Da roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante Neto, João de Lira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20991
Resumo: The urban samba, which is a collective creation born in the midst spaces of black sociability into the communities of Rio de Janeiro at the turn of the 19th century to the 20th century, practiced in the poor backyards and obliviously apart from the modern concepts of originality and authorship, became suitable for the then-rising entertainment industry (characterized by the heyday of the Revue, the consolidation of the music industry, the emergence of radio and the advent of cinema). In this process of continuous traffic, samba and its rhythmic pulse — heirs of large African diaspora cultural ancestries, transmitted by oral tradition — were the object of successive incorporations and elaborations. Sanitized and metamorphosed into an object of the media consumption, elevated to the status of musical symbol by the nationalist project of the “Estado Novo”, samba answered this double, and harassment, developing strategies of a symbolic negotiation, absorbing new thematic of models of expression and textual and sonic possibilities. Backed up in the concept of circularity of Mikhail Bakhtin and, particularly, in Paul Zumthor's reflections on the effects of media coverage of oral culture, this research seeks to investigate, based on the collection of the “Radio Nacional”, today in the custody of the “Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro” (MIS-RJ), the historical role that the programming of the station played in the phenomenon samba’s resignification, once cursed and peripheral musical gender turned into national hegemonic rhythm
id PUC_SP-1_4e4e0034c8b10d876fd4a09e9762e704
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/20991
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ferreira, Jerusa Pireshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282246A1Cavalcante Neto, João de Lira2018-04-09T13:03:35Z2018-03-09Cavalcante Neto, João de Lira. Da roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacional. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20991The urban samba, which is a collective creation born in the midst spaces of black sociability into the communities of Rio de Janeiro at the turn of the 19th century to the 20th century, practiced in the poor backyards and obliviously apart from the modern concepts of originality and authorship, became suitable for the then-rising entertainment industry (characterized by the heyday of the Revue, the consolidation of the music industry, the emergence of radio and the advent of cinema). In this process of continuous traffic, samba and its rhythmic pulse — heirs of large African diaspora cultural ancestries, transmitted by oral tradition — were the object of successive incorporations and elaborations. Sanitized and metamorphosed into an object of the media consumption, elevated to the status of musical symbol by the nationalist project of the “Estado Novo”, samba answered this double, and harassment, developing strategies of a symbolic negotiation, absorbing new thematic of models of expression and textual and sonic possibilities. Backed up in the concept of circularity of Mikhail Bakhtin and, particularly, in Paul Zumthor's reflections on the effects of media coverage of oral culture, this research seeks to investigate, based on the collection of the “Radio Nacional”, today in the custody of the “Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro” (MIS-RJ), the historical role that the programming of the station played in the phenomenon samba’s resignification, once cursed and peripheral musical gender turned into national hegemonic rhythmO samba urbano, criação coletiva nascida em meio aos espaços de sociabilidade das comunidades negras cariocas na virada do século XIX para o século XX, praticado nos fundos dos quintais pobres e alheio aos modernos conceitos de originalidade e autoria, passou a ser apropriado pela então nascente indústria do entretenimento (caracterizada pelo auge do teatro de revista, a consolidação do mercado fonográfico, o surgimento do rádio e o advento do cinema). Nesse processo de trânsito contínuo, o samba e sua pulsação rítmica — herdeiros das ancestralidades culturais da grande diáspora africana, transmitida pela tradição oral —, foram alvo de incorporações e reelaborações sucessivas. Higienizado e metamorfoseado em objeto de consumo midiático, alçado à condição de símbolo musical pelo projeto nacionalista do Estado Novo, o samba respondeu a esse duplo assédio desenvolvendo estratégias de negociação simbólica, absorvendo novas temáticas, modos de expressão e possibilidades textuais e sonoras. Lastreada no conceito de circularidade cultural de Mikhail Bakhtin e, particularmente, nas reflexões de Paul Zumthor a respeito dos efeitos da mediatização da cultura oral, esta pesquisa busca investigar, com base no acervo da Rádio Nacional, hoje sob custódia do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ), o papel histórico que a programação da emissora desempenhou no fenômeno de ressignificação do samba, antes gênero musical maldito e periférico, convertido em ritmo nacional hegemônicoConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/45214/Jo%c3%a3o%20de%20Lira%20Cavalcante%20Neto.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCultura - Modelo semióticoMúsica popular - BrasilIndústria culturalRadio Nacional (Brasil)Culture - Semiotic modelPopular music - BrazilCultural industriesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAODa roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJoão de Lira Cavalcante Neto.pdf.txtJoão de Lira Cavalcante Neto.pdf.txtExtracted texttext/plain209867https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20991/4/Jo%c3%a3o%20de%20Lira%20Cavalcante%20Neto.pdf.txt14d07f10a8d4fe3c9faf5781e7b1a395MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20991/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALJoão de Lira Cavalcante Neto.pdfJoão de Lira Cavalcante Neto.pdfapplication/pdf48293206https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20991/2/Jo%c3%a3o%20de%20Lira%20Cavalcante%20Neto.pdf776e4367e7bf723f4083d0763dbac42bMD52THUMBNAILJoão de Lira Cavalcante