Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35181 |
Resumo: | Este estudo tem como base a abordagem do ensino por competências presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental e o trabalho com as habilidades de pensamento que consta da proposta de Uma Educação para o Pensar de Mathew Lipman. O objetivo central é estabelecer pontos de concordância e ou divergência entre estas duas propostas. Para tal será realizada uma revisão teórico-bibliográfica no intuito de sistematizar os fundamentos teóricos destas, bem como suas implicações para o ensino. Atenção especial será dada ao significado dos termos habilidades de pensamento e competência, em torno dos quais estas propostas se estruturam |
id |
PUC_SP-1_491f4fa103299603114249c0f4a10eda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35181 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Muraro, Darcisio NatalOliveira, Márcia Helena Duarte2023-07-05T19:41:16Z2023-07-05T19:41:16Z2010-08-06Oliveira, Márcia Helena Duarte. Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35181Este estudo tem como base a abordagem do ensino por competências presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental e o trabalho com as habilidades de pensamento que consta da proposta de Uma Educação para o Pensar de Mathew Lipman. O objetivo central é estabelecer pontos de concordância e ou divergência entre estas duas propostas. Para tal será realizada uma revisão teórico-bibliográfica no intuito de sistematizar os fundamentos teóricos destas, bem como suas implicações para o ensino. Atenção especial será dada ao significado dos termos habilidades de pensamento e competência, em torno dos quais estas propostas se estruturamporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOHabilidades de pensamentoCompetênciasParâmetros curricularesAutonomiaPensamento de ordem superiorCompetência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipmaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMÁRCIA HELENA DUARTE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf311123https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35181/1/M%c3%81RCIA%20HELENA%20DUARTE%20OLIVEIRA.pdf39f34347aadb223aa993b3f2a42edd99MD51TEXTMÁRCIA HELENA DUARTE OLIVEIRA.pdf.txtMÁRCIA HELENA DUARTE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain105153https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35181/2/M%c3%81RCIA%20HELENA%20DUARTE%20OLIVEIRA.pdf.txtb51a709cac3055914af3cc0e48272fa5MD52THUMBNAILMÁRCIA HELENA DUARTE OLIVEIRA.pdf.jpgMÁRCIA HELENA DUARTE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35181/3/M%c3%81RCIA%20HELENA%20DUARTE%20OLIVEIRA.pdf.jpg18aa4fe687fa59404486b19a46a3e150MD53handle/351812023-09-04 09:33:03.204oai:repositorio.pucsp.br:handle/35181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-04T12:33:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman |
title |
Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman |
spellingShingle |
Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman Oliveira, Márcia Helena Duarte CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO Habilidades de pensamento Competências Parâmetros curriculares Autonomia Pensamento de ordem superior |
title_short |
Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman |
title_full |
Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman |
title_fullStr |
Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman |
title_full_unstemmed |
Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman |
title_sort |
Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman |
author |
Oliveira, Márcia Helena Duarte |
author_facet |
Oliveira, Márcia Helena Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Muraro, Darcisio Natal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Márcia Helena Duarte |
contributor_str_mv |
Muraro, Darcisio Natal |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO Habilidades de pensamento Competências Parâmetros curriculares Autonomia Pensamento de ordem superior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades de pensamento Competências Parâmetros curriculares Autonomia Pensamento de ordem superior |
description |
Este estudo tem como base a abordagem do ensino por competências presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental e o trabalho com as habilidades de pensamento que consta da proposta de Uma Educação para o Pensar de Mathew Lipman. O objetivo central é estabelecer pontos de concordância e ou divergência entre estas duas propostas. Para tal será realizada uma revisão teórico-bibliográfica no intuito de sistematizar os fundamentos teóricos destas, bem como suas implicações para o ensino. Atenção especial será dada ao significado dos termos habilidades de pensamento e competência, em torno dos quais estas propostas se estruturam |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:41:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:41:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira, Márcia Helena Duarte. Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35181 |
identifier_str_mv |
Oliveira, Márcia Helena Duarte. Competência e habilidades: contraponto entre PCNs e a concepção de Educação para o Pensar de M. Lipman. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35181/1/M%c3%81RCIA%20HELENA%20DUARTE%20OLIVEIRA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35181/2/M%c3%81RCIA%20HELENA%20DUARTE%20OLIVEIRA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35181/3/M%c3%81RCIA%20HELENA%20DUARTE%20OLIVEIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39f34347aadb223aa993b3f2a42edd99 b51a709cac3055914af3cc0e48272fa5 18aa4fe687fa59404486b19a46a3e150 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277982071586816 |