O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Simone Andréia de Campos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31130
Resumo: Com a introdução da informática nas escolas públicas e sua utilização como ferramenta de ensino pressupõe-se novas demandas e perspectivas de trabalho, no entanto estas novas possibilidades ainda não despertam o interesse em alguns educadores. O presente trabalho pretende ser uma reflexão sobre o porquê alguns professores não percebem a tecnologia com uma possibilidade de contribuir para a aprendizagem. A adoção da tecnologia abre as possibilidades para desenvolver novas estratégias de forma a melhorar a relação – aluno professor aprendizagem – com inúmeras perspectivas de mudança e inovação da prática pedagógica. O objetivo principal deste estudo é identificar razões ou motivos que levam determinados professores a ignorar totalmente ou parcialmente a questão do uso das tecnologias digitais na educação. A opção metodológica foi pelo estudo de caso, com a pesquisa desenvolvida através da observação e da aplicação de questionário. O estudo foi realizado com dez professores de diversas áreas, que atuam no ensino fundamental em duas escolas municipais, ambas possuem salas de informática em parceria com o programa PROINFO, além de outros recursos que estão disponíveis para uso do professor. Os resultados indicam que muitos professores reconhecem a importância da tecnologia tanto na sua vida quanto em suas práticas pedagógicas, grande parte dos entrevistados acredita que a informática pode contribuir para a melhora no processo de ensino-aprendizagem, mas consideram que não foram preparados para trabalhar com esta nova demanda, em consequência, quando são utilizados alguns recursos estes se restringem, em sua maioria, ao uso de tevês ou projetor multimídia
id PUC_SP-1_5686ed8cee80b9fd613ccecac6a0d409
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31130
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Alves, Aglaé Cecília Toledo PortoCamargo, Simone Andréia de Campos2023-02-28T22:38:23Z2023-02-28T22:38:23Z2011-02-28Camargo, Simone Andréia de Campos. O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31130Com a introdução da informática nas escolas públicas e sua utilização como ferramenta de ensino pressupõe-se novas demandas e perspectivas de trabalho, no entanto estas novas possibilidades ainda não despertam o interesse em alguns educadores. O presente trabalho pretende ser uma reflexão sobre o porquê alguns professores não percebem a tecnologia com uma possibilidade de contribuir para a aprendizagem. A adoção da tecnologia abre as possibilidades para desenvolver novas estratégias de forma a melhorar a relação – aluno professor aprendizagem – com inúmeras perspectivas de mudança e inovação da prática pedagógica. O objetivo principal deste estudo é identificar razões ou motivos que levam determinados professores a ignorar totalmente ou parcialmente a questão do uso das tecnologias digitais na educação. A opção metodológica foi pelo estudo de caso, com a pesquisa desenvolvida através da observação e da aplicação de questionário. O estudo foi realizado com dez professores de diversas áreas, que atuam no ensino fundamental em duas escolas municipais, ambas possuem salas de informática em parceria com o programa PROINFO, além de outros recursos que estão disponíveis para uso do professor. Os resultados indicam que muitos professores reconhecem a importância da tecnologia tanto na sua vida quanto em suas práticas pedagógicas, grande parte dos entrevistados acredita que a informática pode contribuir para a melhora no processo de ensino-aprendizagem, mas consideram que não foram preparados para trabalhar com esta nova demanda, em consequência, quando são utilizados alguns recursos estes se restringem, em sua maioria, ao uso de tevês ou projetor multimídiaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaDPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAprendizagemTecnologia na educaçãoFormaçãoReflexãoO uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSIMONE ANDRÉIA DE CAMPOS CAMARGO.pdfapplication/pdf767002https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31130/1/SIMONE%20ANDR%c3%89IA%20DE%20CAMPOS%20CAMARGO.pdf1ba6a74334205bcade4e9a8a09ea07b4MD51TEXTSIMONE ANDRÉIA DE CAMPOS CAMARGO.pdf.txtSIMONE ANDRÉIA DE CAMPOS CAMARGO.pdf.txtExtracted texttext/plain106414https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31130/2/SIMONE%20ANDR%c3%89IA%20DE%20CAMPOS%20CAMARGO.pdf.txt4147f6d7c84891fec3e5c5fe139dacfdMD52THUMBNAILSIMONE ANDRÉIA DE CAMPOS CAMARGO.pdf.jpgSIMONE ANDRÉIA DE CAMPOS CAMARGO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31130/3/SIMONE%20ANDR%c3%89IA%20DE%20CAMPOS%20CAMARGO.pdf.jpg9b7e8145a9defdd40975fb5ec918fb4eMD53handle/311302023-06-19 09:59:30.17oai:repositorio.pucsp.br:handle/31130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-19T12:59:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem
title O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem
spellingShingle O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem
Camargo, Simone Andréia de Campos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Aprendizagem
Tecnologia na educação
Formação
Reflexão
title_short O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem
title_full O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem
title_fullStr O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem
title_full_unstemmed O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem
title_sort O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem
author Camargo, Simone Andréia de Campos
author_facet Camargo, Simone Andréia de Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Aglaé Cecília Toledo Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Simone Andréia de Campos
contributor_str_mv Alves, Aglaé Cecília Toledo Porto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Aprendizagem
Tecnologia na educação
Formação
Reflexão
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Tecnologia na educação
Formação
Reflexão
description Com a introdução da informática nas escolas públicas e sua utilização como ferramenta de ensino pressupõe-se novas demandas e perspectivas de trabalho, no entanto estas novas possibilidades ainda não despertam o interesse em alguns educadores. O presente trabalho pretende ser uma reflexão sobre o porquê alguns professores não percebem a tecnologia com uma possibilidade de contribuir para a aprendizagem. A adoção da tecnologia abre as possibilidades para desenvolver novas estratégias de forma a melhorar a relação – aluno professor aprendizagem – com inúmeras perspectivas de mudança e inovação da prática pedagógica. O objetivo principal deste estudo é identificar razões ou motivos que levam determinados professores a ignorar totalmente ou parcialmente a questão do uso das tecnologias digitais na educação. A opção metodológica foi pelo estudo de caso, com a pesquisa desenvolvida através da observação e da aplicação de questionário. O estudo foi realizado com dez professores de diversas áreas, que atuam no ensino fundamental em duas escolas municipais, ambas possuem salas de informática em parceria com o programa PROINFO, além de outros recursos que estão disponíveis para uso do professor. Os resultados indicam que muitos professores reconhecem a importância da tecnologia tanto na sua vida quanto em suas práticas pedagógicas, grande parte dos entrevistados acredita que a informática pode contribuir para a melhora no processo de ensino-aprendizagem, mas consideram que não foram preparados para trabalhar com esta nova demanda, em consequência, quando são utilizados alguns recursos estes se restringem, em sua maioria, ao uso de tevês ou projetor multimídia
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Camargo, Simone Andréia de Campos. O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31130
identifier_str_mv Camargo, Simone Andréia de Campos. O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31130/1/SIMONE%20ANDR%c3%89IA%20DE%20CAMPOS%20CAMARGO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31130/2/SIMONE%20ANDR%c3%89IA%20DE%20CAMPOS%20CAMARGO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31130/3/SIMONE%20ANDR%c3%89IA%20DE%20CAMPOS%20CAMARGO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ba6a74334205bcade4e9a8a09ea07b4
4147f6d7c84891fec3e5c5fe139dacfd
9b7e8145a9defdd40975fb5ec918fb4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278031008628736