Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29056 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é entender o papel do humor na publicidade e o que este revela da sociedade e sujeito contemporâneos. O enfoque emergiu pela presença marcante do humor na mídia e em virtude de determinada compreensão na obra de Freud sobre este enquanto produção inconsciente. Considerando que no humor há uma alteração em relação ao estado de ânimo do sujeito este se destaca como conceito chave do trabalho. A metapsicologia do humor é próxima a da sublimação, o que impôs o detalhamento dos processos psíquicos subjacentes a ambos. Isto foi empreendido principalmente por meio do referencial freudiano. Visando delimitar o objeto de estudo em pauta seguiu-se uma apreensão do humor acerca das questões mais recorrentes na contemporaneidade em sete propagandas. A partir de tal percurso foi viável estabelecer um método para a análise de peças publicitárias que conseguisse corresponder à complexidade dos fenômenos em discussão, ou seja, do humor e da contemporaneidade. Concluiu-se que o humor é útil na publicidade ao aproveitar as relações existentes entre ego e superego no processo humorístico, na medida em que o ego torna-se mais sugestionável ao superego. Outra questão engendrada pela pesquisa é até que ponto este processo é violento para o sujeito contemporâneo ou revela sua maior autonomia e liberdade desejantes |
id |
PUC_SP-1_4901b10dd74f6d9dd829c3a9f66a0dda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29056 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Wajman, Sergiohttp://lattes.cnpq.br/3785522150267539http://lattes.cnpq.br/5868367953950624Beserra, Abel dos Santos2022-10-18T17:42:58Z2022-10-18T17:42:58Z2009-12-01Beserra, Abel dos Santos. Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29056O objetivo do presente trabalho é entender o papel do humor na publicidade e o que este revela da sociedade e sujeito contemporâneos. O enfoque emergiu pela presença marcante do humor na mídia e em virtude de determinada compreensão na obra de Freud sobre este enquanto produção inconsciente. Considerando que no humor há uma alteração em relação ao estado de ânimo do sujeito este se destaca como conceito chave do trabalho. A metapsicologia do humor é próxima a da sublimação, o que impôs o detalhamento dos processos psíquicos subjacentes a ambos. Isto foi empreendido principalmente por meio do referencial freudiano. Visando delimitar o objeto de estudo em pauta seguiu-se uma apreensão do humor acerca das questões mais recorrentes na contemporaneidade em sete propagandas. A partir de tal percurso foi viável estabelecer um método para a análise de peças publicitárias que conseguisse corresponder à complexidade dos fenômenos em discussão, ou seja, do humor e da contemporaneidade. Concluiu-se que o humor é útil na publicidade ao aproveitar as relações existentes entre ego e superego no processo humorístico, na medida em que o ego torna-se mais sugestionável ao superego. Outra questão engendrada pela pesquisa é até que ponto este processo é violento para o sujeito contemporâneo ou revela sua maior autonomia e liberdade desejantesporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAHumorPublicidadeSublimaçãoCriatividadePsicanálise e publicidade: o humor na propagandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALABEL DOS SANTOS BESERRA - TCC.pdfapplication/pdf743309https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29056/1/ABEL%20DOS%20SANTOS%20BESERRA%20-%20TCC.pdf10f74c61f7d3b43eb9bbb687f463cb82MD51TEXTABEL DOS SANTOS BESERRA - TCC.pdf.txtABEL DOS SANTOS BESERRA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain294725https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29056/2/ABEL%20DOS%20SANTOS%20BESERRA%20-%20TCC.pdf.txt3dc5d31e4f716c12a840650cf8b21821MD52THUMBNAILABEL DOS SANTOS BESERRA - TCC.pdf.jpgABEL DOS SANTOS BESERRA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29056/3/ABEL%20DOS%20SANTOS%20BESERRA%20-%20TCC.pdf.jpg46d3f575a2e852357a203f5a2571e178MD53handle/290562022-10-19 01:03:55.349oai:repositorio.pucsp.br:handle/29056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:03:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda |
title |
Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda |
spellingShingle |
Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda Beserra, Abel dos Santos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Humor Publicidade Sublimação Criatividade |
title_short |
Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda |
title_full |
Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda |
title_fullStr |
Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda |
title_full_unstemmed |
Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda |
title_sort |
Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda |
author |
Beserra, Abel dos Santos |
author_facet |
Beserra, Abel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wajman, Sergio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3785522150267539 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5868367953950624 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beserra, Abel dos Santos |
contributor_str_mv |
Wajman, Sergio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Humor Publicidade Sublimação Criatividade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humor Publicidade Sublimação Criatividade |
description |
O objetivo do presente trabalho é entender o papel do humor na publicidade e o que este revela da sociedade e sujeito contemporâneos. O enfoque emergiu pela presença marcante do humor na mídia e em virtude de determinada compreensão na obra de Freud sobre este enquanto produção inconsciente. Considerando que no humor há uma alteração em relação ao estado de ânimo do sujeito este se destaca como conceito chave do trabalho. A metapsicologia do humor é próxima a da sublimação, o que impôs o detalhamento dos processos psíquicos subjacentes a ambos. Isto foi empreendido principalmente por meio do referencial freudiano. Visando delimitar o objeto de estudo em pauta seguiu-se uma apreensão do humor acerca das questões mais recorrentes na contemporaneidade em sete propagandas. A partir de tal percurso foi viável estabelecer um método para a análise de peças publicitárias que conseguisse corresponder à complexidade dos fenômenos em discussão, ou seja, do humor e da contemporaneidade. Concluiu-se que o humor é útil na publicidade ao aproveitar as relações existentes entre ego e superego no processo humorístico, na medida em que o ego torna-se mais sugestionável ao superego. Outra questão engendrada pela pesquisa é até que ponto este processo é violento para o sujeito contemporâneo ou revela sua maior autonomia e liberdade desejantes |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Beserra, Abel dos Santos. Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29056 |
identifier_str_mv |
Beserra, Abel dos Santos. Psicanálise e publicidade: o humor na propaganda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29056/1/ABEL%20DOS%20SANTOS%20BESERRA%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29056/2/ABEL%20DOS%20SANTOS%20BESERRA%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29056/3/ABEL%20DOS%20SANTOS%20BESERRA%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10f74c61f7d3b43eb9bbb687f463cb82 3dc5d31e4f716c12a840650cf8b21821 46d3f575a2e852357a203f5a2571e178 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277868133318656 |