Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hayakawa, Juliana Fantato
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31513
Resumo: Bem mais do que apenas comunicação, o ato da fala é o que distingue os seres humanos dos demais animais. É por meio das nossas escolhas lexicais que nos firmamos e nos sentimos pertencentes a um determinado local social. Desde o início dos estudos acadêmicos em tempos remotos com Aristóteles, tentamos explicar o significado da palavra. Uma vez que este fenômeno cognitivo deixa de fazer parte do que se define como ideal, o indivíduo passa a carregar o estigma dos não letrados. Todavia, existem questões ainda não definidas sobre como podemos desenvolver nossa linguagem. Quais são os fatores internos e externos que levam a criança a desenvolver sua linguagem é o objeto deste trabalho que apresenta como fatores externos, com falta de afetividade, podem impactar diretamente no desenvolvimento lexical das crianças em fase de aquisição. Para tal, tomamos como corpus crianças residentes por tempo prolongado (mais de 6 meses) de lares institucionais em que o fator afetividade foi ignorado pelos cuidadores. Os trabalhos selecionados para discussão trazem dados de países diferentes, mas de condições semelhantes, no qual podemos conferir os resultados similares no desenvolvimento lexical das crianças institucionalizadas independente de seu país de origem. Como fundamentação para os embasamentos dos dados analisados, abordaremos as Teorias Psicogenéticas de Piaget (1968;1977;1992), Vygostky (1979;1992;2010) e Wallon (1981;1992;2014;2018)
id PUC_SP-1_510dfc226cc75298f4f924fa329346ba
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31513
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Siqueira, João Hilton Sayeg deHayakawa, Juliana Fantato2023-02-28T22:44:51Z2023-02-28T22:44:51Z2022-03-27Hayakawa, Juliana Fantato. Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31513Bem mais do que apenas comunicação, o ato da fala é o que distingue os seres humanos dos demais animais. É por meio das nossas escolhas lexicais que nos firmamos e nos sentimos pertencentes a um determinado local social. Desde o início dos estudos acadêmicos em tempos remotos com Aristóteles, tentamos explicar o significado da palavra. Uma vez que este fenômeno cognitivo deixa de fazer parte do que se define como ideal, o indivíduo passa a carregar o estigma dos não letrados. Todavia, existem questões ainda não definidas sobre como podemos desenvolver nossa linguagem. Quais são os fatores internos e externos que levam a criança a desenvolver sua linguagem é o objeto deste trabalho que apresenta como fatores externos, com falta de afetividade, podem impactar diretamente no desenvolvimento lexical das crianças em fase de aquisição. Para tal, tomamos como corpus crianças residentes por tempo prolongado (mais de 6 meses) de lares institucionais em que o fator afetividade foi ignorado pelos cuidadores. Os trabalhos selecionados para discussão trazem dados de países diferentes, mas de condições semelhantes, no qual podemos conferir os resultados similares no desenvolvimento lexical das crianças institucionalizadas independente de seu país de origem. Como fundamentação para os embasamentos dos dados analisados, abordaremos as Teorias Psicogenéticas de Piaget (1968;1977;1992), Vygostky (1979;1992;2010) e Wallon (1981;1992;2014;2018)porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAAquisição de linguagemCrianças institucionalizadasAfetividadeAfetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJuliana Fantato Hayakawa - Monografia.pdfapplication/pdf890097https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31513/1/Juliana%20Fantato%20Hayakawa%20-%20Monografia.pdffb2a36f4020bcf6125b1648978ba593cMD51TEXTJuliana Fantato Hayakawa - Monografia.pdf.txtJuliana Fantato Hayakawa - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain62697https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31513/2/Juliana%20Fantato%20Hayakawa%20-%20Monografia.pdf.txtc2fc2373cc943647be132bfc3535e2dcMD52THUMBNAILJuliana Fantato Hayakawa - Monografia.pdf.jpgJuliana Fantato Hayakawa - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31513/3/Juliana%20Fantato%20Hayakawa%20-%20Monografia.pdf.jpg8600c292a74035a4467a5456a89d9a19MD53handle/315132023-03-06 10:43:27.248oai:repositorio.pucsp.br:handle/31513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-06T13:43:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas
title Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas
spellingShingle Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas
Hayakawa, Juliana Fantato
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Aquisição de linguagem
Crianças institucionalizadas
Afetividade
title_short Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas
title_full Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas
title_fullStr Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas
title_full_unstemmed Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas
title_sort Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas
author Hayakawa, Juliana Fantato
author_facet Hayakawa, Juliana Fantato
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Siqueira, João Hilton Sayeg de
dc.contributor.author.fl_str_mv Hayakawa, Juliana Fantato
contributor_str_mv Siqueira, João Hilton Sayeg de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Aquisição de linguagem
Crianças institucionalizadas
Afetividade
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de linguagem
Crianças institucionalizadas
Afetividade
description Bem mais do que apenas comunicação, o ato da fala é o que distingue os seres humanos dos demais animais. É por meio das nossas escolhas lexicais que nos firmamos e nos sentimos pertencentes a um determinado local social. Desde o início dos estudos acadêmicos em tempos remotos com Aristóteles, tentamos explicar o significado da palavra. Uma vez que este fenômeno cognitivo deixa de fazer parte do que se define como ideal, o indivíduo passa a carregar o estigma dos não letrados. Todavia, existem questões ainda não definidas sobre como podemos desenvolver nossa linguagem. Quais são os fatores internos e externos que levam a criança a desenvolver sua linguagem é o objeto deste trabalho que apresenta como fatores externos, com falta de afetividade, podem impactar diretamente no desenvolvimento lexical das crianças em fase de aquisição. Para tal, tomamos como corpus crianças residentes por tempo prolongado (mais de 6 meses) de lares institucionais em que o fator afetividade foi ignorado pelos cuidadores. Os trabalhos selecionados para discussão trazem dados de países diferentes, mas de condições semelhantes, no qual podemos conferir os resultados similares no desenvolvimento lexical das crianças institucionalizadas independente de seu país de origem. Como fundamentação para os embasamentos dos dados analisados, abordaremos as Teorias Psicogenéticas de Piaget (1968;1977;1992), Vygostky (1979;1992;2010) e Wallon (1981;1992;2014;2018)
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:44:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:44:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Hayakawa, Juliana Fantato. Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31513
identifier_str_mv Hayakawa, Juliana Fantato. Afetividade e linguagem: uma abordagem walloniana da aquisição de linguagem em crianças institucionalizadas. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31513/1/Juliana%20Fantato%20Hayakawa%20-%20Monografia.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31513/2/Juliana%20Fantato%20Hayakawa%20-%20Monografia.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31513/3/Juliana%20Fantato%20Hayakawa%20-%20Monografia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb2a36f4020bcf6125b1648978ba593c
c2fc2373cc943647be132bfc3535e2dc
8600c292a74035a4467a5456a89d9a19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277946110672896