A função argumentativa do adjetivo em textos publicitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bianca de Jesus Marques de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39829
Resumo: Este trabalho monográfico, elaborado como resultado do Curso de Especialização em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tem por objetivo estudar o adjetivo em português a fim de verificar sua função argumentativa. Para esse fim, será examinada a função do adjetivo com valor argumentativo em enunciados extraídos do discurso cotidiano; estudo que será pautado na linha teórica funcionalista sistêmico-funcional. Ademais, será analisada a relação existente entre a função argumentativa do adjetivo e a pragmática, com o intuito de comprovar a escolha dessa categoria gramatical não apenas como caracterizadora do substantivo, mas como estratégia intencional de recurso argumentativo. É sabido que todo adjetivo, segundo a tradição gramatical, tem por função qualificar o substantivo o qual acompanha, entretanto, com os recentes estudos e com base na Gramática de usos do português, de Maria Helena de Moura Neves (2011), é possível notar novas funções atribuídas a essa categoria, como a função argumentativa. A seleção do corpus, coletado por amostragem, foi delimitada a ocorrências no português brasileiro em anúncios publicitários, em um recorte sincrônico de dez anos (2012-2022). Para atestar a frequência de usos nesse período, recorreu-se à plataforma Google Trends. Os resultados obtidos apontam que: a) as gramáticas normativas se debruçam de forma consistente apenas na estrutura, isto é, na categorização do adjetivo, de modo que aspectos transfrásticos, como o conteúdo, são abordados de raso modo; b) os adjetivos identificados no discurso publicitário (corpus) são do tipo ‘qualificador eufórico’ (NEVES, 2011) e são empregados para individualizar o sentido dos produtos a que fazem referência, diferenciando-os de produtos comuns – daí sua função argumentativa; c) foi possível notar que houve um ápice no uso desses termos nos anos de 2015 a 2019, contudo, essa ascensão foi seguida de uma ligeira queda, demonstrando tendência ao desuso desse tipo de adjetivação
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