Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Rogéria da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34214
Resumo: O presente texto tem por finalidade apresentar, de forma panorâmica, os aspectos de cosntituem a construção curricular de um currículo escolar, bem como as implicações que se desdobram a partir dos modos de pensar e fazer currículo escolar. Nesse sentido, esse trabalho mostra que o currículo escolar funda-se como forma institucionalizada de seleção e transmissão dos elementos da cultura de uma dada sociedade, o que se vincula estreitamente com o aspecto da qualidade do ensino ofertado e requer, portanto, reflexão sistemática acerca do currículo como elemento de estruturação direta do saber e indireta de validação desse saber no meio social. Existe uma pluralidade de definições para currículo no entanto, mais importante que entender as definições, é identificar os valores implícitos nelas e o campo de abrangência e problematização do termo. Para compreender o currículo, é preciso considerá-lo nas dimensões conceitual e pragmática e gestá-lo com a perspectiva, inclusive, de minoração de desigualdades, como um plano de trabalho que concatena os projetos e as necessidades dos alunos e alunas, com a necessária flexibilidade e, ainda, dispara seus sonhos e aspirações no sentido de tornarem-se homens úteis, conscientes e, porque não, em algum grau, felizes. Este trabalho visa contribuir para a reflexão sobre as possibilidades do Currículo Escolar por seus protagonistas. Para isto, foram utilizados instrumentos de pesquisa bibliográfica e midiográfica, destacando-se nesse segundo a utilização de mecanismos de pesquisa avançada do google, cielo, diretórios de pesquisas acadêmicas e outros provedores, e ainda, as ferramentas de mapa conceitual e mapa de nuvens, para organização de idéias e conceitos a fim de visualizar e nortear técnicamente essa produção. Este Currículo que humaniza e que pode mesmo ser objeto de humanização, bem como os caminhos percorridos pelo campo de estudo de currículo e as demandas deste nos dias atuais, foram sinalizados à luz de Apple, Freire, Giroux, Hamilton, Ponce, Sácristan e Silva
id PUC_SP-1_427e2fb4c5b97589c64509fd929ddf1c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34214
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Carlini, Alda LuizaSilva, Flávia Rogéria da2023-07-05T19:28:59Z2023-07-05T19:28:59Z2010-07-28Silva, Flávia Rogéria da. Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34214O presente texto tem por finalidade apresentar, de forma panorâmica, os aspectos de cosntituem a construção curricular de um currículo escolar, bem como as implicações que se desdobram a partir dos modos de pensar e fazer currículo escolar. Nesse sentido, esse trabalho mostra que o currículo escolar funda-se como forma institucionalizada de seleção e transmissão dos elementos da cultura de uma dada sociedade, o que se vincula estreitamente com o aspecto da qualidade do ensino ofertado e requer, portanto, reflexão sistemática acerca do currículo como elemento de estruturação direta do saber e indireta de validação desse saber no meio social. Existe uma pluralidade de definições para currículo no entanto, mais importante que entender as definições, é identificar os valores implícitos nelas e o campo de abrangência e problematização do termo. Para compreender o currículo, é preciso considerá-lo nas dimensões conceitual e pragmática e gestá-lo com a perspectiva, inclusive, de minoração de desigualdades, como um plano de trabalho que concatena os projetos e as necessidades dos alunos e alunas, com a necessária flexibilidade e, ainda, dispara seus sonhos e aspirações no sentido de tornarem-se homens úteis, conscientes e, porque não, em algum grau, felizes. Este trabalho visa contribuir para a reflexão sobre as possibilidades do Currículo Escolar por seus protagonistas. Para isto, foram utilizados instrumentos de pesquisa bibliográfica e midiográfica, destacando-se nesse segundo a utilização de mecanismos de pesquisa avançada do google, cielo, diretórios de pesquisas acadêmicas e outros provedores, e ainda, as ferramentas de mapa conceitual e mapa de nuvens, para organização de idéias e conceitos a fim de visualizar e nortear técnicamente essa produção. Este Currículo que humaniza e que pode mesmo ser objeto de humanização, bem como os caminhos percorridos pelo campo de estudo de currículo e as demandas deste nos dias atuais, foram sinalizados à luz de Apple, Freire, Giroux, Hamilton, Ponce, Sácristan e SilvaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCulturaCurrículoEscolaGestão curricularSociedadeTessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFLÁVIA