Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34214 |
Resumo: | O presente texto tem por finalidade apresentar, de forma panorâmica, os aspectos de cosntituem a construção curricular de um currículo escolar, bem como as implicações que se desdobram a partir dos modos de pensar e fazer currículo escolar. Nesse sentido, esse trabalho mostra que o currículo escolar funda-se como forma institucionalizada de seleção e transmissão dos elementos da cultura de uma dada sociedade, o que se vincula estreitamente com o aspecto da qualidade do ensino ofertado e requer, portanto, reflexão sistemática acerca do currículo como elemento de estruturação direta do saber e indireta de validação desse saber no meio social. Existe uma pluralidade de definições para currículo no entanto, mais importante que entender as definições, é identificar os valores implícitos nelas e o campo de abrangência e problematização do termo. Para compreender o currículo, é preciso considerá-lo nas dimensões conceitual e pragmática e gestá-lo com a perspectiva, inclusive, de minoração de desigualdades, como um plano de trabalho que concatena os projetos e as necessidades dos alunos e alunas, com a necessária flexibilidade e, ainda, dispara seus sonhos e aspirações no sentido de tornarem-se homens úteis, conscientes e, porque não, em algum grau, felizes. Este trabalho visa contribuir para a reflexão sobre as possibilidades do Currículo Escolar por seus protagonistas. Para isto, foram utilizados instrumentos de pesquisa bibliográfica e midiográfica, destacando-se nesse segundo a utilização de mecanismos de pesquisa avançada do google, cielo, diretórios de pesquisas acadêmicas e outros provedores, e ainda, as ferramentas de mapa conceitual e mapa de nuvens, para organização de idéias e conceitos a fim de visualizar e nortear técnicamente essa produção. Este Currículo que humaniza e que pode mesmo ser objeto de humanização, bem como os caminhos percorridos pelo campo de estudo de currículo e as demandas deste nos dias atuais, foram sinalizados à luz de Apple, Freire, Giroux, Hamilton, Ponce, Sácristan e Silva |
id |
PUC_SP-1_427e2fb4c5b97589c64509fd929ddf1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34214 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlini, Alda LuizaSilva, Flávia Rogéria da2023-07-05T19:28:59Z2023-07-05T19:28:59Z2010-07-28Silva, Flávia Rogéria da. Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34214O presente texto tem por finalidade apresentar, de forma panorâmica, os aspectos de cosntituem a construção curricular de um currículo escolar, bem como as implicações que se desdobram a partir dos modos de pensar e fazer currículo escolar. Nesse sentido, esse trabalho mostra que o currículo escolar funda-se como forma institucionalizada de seleção e transmissão dos elementos da cultura de uma dada sociedade, o que se vincula estreitamente com o aspecto da qualidade do ensino ofertado e requer, portanto, reflexão sistemática acerca do currículo como elemento de estruturação direta do saber e indireta de validação desse saber no meio social. Existe uma pluralidade de definições para currículo no entanto, mais importante que entender as definições, é identificar os valores implícitos nelas e o campo de abrangência e problematização do termo. Para compreender o currículo, é preciso considerá-lo nas dimensões conceitual e pragmática e gestá-lo com a perspectiva, inclusive, de minoração de desigualdades, como um plano de trabalho que concatena os projetos e as necessidades dos alunos e alunas, com a necessária flexibilidade e, ainda, dispara seus sonhos e aspirações no sentido de tornarem-se homens úteis, conscientes e, porque não, em algum grau, felizes. Este trabalho visa contribuir para a reflexão sobre as possibilidades do Currículo Escolar por seus protagonistas. Para isto, foram utilizados instrumentos de pesquisa bibliográfica e midiográfica, destacando-se nesse segundo a utilização de mecanismos de pesquisa avançada do google, cielo, diretórios de pesquisas acadêmicas e outros provedores, e ainda, as ferramentas de mapa conceitual e mapa de nuvens, para organização de idéias e conceitos a fim de visualizar e nortear técnicamente essa produção. Este Currículo que humaniza e que pode mesmo ser objeto de humanização, bem como os caminhos percorridos pelo campo de estudo de currículo e as demandas deste nos dias atuais, foram sinalizados à luz de Apple, Freire, Giroux, Hamilton, Ponce, Sácristan e SilvaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCulturaCurrículoEscolaGestão curricularSociedadeTessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFLÁVIA ROGÉRIA DA SILVA.pdfapplication/pdf130429https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34214/1/FL%c3%81VIA%20ROG%c3%89RIA%20DA%20SILVA.pdf8054c7dd55c41237bb9a10371a4ffc69MD51TEXTFLÁVIA ROGÉRIA DA SILVA.pdf.txtFLÁVIA ROGÉRIA DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain21227https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34214/2/FL%c3%81VIA%20ROG%c3%89RIA%20DA%20SILVA.pdf.txtae9cbf15fcd8ce0b87d8a0c45a34dbeaMD52THUMBNAILFLÁVIA ROGÉRIA DA SILVA.pdf.jpgFLÁVIA ROGÉRIA DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34214/3/FL%c3%81VIA%20ROG%c3%89RIA%20DA%20SILVA.pdf.jpg34203fcc85ee0dc739f815354165c496MD53handle/342142023-07-06 01:17:41.055oai:repositorio.pucsp.br:handle/34214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:17:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação |
