Os procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cintia Anselmo dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31079
Resumo: This paper investigates how the teaching procedures can help promote students' meaningful learning. This study was conducted with a small sample of teachers and students of PUC / SP Course owned by the Magisterium of Higher Education in the 1st half of 2010. This sampling significantly mediated the discussion in this work, and may represent an element of reflection and possible change in practice of the teachers involved in the theme of the Teaching of Higher Education. This concerns both with regard to the selection of teaching procedures, to be used in favor of full and satisfactory learning of students, in conducting a meaningful learning for a lifetime of learning subject. In this perspective, the result of research tools applied may promote changes that meets the learning situations prepared by the teacher, since their objectives, content and teaching procedures to conduct their own relationship with knowledge. Given this approach, the student during the research evidence can score, the results could be used for the reflection of educational practice, as it opens up new priorities in effective learning
id PUC_SP-1_4e3b71bb3a3d7a03af7e75360311b648
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31079
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Carlini, Alda LuizaSantos, Cintia Anselmo dos2023-02-28T22:38:03Z2023-02-28T22:38:03Z2010-11-27Santos, Cintia Anselmo dos. Os procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SP. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31079This paper investigates how the teaching procedures can help promote students' meaningful learning. This study was conducted with a small sample of teachers and students of PUC / SP Course owned by the Magisterium of Higher Education in the 1st half of 2010. This sampling significantly mediated the discussion in this work, and may represent an element of reflection and possible change in practice of the teachers involved in the theme of the Teaching of Higher Education. This concerns both with regard to the selection of teaching procedures, to be used in favor of full and satisfactory learning of students, in conducting a meaningful learning for a lifetime of learning subject. In this perspective, the result of research tools applied may promote changes that meets the learning situations prepared by the teacher, since their objectives, content and teaching procedures to conduct their own relationship with knowledge. Given this approach, the student during the research evidence can score, the results could be used for the reflection of educational practice, as it opens up new priorities in effective learningO presente trabalho visou compreender como os procedimentos de ensino podem contribuir para promover a aprendizagem significativa dos alunos. Este estudo foi realizado com uma pequena amostra de professores e alunos da PUC/SP, pertencentes ao Curso Magistério do Ensino Superior, no 1º semestre de 2010. Esta amostragem significativa mediou a discussão, e pode representar elemento de reflexão e de eventual mudança na prática dos professores envolvidos na temática do Magistério do Ensino Superior. Isso diz respeito, tanto à seleção de procedimentos de ensino a serem utilizados em favor da aprendizagem satisfatória e integral dos alunos, como na condução de uma aprendizagem significativa para toda a vida do sujeito da aprendizagem. Nesta perspectiva, o resultado dos instrumentos de pesquisa aplicados pode impulsionar mudanças nas situações de aprendizagem preparadas pelo professor, desde os objetivos, conteúdos e procedimentos de ensino até a sua própria conduta na relação com o conhecimento. Considerando este enfoque, o aluno no decorrer da pesquisa pode pontuar indícios, cujos resultados podem ser aproveitados para a reflexão da prática educativa, na medida em que abre novas prioridades no planejamento efetivo das aprendizagensporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Magistério do Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAprendizagem significativaProcedimentos de ensinoSituações de aprendizagemEducandosProfessoresMeaningful learningTeaching proceduresLearning situationsStudentsTeachersOs procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCINTIA ANSELMO DOS SANTOS.pdfapplication/pdf315609https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31079/1/CINTIA%20ANSELMO%20DOS%20SANTOS.pdff721bdb33dfff2b5239f5659f2f09b0aMD51TEXTCINTIA ANSELMO DOS SANTOS.pdf.txtCINTIA ANSELMO DOS SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain133864https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31079/2/CINTIA%20ANSELMO%20DOS%20SANTOS.pdf.txte080bc1d935ce0395ab2a31f6795fea2MD52THUMBNAILCINTIA ANSELMO DOS SANTOS.pdf.jpgCINTIA ANSELMO DOS SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31079/3/CINTIA%20ANSELMO%20DOS%20SANTOS.pdf.jpgedad1a7d5ad66a2d29549941b1b3d359MD53handle/310792023-03-01 01:06:05.223oai:repositorio.pucsp.br:handle/31079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:06:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SP
title Os procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SP
spellingShingle Os procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SP
Santos, Cintia Anselmo dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Aprendizagem significativa
Procedimentos de ensino
Situações de aprendizagem
Educandos
Professores
Meaningful learning
Teaching procedures
Learning situations
Students
Teachers
title_short Os procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SP
title_full Os procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SP
title_fullStr Os procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SP
title_full_unstemmed Os procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SP
title_sort Os procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SP
author Santos, Cintia Anselmo dos
author_facet Santos, Cintia Anselmo dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cintia Anselmo dos
contributor_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Aprendizagem significativa
Procedimentos de ensino
Situações de aprendizagem
Educandos
Professores
Meaningful learning
Teaching procedures
Learning situations
Students
Teachers
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Procedimentos de ensino
Situações de aprendizagem
Educandos
Professores
dc.subject.eng.fl_str_mv Meaningful learning
Teaching procedures
Learning situations
Students
Teachers
description This paper investigates how the teaching procedures can help promote students' meaningful learning. This study was conducted with a small sample of teachers and students of PUC / SP Course owned by the Magisterium of Higher Education in the 1st half of 2010. This sampling significantly mediated the discussion in this work, and may represent an element of reflection and possible change in practice of the teachers involved in the theme of the Teaching of Higher Education. This concerns both with regard to the selection of teaching procedures, to be used in favor of full and satisfactory learning of students, in conducting a meaningful learning for a lifetime of learning subject. In this perspective, the result of research tools applied may promote changes that meets the learning situations prepared by the teacher, since their objectives, content and teaching procedures to conduct their own relationship with knowledge. Given this approach, the student during the research evidence can score, the results could be used for the reflection of educational practice, as it opens up new priorities in effective learning
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Cintia Anselmo dos. Os procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SP. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31079
identifier_str_mv Santos, Cintia Anselmo dos. Os procedimentos de ensino e a aprendizagem significativa no curso de magistério de ensino superior da PUC/SP. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Magistério do Ensino Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31079/1/CINTIA%20ANSELMO%20DOS%20SANTOS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31079/2/CINTIA%20ANSELMO%20DOS%20SANTOS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31079/3/CINTIA%20ANSELMO%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f721bdb33dfff2b5239f5659f2f09b0a
e080bc1d935ce0395ab2a31f6795fea2
edad1a7d5ad66a2d29549941b1b3d359
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278021377458176