O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16010 |
Resumo: | Interviewing high school students in a public school of São Paulo, we could verify the meanings these students attribute to Elementary and High School. All students of a São Paulo public High School Third Year were interviewed and Education Official documents were analysed. Official legislation says that High School must prepare students for University and future entry into the labor market. At the vocational course, in turn, is given the specific task of preparing for labor market. Finding a job appears as one of the concerns of these young people finishing high school and those students, recognizing the precarious education received at school, seek other places for training. Considering the apparent lack of articulation between official legislation and the current reality, the students see in work and in other educational spaces, the possibility to supplement the education received at school and opportunities to obtain professional qualifications to provide access to the labor market |
id |
PUC_SP-1_3a330ee30e8dadc166aadbfe887342af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16010 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Placco, Vera Maria Nigro de Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489690J0Barbosa, Rafael Conde2016-04-28T20:56:26Z2011-10-192011-10-11Barbosa, Rafael Conde. O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16010Interviewing high school students in a public school of São Paulo, we could verify the meanings these students attribute to Elementary and High School. All students of a São Paulo public High School Third Year were interviewed and Education Official documents were analysed. Official legislation says that High School must prepare students for University and future entry into the labor market. At the vocational course, in turn, is given the specific task of preparing for labor market. Finding a job appears as one of the concerns of these young people finishing high school and those students, recognizing the precarious education received at school, seek other places for training. Considering the apparent lack of articulation between official legislation and the current reality, the students see in work and in other educational spaces, the possibility to supplement the education received at school and opportunities to obtain professional qualifications to provide access to the labor marketBaseado em falas de alunos do 3o Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo, procurou-se verificar os significados atribuídos pelos jovens à Educação Básica e ao Ensino Médio. Optou-se, para realizar esta pesquisa, por aplicar um questionário a todos os alunos que estivessem cursando o 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública da zona sul de SP e analisar alguns documentos oficiais que tratam da especificidade conferida a este nível de ensino. De acordo com a legislação oficial, compete ao Ensino Médio preparar o jovem para a continuidade dos estudos em nível superior e o futuro ingresso no mercado de trabalho. Dentre as respostas oferecidas pelos estudantes, constatou-se que o ingresso no mercado de trabalho figura como uma das preocupações centrais dos jovens que concluem o Ensino Médio. Verificou-se que embora os jovens teçam considerações positivas sobre a Escola e o Ensino Médio, eles esperam que a educação oferecida por esta instituição esteja de acordo com as suas reais necessidades e preocupações. Esses alunos, ao reconhecerem a precariedade do ensino recebido na escola, buscam outros espaços de formação, como cursos profissionalizantes e o próprio trabalho. O jovem confere ao curso profissionalizante a função específica de preparação para o mercado de trabalho. Este aluno, indica que a escola figura como um local positivo de aprendizagem e convivência, porém, o modo como a escola relaciona os conteúdos trabalhados com o cotidiano não possibilita que eles executem de maneira satisfatória o que está expresso na legislação, no que se refere as funções específicas para o Ensino Médio. Estes estudantes desejam também que, ao ingressar no mercado de trabalho, este lhes proporcione independência, renda para auxiliar a família e adquirir os bens que desejamConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32225/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaEnsino médioJuventudeTrabalhoHigh SchoolYoung peopleWorkCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALO significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRafael Conde Barbosa.pdf.txtRafael Conde Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain248009https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16010/3/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdf.txtccade30c8742596ade11d74b01c81baeMD53ORIGINALRafael Conde Barbosa.pdfapplication/pdf1317217https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16010/1/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdff590fc8116644e1023e34d6294a06edeMD51THUMBNAILRafael Conde Barbosa.pdf.jpgRafael Conde Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3851https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16010/2/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdf.jpg7d30f3adef62311118edf4ffec60f96fMD52handle/160102022-04-27 15:10:14.558oai:repositorio.pucsp.br:handle/16010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:10:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo |
title |
O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo |
spellingShingle |
O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo Barbosa, Rafael Conde Ensino médio Juventude Trabalho High School Young people Work CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo |
title_full |
O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo |
title_fullStr |
O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo |
title_full_unstemmed |
O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo |
title_sort |
O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo |
author |
Barbosa, Rafael Conde |
author_facet |
Barbosa, Rafael Conde |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Placco, Vera Maria Nigro de Souza |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489690J0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Rafael Conde |
contributor_str_mv |
Placco, Vera Maria Nigro de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Juventude Trabalho |
topic |
Ensino médio Juventude Trabalho High School Young people Work CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
High School Young people Work |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Interviewing high school students in a public school of São Paulo, we could verify the meanings these students attribute to Elementary and High School. All students of a São Paulo public High School Third Year were interviewed and Education Official documents were analysed. Official legislation says that High School must prepare students for University and future entry into the labor market. At the vocational course, in turn, is given the specific task of preparing for labor market. Finding a job appears as one of the concerns of these young people finishing high school and those students, recognizing the precarious education received at school, seek other places for training. Considering the apparent lack of articulation between official legislation and the current reality, the students see in work and in other educational spaces, the possibility to supplement the education received at school and opportunities to obtain professional qualifications to provide access to the labor market |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-10-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-10-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:56:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Barbosa, Rafael Conde. O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16010 |
identifier_str_mv |
Barbosa, Rafael Conde. O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16010/3/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16010/1/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16010/2/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ccade30c8742596ade11d74b01c81bae f590fc8116644e1023e34d6294a06ede 7d30f3adef62311118edf4ffec60f96f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277773912473600 |