A função argumentativa do adjetivo em textos publicitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39829 |
Resumo: | Este trabalho monográfico, elaborado como resultado do Curso de Especialização em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tem por objetivo estudar o adjetivo em português a fim de verificar sua função argumentativa. Para esse fim, será examinada a função do adjetivo com valor argumentativo em enunciados extraídos do discurso cotidiano; estudo que será pautado na linha teórica funcionalista sistêmico-funcional. Ademais, será analisada a relação existente entre a função argumentativa do adjetivo e a pragmática, com o intuito de comprovar a escolha dessa categoria gramatical não apenas como caracterizadora do substantivo, mas como estratégia intencional de recurso argumentativo. É sabido que todo adjetivo, segundo a tradição gramatical, tem por função qualificar o substantivo o qual acompanha, entretanto, com os recentes estudos e com base na Gramática de usos do português, de Maria Helena de Moura Neves (2011), é possível notar novas funções atribuídas a essa categoria, como a função argumentativa. A seleção do corpus, coletado por amostragem, foi delimitada a ocorrências no português brasileiro em anúncios publicitários, em um recorte sincrônico de dez anos (2012-2022). Para atestar a frequência de usos nesse período, recorreu-se à plataforma Google Trends. Os resultados obtidos apontam que: a) as gramáticas normativas se debruçam de forma consistente apenas na estrutura, isto é, na categorização do adjetivo, de modo que aspectos transfrásticos, como o conteúdo, são abordados de raso modo; b) os adjetivos identificados no discurso publicitário (corpus) são do tipo ‘qualificador eufórico’ (NEVES, 2011) e são empregados para individualizar o sentido dos produtos a que fazem referência, diferenciando-os de produtos comuns – daí sua função argumentativa; c) foi possível notar que houve um ápice no uso desses termos nos anos de 2015 a 2019, contudo, essa ascensão foi seguida de uma ligeira queda, demonstrando tendência ao desuso desse tipo de adjetivação |
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Butti, CassianoOliveira, Bianca de Jesus Marques de2023-11-09T19:43:16Z2023-11-09T19:43:16Z2023-03-25Oliveira, Bianca de Jesus Marques de. A função argumentativa do adjetivo em textos publicitários. 2023. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39829Este trabalho monográfico, elaborado como resultado do Curso de Especialização em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tem por objetivo estudar o adjetivo em português a fim de verificar sua função argumentativa. Para esse fim, será examinada a função do adjetivo com valor argumentativo em enunciados extraídos do discurso cotidiano; estudo que será pautado na linha teórica funcionalista sistêmico-funcional. Ademais, será analisada a relação existente entre a função argumentativa do adjetivo e a pragmática, com o intuito de comprovar a escolha dessa categoria gramatical não apenas como caracterizadora do substantivo, mas como estratégia intencional de recurso argumentativo. É sabido que todo adjetivo, segundo a tradição gramatical, tem por função qualificar o substantivo o qual acompanha, entretanto, com os recentes estudos e com base na Gramática de usos do português, de Maria Helena de Moura Neves (2011), é possível notar novas funções atribuídas a essa categoria, como a função argumentativa. A seleção do corpus, coletado por amostragem, foi delimitada a ocorrências no português brasileiro em anúncios publicitários, em um recorte sincrônico de dez anos (2012-2022). Para atestar a frequência de usos nesse período, recorreu-se à plataforma Google Trends. Os resultados obtidos apontam que: a) as gramáticas normativas se debruçam de forma consistente apenas na estrutura, isto é, na categorização do adjetivo, de modo que aspectos transfrásticos, como o conteúdo, são abordados de raso modo; b) os adjetivos identificados no discurso publicitário (corpus) são do tipo ‘qualificador eufórico’ (NEVES, 2011) e são empregados para individualizar o sentido dos produtos a que fazem referência, diferenciando-os de produtos comuns – daí sua função argumentativa; c) foi possível notar que houve um ápice no uso desses termos nos anos de 2015 a 2019, contudo, essa ascensão foi seguida de uma ligeira queda, demonstrando tendência ao desuso desse tipo de adjetivaçãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALíngua PortuguesaAdjetivoLinguísticaFunção argumentativaA função argumentativa do adjetivo em textos publicitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBianca de Jesus Marques de Oliveira - Monografia.pdfapplication/pdf628202https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39829/1/Bianca%20de%20Jesus%20Marques%20de%20Oliveira%20-%20Monografia.pdfeb9c05f93d9827ea2b55e6f9ce3a753bMD51TEXTBianca de Jesus Marques de Oliveira - Monografia.pdf.txtBianca de Jesus Marques de Oliveira - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain81110https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39829/2/Bianca%20de%20Jesus%20Marques%20de%20Oliveira%20-%20Monografia.pdf.txtefb2dbc3f0f2cdf23d39068d2ae79755MD52THUMBNAILBianca de Jesus Marques de Oliveira - Monografia.pdf.jpgBianca de Jesus Marques de Oliveira - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39829/3/Bianca%20de%20Jesus%20Marques%20de%20Oliveira%20-%20Monografia.pdf.jpg92aae61401a97d1049a3e3fa339b9f2aMD53handle/398292023-11-10 01:04:37.621oai:repositorio.pucsp.br:handle/39829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-10T04:04:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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