O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14696 |
Resumo: | The objective of this dissertation is to recognize the concept of the tragic and the literary role in theatrical script of Toda nudez será castigada (1965), by the Brazilian playwright Nelson Rodrigues. It is intended to characterize the scripted text from the uniqueness of the word to the three-dimensionality of the performance of the word theater, covering many arts in staging: the dialogue, song, dance, music, painting, lighting, etc. In the multiplicity of the scene, we highlight the character and his dialogic speech to achieve the reading of the state of the dramatic hybris, combining actor and spectator by catharsis of passions. Following the thesis Sabato Magaldi (1962), we set the comparison between the tragedy of Racine and the one of Nelson Rodrigues, showing the tragic axis, between reason and passion, the intrigue of the characters in an act of interpretive and analytical approach between the classical and the modern. The difference between both is recognized by the "way" the director leads passion by mediating the dialog of the characters and by mirroring the tragic model of Phèdre of Racine. The recognition achieved by means of dialog has provided a methodological support and reconceptualization of the word rectified on the border of literary language and the performing language of the modern tragic drama of Rodrigues |
id |
PUC_SP-1_41ef25cc4ea635cb5cd015a42597c3bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/14696 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Palo, Maria Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4403177Z8Fantini, Kelly Cristina2016-04-28T19:58:46Z2012-07-202012-06-21Fantini, Kelly Cristina. O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14696The objective of this dissertation is to recognize the concept of the tragic and the literary role in theatrical script of Toda nudez será castigada (1965), by the Brazilian playwright Nelson Rodrigues. It is intended to characterize the scripted text from the uniqueness of the word to the three-dimensionality of the performance of the word theater, covering many arts in staging: the dialogue, song, dance, music, painting, lighting, etc. In the multiplicity of the scene, we highlight the character and his dialogic speech to achieve the reading of the state of the dramatic hybris, combining actor and spectator by catharsis of passions. Following the thesis Sabato Magaldi (1962), we set the comparison between the tragedy of Racine and the one of Nelson Rodrigues, showing the tragic axis, between reason and passion, the intrigue of the characters in an act of interpretive and analytical approach between the classical and the modern. The difference between both is recognized by the "way" the director leads passion by mediating the dialog of the characters and by mirroring the tragic model of Phèdre of Racine. The recognition achieved by means of dialog has provided a methodological support and reconceptualization of the word rectified on the border of literary language and the performing language of the modern tragic drama of RodriguesO objetivo desta dissertação é reconhecer o conceito de trágico e seu papel literário no roteiro teatral de Toda nudez será castigada (1965), do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Pretende-se caracterizar o texto roteirizado a partir da unicidade da palavra à tridimensionalidade da performance da palavra teatral, abrangendo muitas artes na encenação: o diálogo, o canto, a dança, a música, a pintura, a iluminação, etc. Na multiplicidade da cena, destacamos a personagem e sua fala dialógica para alcançar a leitura do estado de hybris dramático, conjugando ator e espectador pela catarse das paixões. Seguindo a tese de Sábato Magaldi (1962), marcamos o confronto entre a tragédia de Racine e a de Nelson Rodrigues, evidenciando o eixo trágico, entre a razão e a paixão, na intriga cruzada das personagens, em ato de aproximação analítica e interpretativa entre o clássico e o moderno. A diferença entre ambos é reconhecida pelo modo como o diretor conduz a paixão pela mediação do diálogo dos personagens e pelo espelhamento aplicado do modelo trágico de Fedra de Racine. Sua resultante nos revelou o modo da transformação do papel do trágico na representação da arquipalavra cultural e social no teatro moderno de Nelson Rodrigues. O reconhecimento alcançado pela via da dialogicidade nos propiciou o suporte metodológico e a reconceituação da palavra reificada na fronteira da linguagem literária e da linguagem performática do teatro trágico moderno rodriguianoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30912/Kelly%20Cristina%20Fantini.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica LiteráriaPUC-SPBRLiteraturaNelson RodriguesDramaturgiaArquipalavraTradiçãoModernidadeTrágicoDramaAncient wordTraditionModernityTragicCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIAO papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTKelly Cristina Fantini.pdf.txtKelly Cristina Fantini.pdf.txtExtracted texttext/plain160145https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14696/3/Kelly%20Cristina%20Fantini.pdf.txt27ba20736961d124f4565561017e4f9aMD53ORIGINALKelly Cristina Fantini.pdfapplication/pdf5088545https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14696/1/Kelly%20Cristina%20Fantini.pdf72b10b9ce1d840b11e6845dadadaef27MD51THUMBNAILKelly Cristina Fantini.pdf.jpgKelly Cristina Fantini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3078https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14696/2/Kelly%20Cristina%20Fantini.pdf.jpgdf60a7beede2b78a58d5f4ddfdc501a7MD52handle/146962022-04-28 11:39:37.256oai:repositorio.pucsp.br:handle/14696Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T14:39:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos |
title |
O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos |
spellingShingle |
O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos Fantini, Kelly Cristina Nelson Rodrigues Dramaturgia Arquipalavra Tradição Modernidade Trágico Drama Ancient word Tradition Modernity Tragic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
title_short |
O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos |
title_full |
O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos |
title_fullStr |
O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos |
title_full_unstemmed |
O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos |
title_sort |
O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos |
author |
Fantini, Kelly Cristina |
author_facet |
Fantini, Kelly Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palo, Maria José |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4403177Z8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fantini, Kelly Cristina |
contributor_str_mv |
Palo, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nelson Rodrigues Dramaturgia Arquipalavra Tradição Modernidade Trágico |
topic |
Nelson Rodrigues Dramaturgia Arquipalavra Tradição Modernidade Trágico Drama Ancient word Tradition Modernity Tragic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Drama Ancient word Tradition Modernity Tragic |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
description |
The objective of this dissertation is to recognize the concept of the tragic and the literary role in theatrical script of Toda nudez será castigada (1965), by the Brazilian playwright Nelson Rodrigues. It is intended to characterize the scripted text from the uniqueness of the word to the three-dimensionality of the performance of the word theater, covering many arts in staging: the dialogue, song, dance, music, painting, lighting, etc. In the multiplicity of the scene, we highlight the character and his dialogic speech to achieve the reading of the state of the dramatic hybris, combining actor and spectator by catharsis of passions. Following the thesis Sabato Magaldi (1962), we set the comparison between the tragedy of Racine and the one of Nelson Rodrigues, showing the tragic axis, between reason and passion, the intrigue of the characters in an act of interpretive and analytical approach between the classical and the modern. The difference between both is recognized by the "way" the director leads passion by mediating the dialog of the characters and by mirroring the tragic model of Phèdre of Racine. The recognition achieved by means of dialog has provided a methodological support and reconceptualization of the word rectified on the border of literary language and the performing language of the modern tragic drama of Rodrigues |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-07-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T19:58:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Fantini, Kelly Cristina. O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14696 |
identifier_str_mv |
Fantini, Kelly Cristina. O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Literatura |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14696/3/Kelly%20Cristina%20Fantini.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14696/1/Kelly%20Cristina%20Fantini.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14696/2/Kelly%20Cristina%20Fantini.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27ba20736961d124f4565561017e4f9a 72b10b9ce1d840b11e6845dadadaef27 df60a7beede2b78a58d5f4ddfdc501a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278026255433728 |