A arte é um comentário sobre o mundo: uma interlocução entre a psicanálise e as obras de Barbara Kruger
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29057 |
Resumo: | Este trabalho nasceu de uma interrogação sobre a possibilidade de realizar uma articulação entre psicanálise e arte. A maneira de aproximação da psicanálise com a arte feita aqui é menos uma questão de interpretação - que estabeleceria uma verdade sobre a obra ou o autor e uma justificação da própria teoria - e do que um desafio de interpenetração. Para efetuar essa pesquisa, foi feito um levantamento na literatura sobre as possíveis interlocuções entre psicanálise e arte, bem como textos acerca de arte contemporânea e o trabalho da artista plástica Barbara Kruger. Considerando a arte contemporânea como produtora e questionadora de sentidos na sociedade, a intersecção feita entre psicanálise e a arte de Kruger discutida é no sentido de explicitar as visões de psicanalistas e da artista plástica sobre o mundo, contrapondo-as não de maneira a que soem complementares e explicativas umas das outras, mas como visões que podem abrir um campo de discussão entre si, e principalmente, um campo de discussão sobre o mundo de hoje. O trabalho de Kruger, seu projeto poético - princípios éticos e estéticos que direcionam o fazer do artista bem como seu momento histórico e cultural - discute o poder das imagens e signos de afetar as estruturas sociais. Sua arte é preocupada com o modo pelo qual nossos pensamentos, atitudes e desejos são determinados pelo que a sociedade dita. Kruger propõe intervir em representações estereotípicas, quebrando seu domínio, e clareando um local para um reconhecer. Para pensarmos possíveis intersecções na discussão trazida por Kruger e a psicanálise, dez obras são apresentadas e discutidas não de forma separada, mas focando na impressão geral passada por elas, bem como as características e construções que as assemelham entre si e que as tornam “parte do todo” do projeto poético da artista. Este comentário será feito à luz de alguns conceitos chaves como: a sociedade de consumo, linguagem – enquanto instância transmissora de normas e decretos sociais-, o estádio do Espelho – enquanto possibilitador de formação de uma imagem de si-, a pulsão escópica e a sociedade escópica, entre outros |
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