9449c0bd663a7c9MD52handle/185842023-06-27 09:15:08.252oai:repositorio.pucsp.br:handle/18584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-27T12:15:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Era uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança |
title |
Era uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança |
spellingShingle |
Era uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança Miranda, Carolina Itapura de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Contos de fadas Psicanálise Desenvolvimento infantil Psicologia analítica |
title_short |
Era uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança |
title_full |
Era uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança |
title_fullStr |
Era uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança |
title_full_unstemmed |
Era uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança |
title_sort |
Era uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança |
author |
Miranda, Carolina Itapura de |
author_facet |
Miranda, Carolina Itapura de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carneiro, Maria Angela Barbato |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Carolina Itapura de |
contributor_str_mv |
Carneiro, Maria Angela Barbato |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Contos de fadas Psicanálise Desenvolvimento infantil Psicologia analítica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contos de fadas Psicanálise Desenvolvimento infantil Psicologia analítica |
description |
Histórias fascinantes passadas de geração a geração, ainda arrancam suspiros, deixam muitas pessoas com a cabeça nas nuvens e dão explicações sobre os grandes momentos de nossas vidas. Estas histórias são conhecidas como contos de fadas, utilizam uma linguagem simbólica que atinge a mente e a psique do ser humano. Fazem um paralelo entre o real e o imaginário, ou melhor, entre a vida interior e a vida da criança. Passam-se os anos, muda o século, mas o homem continua a gostar de escutar os contos de fadas. As crianças se apaixonam pelos heróis, morrem de medo da malvada da bruxa e ficam encantadas com o final surpreendente dos contos de fadas E eles viveram felizes para sempre . Daí a minha inquietação, que me fez saber o que os contos de fadas influenciam no desenvolvimento das crianças? Será que eles estão contribuindo na formação da personalidade delas? Foram tantas indagações com apenas três objetivos: o primeiro era compreender o que os teóricos como Freud e Jung diziam sobre os contos de fadas, refletindo os principais conteúdos abordados numa história, no caso a escolhida seria A Bela Adormecida . O segundo objetivo era entender como surgiram os contos e por fim, se existe de fato uma maneira certa de contá-los. O que conclui com o meu estudo é que as histórias oferecem um momento único e especial para as crianças. Quanto mais contamos, mais elas conseguem entender sobre si mesma, sobre o mundo e sobre sua família. Ela aprende que a fantasia é necessária e sem ela deixamos de brincar, vemos o mundo de maneira cruel e dolorosa, as histórias não vão garantir a felicidade, o sucesso e muito menos vai dizer que você vai ser feliz para sempre. São metáforas e nos mostram como ver a realidade e como lidar com ela, oferecem soluções que às vezes não conseguimos enxergar por si só. Então conte muitas e muitas histórias e permita que suas crianças se aventurem num mundo de magia e de faz-de-conta |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-28T20:38:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-29T14:50:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Miranda, Carolina Itapura de. Era uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança. 2007. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18584 |
identifier_str_mv |
Miranda, Carolina Itapura de. Era uma vez...: a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança. 2007. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18584/3/Carolina%20Itapura%20de%20Miranda.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18584/1/Carolina%20Itapura%20de%20Miranda.pdf.jpg https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18584/2/Carolina%20Itapura%20de%20Miranda.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3e7f7b683204af929a988228a336cb9 ad88077d1712f37f8e9162c1c0d08c52 3b9a0c83b8dfa013f9449c0bd663a7c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277838259388416 |