Como as crianças que vivenciaram a separação dos pais compreendem tal situação: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strimber, Caroline Ferenczi
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18749
Resumo: Esse estudo tem como objetivo vislumbrar como crianças que vivenciaram a separação dos pais compreendem essa situação. Como elaboram a nova configuração familiar, e como vai ser significado e entendido a possível dor e sofrimento dessa vivência. A pesquisa foi realizada através da análise de um estudo de caso de uma criança paulistana, de 7 anos de idade, que vivenciou a separação dos pais há três anos atrás. Para tanto a metodologia utilizada foi a análise de entrevistas semi-dirigidas realizadas separadamente com os pais da criança a fim de elucidar o contexto desta família - união do casal, construção familiar e separação. E com a criança, aplicação do Procedimento de Desenho de Família com Estória. A análise dos dados foi baseada no referencial teórico da psicanálise, através da interpretação dos conteúdos emergentes nos encontros. Os resultados apontam que a criança mantém a representação do núcleo familiar interno sem quebras ou intrusões após a separação dos pais. Sentimentos de fragilidade, instabilidade e solidão ficaram bastante latentes, por um lado como conseqüência da ruptura familiar, mais também é resultante da cultura em que estão inseridas uma cultura muito individualista e capitalista, na qual o sujeito esta narcisicamente investido
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