Entrevistas na clínica de linguagem: sobre as relações entre queixa e demanda nos casos de retardo de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Lucca, Treyce Rosemary Christina Vicente
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28827
Resumo: Esta pesquisa é de natureza teórico-clínica. Seu objetivo foi discutir o que os pais de pacientes que chegam à clínica fonoaudiológica com queixa de retardo de linguagem consideram como sintomático na fala de seus filhos. Inicialmente, foi problematizada esta categoria nosológica, com a qual opera a Fonoaudiologia e, em seguida, empreendida uma reflexão sobre a importância da fala dos pais ao enunciarem a queixa quando procuram a clínica, isto é, sobre o que os motivou a procurar atendimento fonoaudiológico. Foi necessário incluir uma discussão sobre a distinção entre queixa e demanda, e indicar que “demanda” é um termo que não é unívoco, a fim de destacar sua importância para a direção do tratamento. Para cumprir este objetivo foi realizado um estudo retrospectivo de análise de material clínico - relativo a entrevistas -, do banco de dados da Disciplina Avaliação de Linguagem da Derdic, no qual foram selecionadas 5 casos. A partir da leitura deste material, foi empreendida uma discussão acerca da forma como os pais enunciam a queixa, qual a demanda e a justificativa do encaminhamento dado. Foi possível mostrar a heterogeneidade dos discursos e o entendimento dos pais relativamente à fala de seus filhos e ao retardo de linguagem. A conclusão deste trabalho é que deve ser operada uma distinção entre queixa e demanda e que a partir de uma escuta particular para o que se presentifica na fala dos pais é diferente do que estes consideram como sintomático na fala de seus filhos” A partir dessas falas o clinico tomará decisões pautadas na singularidade de cada caso
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