Práticas culturais em uma comunidade quilombola sob a perspectiva da análise do comportamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28740 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo a investigação de práticas culturais em uma comunidade quilombola, tendo como referência a análise do comportamento. A comunidade quilombola escolhida para a investigação destas práticas chama-se Ivaporunduva e localiza-se no Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo. A comunidade caracteriza-se por ter pequenas dimensões (com um número de membros relativamente pequeno) e ser ao menos parcialmente autossuficiente. O estudo de práticas culturais em uma comunidade pequena foi motivado pela proposta de Skinner contida no livro de sua autoria Walden Two (1948/1978). Nele, o autor descreve a vida cotidiana em uma comunidade utópica de pequenas dimensões. Os membros desta comunidade viveriam vidas satisfatórias, boas, plenas. Skinner (1953/2003; 1968/1999; 1971/1972; 1973/1978; 1987; 1999) faz uma série de críticas em relação às práticas culturais das democracias ocidentais contemporâneas, expondo diversos problemas comportamentais que essas práticas geram. A vida em pequenas comunidades é apresentada pelo autor como (única) solução para os problemas da humanidade. A pesquisa de práticas culturais em uma comunidade real permite comparações com as práticas da comunidade fictícia, além de possibilitar verificar as consequências destas práticas na vida concreta de seus membros. Os dados obtidos sobre a comunidade quilombola podem ser divididos em duas “partes”: uma primeira parte refere-se a publicações já realizadas sobre a comunidade, indicadas pelos próprios membros de Ivaporunduva; uma segunda parte refere-se a entrevistas diretas com moradores da comunidade, participantes da pesquisa. Os resultados apontam a importância da formação dos quilombos no contexto escravista colonial brasileiro como uma forma de resistência a este sistema. Atualmente, a comunidade de Ivaporunduva luta para permanecer nas terras que ocupam, o que parece ser um importante fator de manutenção do grupo. A comunidade tem uma organização interna própria: com uma forma de governo em seu interior (formalizado por uma Associação), um modo específico de distribuição das terras entre núcleos familiares, de distribuição do trabalho e com festas próprias da comunidade. Algumas “vantagens” apontadas por Skinner, da vida em pequenas comunidades, puderam ser observadas. Para futuros estudos sobre o tema seria importante um período maior de permanência na comunidade, para ser possível investigar mais aprofundadamente estas práticas, de modo que se possa ter um entendimento mais completo do cotidiano da comunidade |
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