title |
Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação |
spellingShingle |
Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação Silva, Flávia Rogéria da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Cultura Currículo Escola Gestão curricular Sociedade |
title_short |
Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação |
title_full |
Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação |
title_fullStr |
Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação |
title_full_unstemmed |
Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação |
title_sort |
Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação |
author |
Silva, Flávia Rogéria da |
author_facet |
Silva, Flávia Rogéria da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flávia Rogéria da |
contributor_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Cultura Currículo Escola Gestão curricular Sociedade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Currículo Escola Gestão curricular Sociedade |
description |
O presente texto tem por finalidade apresentar, de forma panorâmica, os aspectos de cosntituem a construção curricular de um currículo escolar, bem como as implicações que se desdobram a partir dos modos de pensar e fazer currículo escolar. Nesse sentido, esse trabalho mostra que o currículo escolar funda-se como forma institucionalizada de seleção e transmissão dos elementos da cultura de uma dada sociedade, o que se vincula estreitamente com o aspecto da qualidade do ensino ofertado e requer, portanto, reflexão sistemática acerca do currículo como elemento de estruturação direta do saber e indireta de validação desse saber no meio social. Existe uma pluralidade de definições para currículo no entanto, mais importante que entender as definições, é identificar os valores implícitos nelas e o campo de abrangência e problematização do termo. Para compreender o currículo, é preciso considerá-lo nas dimensões conceitual e pragmática e gestá-lo com a perspectiva, inclusive, de minoração de desigualdades, como um plano de trabalho que concatena os projetos e as necessidades dos alunos e alunas, com a necessária flexibilidade e, ainda, dispara seus sonhos e aspirações no sentido de tornarem-se homens úteis, conscientes e, porque não, em algum grau, felizes. Este trabalho visa contribuir para a reflexão sobre as possibilidades do Currículo Escolar por seus protagonistas. Para isto, foram utilizados instrumentos de pesquisa bibliográfica e midiográfica, destacando-se nesse segundo a utilização de mecanismos de pesquisa avançada do google, cielo, diretórios de pesquisas acadêmicas e outros provedores, e ainda, as ferramentas de mapa conceitual e mapa de nuvens, para organização de idéias e conceitos a fim de visualizar e nortear técnicamente essa produção. Este Currículo que humaniza e que pode mesmo ser objeto de humanização, bem como os caminhos percorridos pelo campo de estudo de currículo e as demandas deste nos dias atuais, foram sinalizados à luz de Apple, Freire, Giroux, Hamilton, Ponce, Sácristan e Silva |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-07-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:28:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:28:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Flávia Rogéria da. Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34214 |
identifier_str_mv |
Silva, Flávia Rogéria da. Tessituras sobre fundamentos, paradigmas e conceitos de currículo em educação. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Magistério do Ensino Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34214/1/FL%c3%81VIA%20ROG%c3%89RIA%20DA%20SILVA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34214/2/FL%c3%81VIA%20ROG%c3%89RIA%20DA%20SILVA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34214/3/FL%c3%81VIA%20ROG%c3%89RIA%20DA%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8054c7dd55c41237bb9a10371a4ffc69 ae9cbf15fcd8ce0b87d8a0c45a34dbea 34203fcc85ee0dc739f815354165c496 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277981280960512 |