Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31513 |
Resumo: | Bem mais do que apenas comunicação, o ato da fala é o que distingue os seres humanos dos demais animais. É por meio das nossas escolhas lexicais que nos firmamos e nos sentimos pertencentes a um determinado local social. Desde o início dos estudos acadêmicos em tempos remotos com Aristóteles, tentamos explicar o significado da palavra. Uma vez que este fenômeno cognitivo deixa de fazer parte do que se define como ideal, o indivíduo passa a carregar o estigma dos não letrados. Todavia, existem questões ainda não definidas sobre como podemos desenvolver nossa linguagem. Quais são os fatores internos e externos que levam a criança a desenvolver sua linguagem é o objeto deste trabalho que apresenta como fatores externos, com falta de afetividade, podem impactar diretamente no desenvolvimento lexical das crianças em fase de aquisição. Para tal, tomamos como corpus crianças residentes por tempo prolongado (mais de 6 meses) de lares institucionais em que o fator afetividade foi ignorado pelos cuidadores. Os trabalhos selecionados para discussão trazem dados de países diferentes, mas de condições semelhantes, no qual podemos conferir os resultados similares no desenvolvimento lexical das crianças institucionalizadas independente de seu país de origem. Como fundamentação para os embasamentos dos dados analisados, abordaremos as Teorias Psicogenéticas de Piaget (1968;1977;1992), Vygostky (1979;1992;2010) e Wallon (1981;1992;2014;2018) |
id |
PUC_SP-1_510dfc226cc75298f4f924fa329346ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31513 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Siqueira, João Hilton Sayeg deHayakawa, Juliana Fantato2023-02-28T22:44:51Z2023-02-28T22:44:51Z2022-03-27Hayakawa, Juliana Fantato. Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31513Bem mais do que apenas comunicação, o ato da fala é o que distingue os seres humanos dos demais animais. É por meio das nossas escolhas lexicais que nos firmamos e nos sentimos pertencentes a um determinado local social. Desde o início dos estudos acadêmicos em tempos remotos com Aristóteles, tentamos explicar o significado da palavra. Uma vez que este fenômeno cognitivo deixa de fazer parte do que se define como ideal, o indivíduo passa a carregar o estigma dos não letrados. Todavia, existem questões ainda não definidas sobre como podemos desenvolver nossa linguagem. Quais são os fatores internos e externos que levam a criança a desenvolver sua linguagem é o objeto deste trabalho que apresenta como fatores externos, com falta de afetividade, podem impactar diretamente no desenvolvimento lexical das crianças em fase de aquisição. Para tal, tomamos como corpus crianças residentes por tempo prolongado (mais de 6 meses) de lares institucionais em que o fator afetividade foi ignorado pelos cuidadores. Os trabalhos selecionados para discussão trazem dados de países diferentes, mas de condições semelhantes, no qual podemos conferir os resultados similares no desenvolvimento lexical das crianças institucionalizadas independente de seu país de origem. Como fundamentação para os embasamentos dos dados analisados, abordaremos as Teorias Psicogenéticas de Piaget (1968;1977;1992), Vygostky (1979;1992;2010) e Wallon (1981;1992;2014;2018)porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAAquisição de linguagemCrianças institucionalizadasAfetividadeAfetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJuliana Fantato Hayakawa - Monografia.pdfapplication/pdf890097https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31513/1/Juliana%20Fantato%20Hayakawa%20-%20Monografia.pdffb2a36f4020bcf6125b1648978ba593cMD51TEXTJuliana Fantato Hayakawa - Monografia.pdf.txtJuliana Fantato Hayakawa - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain62697https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31513/2/Juliana%20Fantato%20Hayakawa%20-%20Monografia.pdf.txtc2fc2373cc943647be132bfc3535e2dcMD52THUMBNAILJuliana Fantato Hayakawa - Monografia.pdf.jpgJuliana Fantato Hayakawa - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31513/3/Juliana%20Fantato%20Hayakawa%20-%20Monografia.pdf.jpg8600c292a74035a4467a5456a89d9a19MD53handle/315132023-03-06 10:43:27.248oai:repositorio.pucsp.br:handle/31513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-06T13:43:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas |
title |
Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas |
spellingShingle |
Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas Hayakawa, Juliana Fantato CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Aquisição de linguagem Crianças institucionalizadas Afetividade |
title_short |
Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas |
title_full |
Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas |
title_fullStr |
Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas |
title_full_unstemmed |
Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas |
title_sort |
Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas |
author |
Hayakawa, Juliana Fantato |
author_facet |
Hayakawa, Juliana Fantato |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Siqueira, João Hilton Sayeg de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hayakawa, Juliana Fantato |
contributor_str_mv |
Siqueira, João Hilton Sayeg de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Aquisição de linguagem Crianças institucionalizadas Afetividade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição de linguagem Crianças institucionalizadas Afetividade |
description |
Bem mais do que apenas comunicação, o ato da fala é o que distingue os seres humanos dos demais animais. É por meio das nossas escolhas lexicais que nos firmamos e nos sentimos pertencentes a um determinado local social. Desde o início dos estudos acadêmicos em tempos remotos com Aristóteles, tentamos explicar o significado da palavra. Uma vez que este fenômeno cognitivo deixa de fazer parte do que se define como ideal, o indivíduo passa a carregar o estigma dos não letrados. Todavia, existem questões ainda não definidas sobre como podemos desenvolver nossa linguagem. Quais são os fatores internos e externos que levam a criança a desenvolver sua linguagem é o objeto deste trabalho que apresenta como fatores externos, com falta de afetividade, podem impactar diretamente no desenvolvimento lexical das crianças em fase de aquisição. Para tal, tomamos como corpus crianças residentes por tempo prolongado (mais de 6 meses) de lares institucionais em que o fator afetividade foi ignorado pelos cuidadores. Os trabalhos selecionados para discussão trazem dados de países diferentes, mas de condições semelhantes, no qual podemos conferir os resultados similares no desenvolvimento lexical das crianças institucionalizadas independente de seu país de origem. Como fundamentação para os embasamentos dos dados analisados, abordaremos as Teorias Psicogenéticas de Piaget (1968;1977;1992), Vygostky (1979;1992;2010) e Wallon (1981;1992;2014;2018) |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:44:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:44:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Hayakawa, Juliana Fantato. Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31513 |
identifier_str_mv |
Hayakawa, Juliana Fantato. Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31513/1/Juliana%20Fantato%20Hayakawa%20-%20Monografia.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31513/2/Juliana%20Fantato%20Hayakawa%20-%20Monografia.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31513/3/Juliana%20Fantato%20Hayakawa%20-%20Monografia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb2a36f4020bcf6125b1648978ba593c c2fc2373cc943647be132bfc3535e2dc 8600c292a74035a4467a5456a89d9a19 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277946110672896 |