Satisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serva, João Renato Pacce Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40289
Resumo: The supermarket retail market in the world had to go through strong changes to be able to aggregate to their customers during the pandemic and in Brazil it was no different. The chains had to reinvent themselves to be able to efficiently serve their customers who, at that moment, could only make their purchases online, through e-commerce. But are the customers who liked and preferred to continue with this way of consumption behavior is satisfied with the service that is being offered? To answer this question, a field research was carried out, through a questionnaire, based on the e-SQ (electronic Service Quality) parameterization model.​​ Based on eight of the eleven dimensions set by the model, adaptations were made in order to better meet the parameters of the supermarket sector's e-commerce model. The result was a questionnaire with three questions for each of the six resulting dimensions
id PUC_SP-1_403fbbee4269bc53e320f20ad31c87de
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/40289
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Yue, Gin KwanRodrigues, José IescaServa, João Renato Pacce Pinto2023-12-05T14:42:47Z2023-12-05T14:42:47Z2023-06-27Serva, João Renato Pacce Pinto. Satisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40289The supermarket retail market in the world had to go through strong changes to be able to aggregate to their customers during the pandemic and in Brazil it was no different. The chains had to reinvent themselves to be able to efficiently serve their customers who, at that moment, could only make their purchases online, through e-commerce. But are the customers who liked and preferred to continue with this way of consumption behavior is satisfied with the service that is being offered? To answer this question, a field research was carried out, through a questionnaire, based on the e-SQ (electronic Service Quality) parameterization model.​​ Based on eight of the eleven dimensions set by the model, adaptations were made in order to better meet the parameters of the supermarket sector's e-commerce model. The result was a questionnaire with three questions for each of the six resulting dimensions​O mercado de varejo supermercadista no mundo teve de passar por fortes mudanças para conseguir agregar aos seus clientes durante a pandemia e no Brasil não foi diferente. As redes tiveram de se reinventar para conseguir atender de forma eficiente seus clientes que, naquele momento, podiam realizar suas compras apenas de forma on-line, através do e-commerce. Mas será que os clientes que de fato gostaram e preferiram continuar consumindo através dessa adaptação de comportamento de consumo estão satisfeitos com o serviço que lhes está sendo oferecido? Para responder essa pergunta foi realizada uma pesquisa de campo, através de um questionário, com base no modelo de parametrização da qualidade em serviços eletrônicos, o e-SQ (eletronic Service Quality).​​A partir de oito das onze dimensões colocadas pelo modelo, foram feitas adaptações pensadas para melhor atender os parâmetros do modelo de e-commerce do setor supermercadista. O resultado foi um questionário com três perguntas para cada uma das seis dimensões resultantesporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em AdministraçãoPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOVarejoSetor supermercadistaQualidade de serviçosSatisfação do clienteRetailSupermarket sectorService qualityCustomer satisfactionSatisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJoão Renato Pacce Pinto Serva - TCC.pdfapplication/pdf1170639https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40289/1/Jo%c3%a3o%20Renato%20Pacce%20Pinto%20Serva%20-%20TCC.pdfb23135e16485bc8759f5698ff2408243MD51TEXTJoão Renato Pacce Pinto Serva - TCC.pdf.txtJoão Renato Pacce Pinto Serva - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain72039https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40289/2/Jo%c3%a3o%20Renato%20Pacce%20Pinto%20Serva%20-%20TCC.pdf.txt645cdec6454b9ff3d0e62d9ed14aff3cMD52THUMBNAILJoão Renato Pacce Pinto Serva - TCC.pdf.jpgJoão Renato Pacce Pinto Serva - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40289/3/Jo%c3%a3o%20Renato%20Pacce%20Pinto%20Serva%20-%20TCC.pdf.jpg5febf2075b17fa1a990c4486bbe81dc7MD53handle/402892023-12-06 01:04:21.679oai:repositorio.pucsp.br:handle/40289Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-12-06T04:04:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiro
title Satisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiro
spellingShingle Satisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiro
Serva, João Renato Pacce Pinto
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Varejo
Setor supermercadista
Qualidade de serviços
Satisfação do cliente
Retail
Supermarket sector
Service quality
Customer satisfaction
title_short Satisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiro
title_full Satisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiro
title_fullStr Satisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiro
title_full_unstemmed Satisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiro
title_sort Satisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiro
author Serva, João Renato Pacce Pinto
author_facet Serva, João Renato Pacce Pinto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Yue, Gin Kwan
Rodrigues, José Iesca
dc.contributor.author.fl_str_mv Serva, João Renato Pacce Pinto
contributor_str_mv Yue, Gin Kwan
Rodrigues, José Iesca
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Varejo
Setor supermercadista
Qualidade de serviços
Satisfação do cliente
Retail
Supermarket sector
Service quality
Customer satisfaction
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo
Setor supermercadista
Qualidade de serviços
Satisfação do cliente
dc.subject.eng.fl_str_mv Retail
Supermarket sector
Service quality
Customer satisfaction
description The supermarket retail market in the world had to go through strong changes to be able to aggregate to their customers during the pandemic and in Brazil it was no different. The chains had to reinvent themselves to be able to efficiently serve their customers who, at that moment, could only make their purchases online, through e-commerce. But are the customers who liked and preferred to continue with this way of consumption behavior is satisfied with the service that is being offered? To answer this question, a field research was carried out, through a questionnaire, based on the e-SQ (electronic Service Quality) parameterization model.​​ Based on eight of the eleven dimensions set by the model, adaptations were made in order to better meet the parameters of the supermarket sector's e-commerce model. The result was a questionnaire with three questions for each of the six resulting dimensions
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-05T14:42:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-05T14:42:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Serva, João Renato Pacce Pinto. Satisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40289
identifier_str_mv Serva, João Renato Pacce Pinto. Satisfação do consumidor de ecommerce supermercadista brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40289/1/Jo%c3%a3o%20Renato%20Pacce%20Pinto%20Serva%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40289/2/Jo%c3%a3o%20Renato%20Pacce%20Pinto%20Serva%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40289/3/Jo%c3%a3o%20Renato%20Pacce%20Pinto%20Serva%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b23135e16485bc8759f5698ff2408243
645cdec6454b9ff3d0e62d9ed14aff3c
5febf2075b17fa1a990c4486bbe81dc7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796204373016576