A conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Andrea Maria de Moraes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26551
Resumo: This paper proposes to do a research with integrative review of articles published in Scielo platform, between the years 2017 and 2021, which address the pedagogical conduct before the drawing in the early years of elementary school. We can look at the history of Art Education in Brazil, and understand the difficulties of Art teachers in placing within the classroom the four languages that constitute this discipline (theater, music, visual arts and dance). Thus, Vigotskian studies provided the theoretical reference support for this dissertation. These studies raise the perception of the importance of art in child development. In this research it was possible to notice the reduced academic production in the area of "Art Education", "Art teaching", and "children's drawing", mainly regarding the initial years of elementary school. It is necessary to prioritize the training of Art teachers and encourage academic production in the area of Art Education in the early years to produce significant changes
id PUC_SP-1_471ae6049613bedfaab98fb0aed7b4e2
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26551
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Davis, Claudia Leme Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/4497071021754173http://lattes.cnpq.br/7402340620288048Santiago, Andrea Maria de Moraes2022-07-08T19:38:38Z2022-07-08T19:38:38Z2022-05-26Santiago, Andrea Maria de Moraes. A conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021). 2022. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26551This paper proposes to do a research with integrative review of articles published in Scielo platform, between the years 2017 and 2021, which address the pedagogical conduct before the drawing in the early years of elementary school. We can look at the history of Art Education in Brazil, and understand the difficulties of Art teachers in placing within the classroom the four languages that constitute this discipline (theater, music, visual arts and dance). Thus, Vigotskian studies provided the theoretical reference support for this dissertation. These studies raise the perception of the importance of art in child development. In this research it was possible to notice the reduced academic production in the area of "Art Education", "Art teaching", and "children's drawing", mainly regarding the initial years of elementary school. It is necessary to prioritize the training of Art teachers and encourage academic production in the area of Art Education in the early years to produce significant changesEste trabalho propõe-se a fazer uma pesquisa com revisão integrativa de artigos publicados na plataforma Scielo, entre os anos 2017 e 2021, que abordam a conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Podemos olhar para a história da Arte-Educação no Brasil, e entender as dificuldades dos professores de Arte em colocar dentro da sala de aula as quatro linguagens que constituem essa disciplina (teatro, música, artes visuais e dança). Assim, teve-se, nos estudos vigotskianos, apoio referencial teórico para esta dissertação. Estes estudos elevam a percepção da importância da arte no desenvolvimento infantil. Nesta pesquisa foi possível perceber a reduzida produção acadêmica na área de “ArteEducação”, “ensino de Arte” e “desenho infantil”, principalmente no que se refere aos anos iniciais do Ensino Fundamental. É necessário priorizar a formação do professor de Arte e incentivar a produção acadêmica na área de Arte-Educação nos anos iniciais para produzir mudanças significativasConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALDesenho infantilChildren's drawingsA conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAndrea Maria Moraes Santiago.pdfapplication/pdf1129128https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26551/1/Andrea%20Maria%20Moraes%20Santiago.pdf71214fc4eeff4e9b3619bc41a51d6157MD51TEXTAndrea Maria Moraes Santiago.pdf.txtAndrea Maria Moraes Santiago.pdf.txtExtracted texttext/plain79503https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26551/2/Andrea%20Maria%20Moraes%20Santiago.pdf.txt1e1f833db7c5ddd492ff84e456570eedMD52THUMBNAILAndrea Maria Moraes Santiago.pdf.jpgAndrea Maria Moraes Santiago.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26551/3/Andrea%20Maria%20Moraes%20Santiago.pdf.jpg1ee1b011e12824c04cce7484d1d91ab4MD53handle/265512022-07-11 07:57:46.801oai:repositorio.pucsp.br:handle/26551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-07-11T10:57:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021)
title A conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021)
spellingShingle A conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021)
Santiago, Andrea Maria de Moraes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Desenho infantil
Children's drawings
title_short A conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021)
title_full A conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021)
title_fullStr A conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021)
title_full_unstemmed A conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021)
title_sort A conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021)
author Santiago, Andrea Maria de Moraes
author_facet Santiago, Andrea Maria de Moraes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Davis, Claudia Leme Ferreira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4497071021754173
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7402340620288048
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Andrea Maria de Moraes
contributor_str_mv Davis, Claudia Leme Ferreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Desenho infantil
Children's drawings
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho infantil
dc.subject.eng.fl_str_mv Children's drawings
description This paper proposes to do a research with integrative review of articles published in Scielo platform, between the years 2017 and 2021, which address the pedagogical conduct before the drawing in the early years of elementary school. We can look at the history of Art Education in Brazil, and understand the difficulties of Art teachers in placing within the classroom the four languages that constitute this discipline (theater, music, visual arts and dance). Thus, Vigotskian studies provided the theoretical reference support for this dissertation. These studies raise the perception of the importance of art in child development. In this research it was possible to notice the reduced academic production in the area of "Art Education", "Art teaching", and "children's drawing", mainly regarding the initial years of elementary school. It is necessary to prioritize the training of Art teachers and encourage academic production in the area of Art Education in the early years to produce significant changes
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T19:38:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-08T19:38:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santiago, Andrea Maria de Moraes. A conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021). 2022. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26551
identifier_str_mv Santiago, Andrea Maria de Moraes. A conduta pedagógica perante o desenho nos anos iniciais: uma revisão integrativa (2017 a 2021). 2022. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26551/1/Andrea%20Maria%20Moraes%20Santiago.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26551/2/Andrea%20Maria%20Moraes%20Santiago.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26551/3/Andrea%20Maria%20Moraes%20Santiago.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 71214fc4eeff4e9b3619bc41a51d6157
1e1f833db7c5ddd492ff84e456570eed
1ee1b011e12824c04cce7484d1d91ab4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277849723469824