Neto.pdf.jpgJoão de Lira Cavalcante Neto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2923https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20991/3/Jo%c3%a3o%20de%20Lira%20Cavalcante%20Neto.pdf.jpg4875b7ec26c6dbf5cb5dbc3533d982d4MD53handle/209912022-04-28 13:06:08.952oai:repositorio.pucsp.br:handle/20991Tk9UQTogQ09MT1FVRSBBUVVJIEEgU1VBIFBSw5NQUklBIExJQ0VOw4dBCkVzdGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZXhlbXBsbyDDqSBmb3JuZWNpZGEgYXBlbmFzIHBhcmEgZmlucyBpbmZvcm1hdGl2b3MuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgClhYWCAoU2lnbGEgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBlL291IApkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIAplbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4KClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIApwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIHRhbWLDqW0gY29uY29yZGEgcXVlIGEgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IApkaXNzZXJ0YcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyAKbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIFZvY8OqIHRhbWLDqW0gZGVjbGFyYSBxdWUgbyBkZXDDs3NpdG8gZGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBuw6NvLCBxdWUgc2VqYSBkZSBzZXUgCmNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiAKZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSAKb3MgZGlyZWl0b3MgYXByZXNlbnRhZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIAppZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFRFU0UgT1UgRElTU0VSVEHDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSAKQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PIFFVRSBOw4NPIFNFSkEgQSBTSUdMQSBERSAKVU5JVkVSU0lEQURFLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyAKVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIEVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpBIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgCmRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIApjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T16:06:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Da roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacional
title Da roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacional
spellingShingle Da roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacional
Cavalcante Neto, João de Lira
Cultura - Modelo semiótico
Música popular - Brasil
Indústria cultural
Radio Nacional (Brasil)
Culture - Semiotic model
Popular music - Brazil
Cultural industries
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Da roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacional
title_full Da roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacional
title_fullStr Da roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacional
title_full_unstemmed Da roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacional
title_sort Da roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacional
author Cavalcante Neto, João de Lira
author_facet Cavalcante Neto, João de Lira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Jerusa Pires
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282246A1
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante Neto, João de Lira
contributor_str_mv Ferreira, Jerusa Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura - Modelo semiótico
Música popular - Brasil
Indústria cultural
Radio Nacional (Brasil)
topic Cultura - Modelo semiótico
Música popular - Brasil
Indústria cultural
Radio Nacional (Brasil)
Culture - Semiotic model
Popular music - Brazil
Cultural industries
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Culture - Semiotic model
Popular music - Brazil
Cultural industries
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The urban samba, which is a collective creation born in the midst spaces of black sociability into the communities of Rio de Janeiro at the turn of the 19th century to the 20th century, practiced in the poor backyards and obliviously apart from the modern concepts of originality and authorship, became suitable for the then-rising entertainment industry (characterized by the heyday of the Revue, the consolidation of the music industry, the emergence of radio and the advent of cinema). In this process of continuous traffic, samba and its rhythmic pulse — heirs of large African diaspora cultural ancestries, transmitted by oral tradition — were the object of successive incorporations and elaborations. Sanitized and metamorphosed into an object of the media consumption, elevated to the status of musical symbol by the nationalist project of the “Estado Novo”, samba answered this double, and harassment, developing strategies of a symbolic negotiation, absorbing new thematic of models of expression and textual and sonic possibilities. Backed up in the concept of circularity of Mikhail Bakhtin and, particularly, in Paul Zumthor's reflections on the effects of media coverage of oral culture, this research seeks to investigate, based on the collection of the “Radio Nacional”, today in the custody of the “Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro” (MIS-RJ), the historical role that the programming of the station played in the phenomenon samba’s resignification, once cursed and peripheral musical gender turned into national hegemonic rhythm
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-09T13:03:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cavalcante Neto, João de Lira. Da roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacional. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20991
identifier_str_mv Cavalcante Neto, João de Lira. Da roda ao auditório: uma transformação do samba pela Rádio Nacional. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20991/4/Jo%c3%a3o%20de%20Lira%20Cavalcante%20Neto.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20991/1/license.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20991/2/Jo%c3%a3o%20de%20Lira%20Cavalcante%20Neto.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20991/3/Jo%c3%a3o%20de%20Lira%20Cavalcante%20Neto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 14d07f10a8d4fe3c9faf5781e7b1a395
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
776e4367e7bf723f4083d0763dbac42b
4875b7ec26c6dbf5cb5dbc3533d982d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796100717084672