Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beserra, Abel dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29056
Resumo: O objetivo do presente trabalho é entender o papel do humor na publicidade e o que este revela da sociedade e sujeito contemporâneos. O enfoque emergiu pela presença marcante do humor na mídia e em virtude de determinada compreensão na obra de Freud sobre este enquanto produção inconsciente. Considerando que no humor há uma alteração em relação ao estado de ânimo do sujeito este se destaca como conceito chave do trabalho. A metapsicologia do humor é próxima a da sublimação, o que impôs o detalhamento dos processos psíquicos subjacentes a ambos. Isto foi empreendido principalmente por meio do referencial freudiano. Visando delimitar o objeto de estudo em pauta seguiu-se uma apreensão do humor acerca das questões mais recorrentes na contemporaneidade em sete propagandas. A partir de tal percurso foi viável estabelecer um método para a análise de peças publicitárias que conseguisse corresponder à complexidade dos fenômenos em discussão, ou seja, do humor e da contemporaneidade. Concluiu-se que o humor é útil na publicidade ao aproveitar as relações existentes entre ego e superego no processo humorístico, na medida em que o ego torna-se mais sugestionável ao superego. Outra questão engendrada pela pesquisa é até que ponto este processo é violento para o sujeito contemporâneo ou revela sua maior autonomia e liberdade desejantes
id PUC_SP-1_4901b10dd74f6d9dd829c3a9f66a0dda
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29056
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Wajman, Sergiohttp://lattes.cnpq.br/3785522150267539http://lattes.cnpq.br/5868367953950624Beserra, Abel dos Santos2022-10-18T17:42:58Z2022-10-18T17:42:58Z2009-12-01Beserra, Abel dos Santos. Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29056O objetivo do presente trabalho é entender o papel do humor na publicidade e o que este revela da sociedade e sujeito contemporâneos. O enfoque emergiu pela presença marcante do humor na mídia e em virtude de determinada compreensão na obra de Freud sobre este enquanto produção inconsciente. Considerando que no humor há uma alteração em relação ao estado de ânimo do sujeito este se destaca como conceito chave do trabalho. A metapsicologia do humor é próxima a da sublimação, o que impôs o detalhamento dos processos psíquicos subjacentes a ambos. Isto foi empreendido principalmente por meio do referencial freudiano. Visando delimitar o objeto de estudo em pauta seguiu-se uma apreensão do humor acerca das questões mais recorrentes na contemporaneidade em sete propagandas. A partir de tal percurso foi viável estabelecer um método para a análise de peças publicitárias que conseguisse corresponder à complexidade dos fenômenos em discussão, ou seja, do humor e da contemporaneidade. Concluiu-se que o humor é útil na publicidade ao aproveitar as relações existentes entre ego e superego no processo humorístico, na medida em que o ego torna-se mais sugestionável ao superego. Outra questão engendrada pela pesquisa é até que ponto este processo é violento para o sujeito contemporâneo ou revela sua maior autonomia e liberdade desejantesporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAHumorPublicidadeSublimaçãoCriatividadePsicanálise e publicidade: o humor na propagandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALABEL DOS SANTOS BESERRA - TCC.pdfapplication/pdf743309https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29056/1/ABEL%20DOS%20SANTOS%20BESERRA%20-%20TCC.pdf10f74c61f7d3b43eb9bbb687f463cb82MD51TEXTABEL DOS SANTOS BESERRA - TCC.pdf.txtABEL DOS SANTOS BESERRA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain294725https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29056/2/ABEL%20DOS%20SANTOS%20BESERRA%20-%20TCC.pdf.txt3dc5d31e4f716c12a840650cf8b21821MD52THUMBNAILABEL DOS SANTOS BESERRA - TCC.pdf.jpgABEL DOS SANTOS BESERRA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29056/3/ABEL%20DOS%20SANTOS%20BESERRA%20-%20TCC.pdf.jpg46d3f575a2e852357a203f5a2571e178MD53handle/290562022-10-19 01:03:55.349oai:repositorio.pucsp.br:handle/29056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:03:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda
title Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda
spellingShingle Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda
Beserra, Abel dos Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Humor
Publicidade
Sublimação
Criatividade
title_short Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda
title_full Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda
title_fullStr Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda
title_full_unstemmed Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda
title_sort Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda
author Beserra, Abel dos Santos
author_facet Beserra, Abel dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wajman, Sergio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3785522150267539
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5868367953950624
dc.contributor.author.fl_str_mv Beserra, Abel dos Santos
contributor_str_mv Wajman, Sergio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Humor
Publicidade
Sublimação
Criatividade
dc.subject.por.fl_str_mv Humor
Publicidade
Sublimação
Criatividade
description O objetivo do presente trabalho é entender o papel do humor na publicidade e o que este revela da sociedade e sujeito contemporâneos. O enfoque emergiu pela presença marcante do humor na mídia e em virtude de determinada compreensão na obra de Freud sobre este enquanto produção inconsciente. Considerando que no humor há uma alteração em relação ao estado de ânimo do sujeito este se destaca como conceito chave do trabalho. A metapsicologia do humor é próxima a da sublimação, o que impôs o detalhamento dos processos psíquicos subjacentes a ambos. Isto foi empreendido principalmente por meio do referencial freudiano. Visando delimitar o objeto de estudo em pauta seguiu-se uma apreensão do humor acerca das questões mais recorrentes na contemporaneidade em sete propagandas. A partir de tal percurso foi viável estabelecer um método para a análise de peças publicitárias que conseguisse corresponder à complexidade dos fenômenos em discussão, ou seja, do humor e da contemporaneidade. Concluiu-se que o humor é útil na publicidade ao aproveitar as relações existentes entre ego e superego no processo humorístico, na medida em que o ego torna-se mais sugestionável ao superego. Outra questão engendrada pela pesquisa é até que ponto este processo é violento para o sujeito contemporâneo ou revela sua maior autonomia e liberdade desejantes
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Beserra, Abel dos Santos. Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29056
identifier_str_mv Beserra, Abel dos Santos. Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29056/1/ABEL%20DOS%20SANTOS%20BESERRA%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29056/2/ABEL%20DOS%20SANTOS%20BESERRA%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29056/3/ABEL%20DOS%20SANTOS%20BESERRA%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 10f74c61f7d3b43eb9bbb687f463cb82
3dc5d31e4f716c12a840650cf8b21821
46d3f575a2e852357a203f5a2571e178
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277868133318656