O trabalho de educadores com histórias infantis em um centro de referência de assistência social: um olhar da fenomenologia existencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28429 |
Resumo: | A presente pesquisa visou investigar o aspecto do trabalho de educadores da rede pública que se revela a partir da contação de histórias e da leitura de livros. A questão central da pesquisa foi: “Qual o sentido do trabalho com histórias infantis para um educador de um Centro de Referência de Assistência Social?”. Assumiu-se como base teórico-metodológica a ideia de sentido proposta pela fenomenologia existencial de Heidegger (1927). Em afinação com este método, o procedimento utilizado foi a entrevista reflexiva (Szymanski, 2011), realizado em encontros individuais com três educadores. A apropriação do trabalho pelos educadores se mostrou afetiva e satisfatória, mas também distante e insegura. As histórias foram compreendidas como ferramentas terapêuticas e como fagulhas que transformam a maneira das crianças e dos educadores de estar no mundo. Assim, elas atribuem sentido para as crianças, em seus processos pedagógico, existencial e cultural, e para os educadores, em seu processo existencial e profissional. Além disso, percebeu-se a abertura dos educadores para este trabalho e para as possibilidades que dele surgem. Os obstáculos enfrentados se evidenciaram, principalmente, na denúncia da desvalorização da profissão pelos gestores públicos e pelos próprios educadores. A ausência de formação, de recursos, de apoio do poder público e de um profissional de referência no cotidiano assinalou uma lacuna de investimentos no educador em sua prática com as histórias. Portanto, este estudo evidencia a necessidade de investigar e contribuir na criação de políticas públicas voltadas ao educador da assistência social |
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