Uma análise simbólica da obra "As duas Fridas" de Frida Kahlo: um estudo junguiano da produção artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gers, Natalia Polgrymas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27638
Resumo: Dentre as diversas formas de estudar os fenômenos psíquicos, a arte é um dos recortes que pode ser utilizado para aprofundar a experiência humana. Frida Kahlo foi uma importante artista mexicana que via a arte como um recurso para expressar o que dizia mais conhecer, a si mesma. Suas obras encantam por dizerem mais do que está na tela, trazem os sofrimentos, alegrias e sem dúvida a história marcante da artista. Para explorar o tema da arte e o trabalho de Frida, foi utilizada a Psicologia Analítica desenvolvida por Carl G. Jung. Tal abordagem foi escolhida pois oferece recursos para uma análise simbólica das obras de arte. Este trabalho teve como objetivo aprofundar, através da teoria junguiana e do conceito de símbolo, os elementos presentes na pintura “As Duas Fridas” (1939) de Frida Kahlo. O delineamento deste trabalho foi teórico qualitativo; junto a isso, foi utilizado o método de amplificação simbólica detalhado por Eloisa Penna, como recurso para aprofundar a pintura e suas características, abrindo assim possibilidades para a compreensão da profundidade simbólica da obra. A pintura “As Duas Fridas” foi selecionada por ser um dos trabalhos mais famosos e importantes da artista, caminhando junto com o movimento surrealista vigente na época. A pintura retrata seu momento de separação conjugal de Diego Rivera, sua relação com as ascendências culturais dos pais, além de recordar a infância solitária. Ao longo deste trabalho foi possível concluir que os elementos na pintura e seus significados simbólicos se relacionam fortemente com a história e os sofrimentos da artista. Além disso, estes não foram analisados unitariamente, mas todos os aspectos trazidos na pintura têm seus significados interligados
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