Análise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26267 |
Resumo: | A entrada na vida acadêmica é marcada por grandes mudanças na vida do estudante que deve se adaptar a novas demandas, compromissos e rotinas, que podem se mostrar exigentes para essa população. Sendo assim, esse período que pode ser marcado por um grande desenvolvimento do jovem em seus diferentes âmbitos, acaba se tornando fonte de diferentes estressores que colocam sua saúde mental em risco, algo que foi mostrado em diferentes estudos, principalmente entre estudantes da área da saúde. Assim, o objetivo desse estudo é fazer uma análise dos estressores que podem ser encontrados no ambiente acadêmico e como eles podem afetar o desenvolvimento psicossocial de quatro das etapas de desenvolvimento de universitários (desenvolver a competência, lidar com as emoções, da autonomia à interdependência e desenvolver relacionamentos interpessoais maduros). Os participantes foram estudantes do terceiro ano do curso de Psicologia da PUC-SP. Sob a ótica da abordagem do Desenvolvimento Psicossocial, os dados foram obtidos online via Questionário de Vivências acadêmicas na sua versão reduzida (QVA-r), constituído por 55 itens em uma escala com pontuações do tipo escala likert de cinco pontos, que medem cinco dimensões da vivência universitária sendo elas: Pessoal, Interpessoal, Carreira, Estudo e Institucional, além de um questionário complementar para verificar diferentes estressores. Os resultados mostraram que a dimensão pessoal foi a única a dar resultados preocupantes, mostrando a dificuldade dos alunos em lidar com suas emoções e o excesso de sentimentos de angústia e ansiedade. Os estressores mais presentes para esses alunos foram sentir-se sozinho em casa, não receber apoio dos pais, que apareceram correlacionados com as piores notas na dimensão pessoal, e o aumento de consumo de álcool e maconha após a entrada na universidade. Conclui-se que a universidade poderia criar formas de intervenções que dessem o apoio a esses alunos para evitar que esses estressores encontrados prejudiquem sua saúde mental, tendo assim um importante papel de suporte social para esses jovens |
id |
PUC_SP-1_3e74b966a69b9c9a0a954d370ef6780e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/26267 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Rubano, Denize Rosanahttp://lattes.cnpq.br/5204906422641878Souza, Fábio Marcondes de2022-06-17T21:01:21Z2022-06-17T21:01:21Z2021-12-01Souza, Fábio Marcondes de. Análise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26267A entrada na vida acadêmica é marcada por grandes mudanças na vida do estudante que deve se adaptar a novas demandas, compromissos e rotinas, que podem se mostrar exigentes para essa população. Sendo assim, esse período que pode ser marcado por um grande desenvolvimento do jovem em seus diferentes âmbitos, acaba se tornando fonte de diferentes estressores que colocam sua saúde mental em risco, algo que foi mostrado em diferentes estudos, principalmente entre estudantes da área da saúde. Assim, o objetivo desse estudo é fazer uma análise dos estressores que podem ser encontrados no ambiente acadêmico e como eles podem afetar o desenvolvimento psicossocial de quatro das etapas de desenvolvimento de universitários (desenvolver a competência, lidar com as emoções, da autonomia à interdependência e desenvolver relacionamentos interpessoais maduros). Os participantes foram estudantes do terceiro ano do curso de Psicologia da PUC-SP. Sob a ótica da abordagem do Desenvolvimento Psicossocial, os dados foram obtidos online via Questionário de Vivências acadêmicas na sua versão reduzida (QVA-r), constituído por 55 itens em uma escala com pontuações do tipo escala likert de cinco pontos, que medem cinco dimensões da vivência universitária sendo elas: Pessoal, Interpessoal, Carreira, Estudo e Institucional, além de um questionário complementar para verificar diferentes estressores. Os resultados mostraram que a dimensão pessoal foi a única a dar resultados preocupantes, mostrando a dificuldade dos alunos em lidar com suas emoções e o excesso de sentimentos de angústia e ansiedade. Os estressores mais presentes para esses alunos foram sentir-se sozinho em casa, não receber apoio dos pais, que apareceram correlacionados com as piores notas na dimensão pessoal, e o aumento de consumo de álcool e maconha após a entrada na universidade. Conclui-se que a universidade poderia criar formas de intervenções que dessem o apoio a esses alunos para evitar que esses estressores encontrados prejudiquem sua saúde mental, tendo assim um importante papel de suporte social para esses jovensporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPrevenção em saúde mentalEstudantes universitáriosTranstornos mentaisAnálise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFabio Marcondes de Souza.pdfapplication/pdf1376162https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26267/1/Fabio%20Marcondes%20de%20Souza.pdfc33af60ace8ca80fdae264f711dc2074MD51TEXTFabio Marcondes de Souza.pdf.txtFabio Marcondes de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain123693https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26267/2/Fabio%20Marcondes%20de%20Souza.pdf.txt61fbeb453ade75c0e39c1220638912baMD52THUMBNAILFabio Marcondes de Souza.pdf.jpgFabio Marcondes de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26267/3/Fabio%20Marcondes%20de%20Souza.pdf.jpg532b38d0cbe19e3b66dbe9ef72e1ffccMD53handle/262672022-09-30 18:29:21.068oai:repositorio.pucsp.br:handle/26267Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:29:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SP |
