O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4570 |
Resumo: | This research aims to analyze the women s representations in advertisements broadcast in monthly large-circulation magazines dedicated to fitness and health. We consider the female body there represented as a fluid body, which serves as a model of life for the reader. Our hypothesis is that by following the standards stipulated by the advertising campaigns in such magazines, women reshape themselves entirely. One of our main theoretical references is the thought of Zygmunt Bauman, who defends that living along these patterns means living in a state of permanent transformation seeking imagery proximity with mass idols. The research corpus consists of advertisements published in the editions from August 2011 to August 2012 of the magazine Boa Forma, which is the long-lived publication with the largest circulation addressed to themes related to the female body in Brazilian s market. Ads from the same period published in the magazines Claudia, Nova and Women's Health are also brought to discussion in specific chapters. The analysis of the ads will include mainly the models offered by Lucia Santaella in works such as Corpo e Comunicação: sintoma da cultura e Culturas e Artes do Pós-Humano: da cultura das mídias à cibercultura. Methodologically, it is a documentary research based on survey of advertisements in that period, according to categories of representative features of the female figure in advertising |
id |
PUC_SP-1_45fef5f09104052b0889f9b90c264b1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/4570 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cesarotto, Oscarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404880U6Robledo, Daniel dos Santos2016-04-26T18:13:29Z2013-12-022013-11-05Robledo, Daniel dos Santos. O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4570This research aims to analyze the women s representations in advertisements broadcast in monthly large-circulation magazines dedicated to fitness and health. We consider the female body there represented as a fluid body, which serves as a model of life for the reader. Our hypothesis is that by following the standards stipulated by the advertising campaigns in such magazines, women reshape themselves entirely. One of our main theoretical references is the thought of Zygmunt Bauman, who defends that living along these patterns means living in a state of permanent transformation seeking imagery proximity with mass idols. The research corpus consists of advertisements published in the editions from August 2011 to August 2012 of the magazine Boa Forma, which is the long-lived publication with the largest circulation addressed to themes related to the female body in Brazilian s market. Ads from the same period published in the magazines Claudia, Nova and Women's Health are also brought to discussion in specific chapters. The analysis of the ads will include mainly the models offered by Lucia Santaella in works such as Corpo e Comunicação: sintoma da cultura e Culturas e Artes do Pós-Humano: da cultura das mídias à cibercultura. Methodologically, it is a documentary research based on survey of advertisements in that period, according to categories of representative features of the female figure in advertisingEsta pesquisa tem por objetivo analisar as representações femininas em anúncios publicitários veiculados em revistas mensais de grande circulação, voltadas para a boa forma física e a saúde. Tomamos o corpo feminino, aí em representação, como um corpo fluido, que funciona como um modelo de vida para a leitora. Nossa hipótese é de que, seguindo os padrões e receitas estipulados pelas campanhas veiculadas em tais revistas, ela se remodela inteiramente. Um de nossos referenciais teóricos principais é o pensamento de Zygmunt Bauman, para quem, viver nesses moldes significa viver em estado de transformação permanente, buscando uma aproximação imagética com os ídolos de massa. O corpus da pesquisa consiste em anúncios publicitários veiculados nas edições de agosto de 2011 a agosto de 2012 da revista Boa Forma, a publicação mais longeva e de maior tiragem a tratar de temas relativos ao corpo feminino no mercado brasileiro. Anúncios desse mesmo período, veiculados nas revistas Claudia, Nova e Women s Health, também são trazidos à discussão em capítulos específicos. A análise dos anúncios contemplará principalmente os modelos oferecidos por Lucia Santaella em obras como Corpo e Comunicação: sintoma da cultura e Culturas e Artes do Pós-Humano: da cultura das mídias à cibercultura. Metodologicamente, trata-se de pesquisa documental, baseada no levantamento dos anúncios publicados no referido período, segundo categorias de traços representativos da figura feminina na publicidadeapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13439/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBRComunicaçãoPublicidadeMídia impressaCorpoDiscursoMulherCommunicationAdvertisingPress mediaBodySpeechWomanCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDaniel dos Santos Robledo.pdf.txtDaniel dos Santos Robledo.pdf.txtExtracted texttext/plain181706https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4570/3/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdf.txtaff115fe8f0aa0022984dcbcd8f48910MD53ORIGINALDaniel dos Santos Robledo.pdfapplication/pdf3776196https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4570/1/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdfafd194e033eb45bbb09db63c14dabe99MD51THUMBNAILDaniel dos Santos Robledo.pdf.jpgDaniel dos Santos Robledo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4570/2/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/45702023-06-28 08:38:02.262oai:repositorio.pucsp.br:handle/4570Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-28T11:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa |
title |
O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa |
spellingShingle |
O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa Robledo, Daniel dos Santos Publicidade Mídia impressa Corpo Discurso Mulher Communication Advertising Press media Body Speech Woman CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa |
title_full |
O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa |
title_fullStr |
O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa |
title_full_unstemmed |
O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa |
title_sort |
O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa |
author |
Robledo, Daniel dos Santos |
author_facet |
Robledo, Daniel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cesarotto, Oscar |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404880U6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Robledo, Daniel dos Santos |
contributor_str_mv |
Cesarotto, Oscar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Mídia impressa Corpo Discurso Mulher |
topic |
Publicidade Mídia impressa Corpo Discurso Mulher Communication Advertising Press media Body Speech Woman CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Advertising Press media Body Speech Woman |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This research aims to analyze the women s representations in advertisements broadcast in monthly large-circulation magazines dedicated to fitness and health. We consider the female body there represented as a fluid body, which serves as a model of life for the reader. Our hypothesis is that by following the standards stipulated by the advertising campaigns in such magazines, women reshape themselves entirely. One of our main theoretical references is the thought of Zygmunt Bauman, who defends that living along these patterns means living in a state of permanent transformation seeking imagery proximity with mass idols. The research corpus consists of advertisements published in the editions from August 2011 to August 2012 of the magazine Boa Forma, which is the long-lived publication with the largest circulation addressed to themes related to the female body in Brazilian s market. Ads from the same period published in the magazines Claudia, Nova and Women's Health are also brought to discussion in specific chapters. The analysis of the ads will include mainly the models offered by Lucia Santaella in works such as Corpo e Comunicação: sintoma da cultura e Culturas e Artes do Pós-Humano: da cultura das mídias à cibercultura. Methodologically, it is a documentary research based on survey of advertisements in that period, according to categories of representative features of the female figure in advertising |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T18:13:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Robledo, Daniel dos Santos. O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4570 |
identifier_str_mv |
Robledo, Daniel dos Santos. O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4570/3/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4570/1/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4570/2/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aff115fe8f0aa0022984dcbcd8f48910 afd194e033eb45bbb09db63c14dabe99 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277935224356864 |