ROGÉRIA DA SILVA.pdfapplication/pdf130429https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34214/1/FL%c3%81VIA%20ROG%c3%89RIA%20DA%20SILVA.pdf8054c7dd55c41237bb9a10371a4ffc69MD51TEXTFLÁVIA ROGÉRIA DA SILVA.pdf.txtFLÁVIA ROGÉRIA DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain21227https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34214/2/FL%c3%81VIA%20ROG%c3%89RIA%20DA%20SILVA.pdf.txtae9cbf15fcd8ce0b87d8a0c45a34dbeaMD52THUMBNAILFLÁVIA ROGÉRIA DA SILVA.pdf.jpgFLÁVIA ROGÉRIA DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34214/3/FL%c3%81VIA%20ROG%c3%89RIA%20DA%20SILVA.pdf.jpg34203fcc85ee0dc739f815354165c496MD53handle/342142023-07-06 01:17:41.055oai:repositorio.pucsp.br:handle/34214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:17:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação
title Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação
spellingShingle Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação
Silva, Flávia Rogéria da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Cultura
Currículo
Escola
Gestão curricular
Sociedade
title_short Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação
title_full Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação
title_fullStr Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação
title_full_unstemmed Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação
title_sort Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação
author Silva, Flávia Rogéria da
author_facet Silva, Flávia Rogéria da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Rogéria da
contributor_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Cultura
Currículo
Escola
Gestão curricular
Sociedade
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Currículo
Escola
Gestão curricular
Sociedade
description O presente texto tem por finalidade apresentar, de forma panorâmica, os aspectos de cosntituem a construção curricular de um currículo escolar, bem como as implicações que se desdobram a partir dos modos de pensar e fazer currículo escolar. Nesse sentido, esse trabalho mostra que o currículo escolar funda-se como forma institucionalizada de seleção e transmissão dos elementos da cultura de uma dada sociedade, o que se vincula estreitamente com o aspecto da qualidade do ensino ofertado e requer, portanto, reflexão sistemática acerca do currículo como elemento de estruturação direta do saber e indireta de validação desse saber no meio social. Existe uma pluralidade de definições para currículo no entanto, mais importante que entender as definições, é identificar os valores implícitos nelas e o campo de abrangência e problematização do termo. Para compreender o currículo, é preciso considerá-lo nas dimensões conceitual e pragmática e gestá-lo com a perspectiva, inclusive, de minoração de desigualdades, como um plano de trabalho que concatena os projetos e as necessidades dos alunos e alunas, com a necessária flexibilidade e, ainda, dispara seus sonhos e aspirações no sentido de tornarem-se homens úteis, conscientes e, porque não, em algum grau, felizes. Este trabalho visa contribuir para a reflexão sobre as possibilidades do Currículo Escolar por seus protagonistas. Para isto, foram utilizados instrumentos de pesquisa bibliográfica e midiográfica, destacando-se nesse segundo a utilização de mecanismos de pesquisa avançada do google, cielo, diretórios de pesquisas acadêmicas e outros provedores, e ainda, as ferramentas de mapa conceitual e mapa de nuvens, para organização de idéias e conceitos a fim de visualizar e nortear técnicamente essa produção. Este Currículo que humaniza e que pode mesmo ser objeto de humanização, bem como os caminhos percorridos pelo campo de estudo de currículo e as demandas deste nos dias atuais, foram sinalizados à luz de Apple, Freire, Giroux, Hamilton, Ponce, Sácristan e Silva
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:28:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Flávia Rogéria da. Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34214
identifier_str_mv Silva, Flávia Rogéria da. Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Magistério do Ensino Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34214/1/FL%c3%81VIA%20ROG%c3%89RIA%20DA%20SILVA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34214/2/FL%c3%81VIA%20ROG%c3%89RIA%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34214/3/FL%c3%81VIA%20ROG%c3%89RIA%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8054c7dd55c41237bb9a10371a4ffc69
ae9cbf15fcd8ce0b87d8a0c45a34dbea
34203fcc85ee0dc739f815354165c496
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277981280960512