title |
Análise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SP |
spellingShingle |
Análise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SP Souza, Fábio Marcondes de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Prevenção em saúde mental Estudantes universitários Transtornos mentais |
title_short |
Análise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SP |
title_full |
Análise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SP |
title_fullStr |
Análise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SP |
title_full_unstemmed |
Análise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SP |
title_sort |
Análise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SP |
author |
Souza, Fábio Marcondes de |
author_facet |
Souza, Fábio Marcondes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rubano, Denize Rosana |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5204906422641878 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Fábio Marcondes de |
contributor_str_mv |
Rubano, Denize Rosana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Prevenção em saúde mental Estudantes universitários Transtornos mentais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prevenção em saúde mental Estudantes universitários Transtornos mentais |
description |
A entrada na vida acadêmica é marcada por grandes mudanças na vida do estudante que deve se adaptar a novas demandas, compromissos e rotinas, que podem se mostrar exigentes para essa população. Sendo assim, esse período que pode ser marcado por um grande desenvolvimento do jovem em seus diferentes âmbitos, acaba se tornando fonte de diferentes estressores que colocam sua saúde mental em risco, algo que foi mostrado em diferentes estudos, principalmente entre estudantes da área da saúde. Assim, o objetivo desse estudo é fazer uma análise dos estressores que podem ser encontrados no ambiente acadêmico e como eles podem afetar o desenvolvimento psicossocial de quatro das etapas de desenvolvimento de universitários (desenvolver a competência, lidar com as emoções, da autonomia à interdependência e desenvolver relacionamentos interpessoais maduros). Os participantes foram estudantes do terceiro ano do curso de Psicologia da PUC-SP. Sob a ótica da abordagem do Desenvolvimento Psicossocial, os dados foram obtidos online via Questionário de Vivências acadêmicas na sua versão reduzida (QVA-r), constituído por 55 itens em uma escala com pontuações do tipo escala likert de cinco pontos, que medem cinco dimensões da vivência universitária sendo elas: Pessoal, Interpessoal, Carreira, Estudo e Institucional, além de um questionário complementar para verificar diferentes estressores. Os resultados mostraram que a dimensão pessoal foi a única a dar resultados preocupantes, mostrando a dificuldade dos alunos em lidar com suas emoções e o excesso de sentimentos de angústia e ansiedade. Os estressores mais presentes para esses alunos foram sentir-se sozinho em casa, não receber apoio dos pais, que apareceram correlacionados com as piores notas na dimensão pessoal, e o aumento de consumo de álcool e maconha após a entrada na universidade. Conclui-se que a universidade poderia criar formas de intervenções que dessem o apoio a esses alunos para evitar que esses estressores encontrados prejudiquem sua saúde mental, tendo assim um importante papel de suporte social para esses jovens |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-17T21:01:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-17T21:01:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Souza, Fábio Marcondes de. Análise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26267 |
identifier_str_mv |
Souza, Fábio Marcondes de. Análise da passagem do ensino médio para o ensino superior e a prevenção em saúde mental: um estudo sobre os alunos do terceiro ano de Psicologia da PUC/SP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26267/1/Fabio%20Marcondes%20de%20Souza.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26267/2/Fabio%20Marcondes%20de%20Souza.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26267/3/Fabio%20Marcondes%20de%20Souza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c33af60ace8ca80fdae264f711dc2074 61fbeb453ade75c0e39c1220638912ba 532b38d0cbe19e3b66dbe9ef72e1ffcc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277999412936704 |