Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcia Helena Duarte
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35181
Resumo: Este estudo tem como base a abordagem do ensino por competências presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental e o trabalho com as habilidades de pensamento que consta da proposta de Uma Educação para o Pensar de Mathew Lipman. O objetivo central é estabelecer pontos de concordância e ou divergência entre estas duas propostas. Para tal será realizada uma revisão teórico-bibliográfica no intuito de sistematizar os fundamentos teóricos destas, bem como suas implicações para o ensino. Atenção especial será dada ao significado dos termos habilidades de pensamento e competência, em torno dos quais estas propostas se estruturam
id PUC_SP-1_491f4fa103299603114249c0f4a10eda
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35181
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Muraro, Darcisio NatalOliveira, Márcia Helena Duarte2023-07-05T19:41:16Z2023-07-05T19:41:16Z2010-08-06Oliveira, Márcia Helena Duarte. Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35181Este estudo tem como base a abordagem do ensino por competências presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental e o trabalho com as habilidades de pensamento que consta da proposta de Uma Educação para o Pensar de Mathew Lipman. O objetivo central é estabelecer pontos de concordância e ou divergência entre estas duas propostas. Para tal será realizada uma revisão teórico-bibliográfica no intuito de sistematizar os fundamentos teóricos destas, bem como suas implicações para o ensino. Atenção especial será dada ao significado dos termos habilidades de pensamento e competência, em torno dos quais estas propostas se estruturamporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOHabilidades de pensamentoCompetênciasParâmetros curricularesAutonomiaPensamento de ordem superiorCompetência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipmaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMÁRCIA HELENA DUARTE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf311123https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35181/1/M%c3%81RCIA%20HELENA%20DUARTE%20OLIVEIRA.pdf39f34347aadb223aa993b3f2a42edd99MD51TEXTMÁRCIA HELENA DUARTE OLIVEIRA.pdf.txtMÁRCIA HELENA DUARTE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain105153https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35181/2/M%c3%81RCIA%20HELENA%20DUARTE%20OLIVEIRA.pdf.txtb51a709cac3055914af3cc0e48272fa5MD52THUMBNAILMÁRCIA HELENA DUARTE OLIVEIRA.pdf.jpgMÁRCIA HELENA DUARTE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35181/3/M%c3%81RCIA%20HELENA%20DUARTE%20OLIVEIRA.pdf.jpg18aa4fe687fa59404486b19a46a3e150MD53handle/351812023-09-04 09:33:03.204oai:repositorio.pucsp.br:handle/35181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-04T12:33:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman
title Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman
spellingShingle Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman
Oliveira, Márcia Helena Duarte
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Habilidades de pensamento
Competências
Parâmetros curriculares
Autonomia
Pensamento de ordem superior
title_short Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman
title_full Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman
title_fullStr Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman
title_full_unstemmed Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman
title_sort Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman
author Oliveira, Márcia Helena Duarte
author_facet Oliveira, Márcia Helena Duarte
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muraro, Darcisio Natal
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Márcia Helena Duarte
contributor_str_mv Muraro, Darcisio Natal
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Habilidades de pensamento
Competências
Parâmetros curriculares
Autonomia
Pensamento de ordem superior
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades de pensamento
Competências
Parâmetros curriculares
Autonomia
Pensamento de ordem superior
description Este estudo tem como base a abordagem do ensino por competências presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental e o trabalho com as habilidades de pensamento que consta da proposta de Uma Educação para o Pensar de Mathew Lipman. O objetivo central é estabelecer pontos de concordância e ou divergência entre estas duas propostas. Para tal será realizada uma revisão teórico-bibliográfica no intuito de sistematizar os fundamentos teóricos destas, bem como suas implicações para o ensino. Atenção especial será dada ao significado dos termos habilidades de pensamento e competência, em torno dos quais estas propostas se estruturam
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:41:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:41:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Márcia Helena Duarte. Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35181
identifier_str_mv Oliveira, Márcia Helena Duarte. Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35181/1/M%c3%81RCIA%20HELENA%20DUARTE%20OLIVEIRA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35181/2/M%c3%81RCIA%20HELENA%20DUARTE%20OLIVEIRA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35181/3/M%c3%81RCIA%20HELENA%20DUARTE%20OLIVEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39f34347aadb223aa993b3f2a42edd99
b51a709cac3055914af3cc0e48272fa5
18aa4fe687fa59404486b19a46a3e150
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277982071586816