O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31130 |
Resumo: | Com a introdução da informática nas escolas públicas e sua utilização como ferramenta de ensino pressupõe-se novas demandas e perspectivas de trabalho, no entanto estas novas possibilidades ainda não despertam o interesse em alguns educadores. O presente trabalho pretende ser uma reflexão sobre o porquê alguns professores não percebem a tecnologia com uma possibilidade de contribuir para a aprendizagem. A adoção da tecnologia abre as possibilidades para desenvolver novas estratégias de forma a melhorar a relação – aluno professor aprendizagem – com inúmeras perspectivas de mudança e inovação da prática pedagógica. O objetivo principal deste estudo é identificar razões ou motivos que levam determinados professores a ignorar totalmente ou parcialmente a questão do uso das tecnologias digitais na educação. A opção metodológica foi pelo estudo de caso, com a pesquisa desenvolvida através da observação e da aplicação de questionário. O estudo foi realizado com dez professores de diversas áreas, que atuam no ensino fundamental em duas escolas municipais, ambas possuem salas de informática em parceria com o programa PROINFO, além de outros recursos que estão disponíveis para uso do professor. Os resultados indicam que muitos professores reconhecem a importância da tecnologia tanto na sua vida quanto em suas práticas pedagógicas, grande parte dos entrevistados acredita que a informática pode contribuir para a melhora no processo de ensino-aprendizagem, mas consideram que não foram preparados para trabalhar com esta nova demanda, em consequência, quando são utilizados alguns recursos estes se restringem, em sua maioria, ao uso de tevês ou projetor multimídia |
id |
PUC_SP-1_5686ed8cee80b9fd613ccecac6a0d409 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31130 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Aglaé Cecília Toledo PortoCamargo, Simone Andréia de Campos2023-02-28T22:38:23Z2023-02-28T22:38:23Z2011-02-28Camargo, Simone Andréia de Campos. O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31130Com a introdução da informática nas escolas públicas e sua utilização como ferramenta de ensino pressupõe-se novas demandas e perspectivas de trabalho, no entanto estas novas possibilidades ainda não despertam o interesse em alguns educadores. O presente trabalho pretende ser uma reflexão sobre o porquê alguns professores não percebem a tecnologia com uma possibilidade de contribuir para a aprendizagem. A adoção da tecnologia abre as possibilidades para desenvolver novas estratégias de forma a melhorar a relação – aluno professor aprendizagem – com inúmeras perspectivas de mudança e inovação da prática pedagógica. O objetivo principal deste estudo é identificar razões ou motivos que levam determinados professores a ignorar totalmente ou parcialmente a questão do uso das tecnologias digitais na educação. A opção metodológica foi pelo estudo de caso, com a pesquisa desenvolvida através da observação e da aplicação de questionário. O estudo foi realizado com dez professores de diversas áreas, que atuam no ensino fundamental em duas escolas municipais, ambas possuem salas de informática em parceria com o programa PROINFO, além de outros recursos que estão disponíveis para uso do professor. Os resultados indicam que muitos professores reconhecem a importância da tecnologia tanto na sua vida quanto em suas práticas pedagógicas, grande parte dos entrevistados acredita que a informática pode contribuir para a melhora no processo de ensino-aprendizagem, mas consideram que não foram preparados para trabalhar com esta nova demanda, em consequência, quando são utilizados alguns recursos estes se restringem, em sua maioria, ao uso de tevês ou projetor multimídiaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaDPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAprendizagemTecnologia na educaçãoFormaçãoReflexãoO uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSIMONE ANDRÉIA DE CAMPOS CAMARGO.pdfapplication/pdf767002https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31130/1/SIMONE%20ANDR%c3%89IA%20DE%20CAMPOS%20CAMARGO.pdf1ba6a74334205bcade4e9a8a09ea07b4MD51TEXTSIMONE ANDRÉIA DE CAMPOS CAMARGO.pdf.txtSIMONE ANDRÉIA DE CAMPOS CAMARGO.pdf.txtExtracted texttext/plain106414https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31130/2/SIMONE%20ANDR%c3%89IA%20DE%20CAMPOS%20CAMARGO.pdf.txt4147f6d7c84891fec3e5c5fe139dacfdMD52THUMBNAILSIMONE ANDRÉIA DE CAMPOS CAMARGO.pdf.jpgSIMONE ANDRÉIA DE CAMPOS CAMARGO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31130/3/SIMONE%20ANDR%c3%89IA%20DE%20CAMPOS%20CAMARGO.pdf.jpg9b7e8145a9defdd40975fb5ec918fb4eMD53handle/311302023-06-19 09:59:30.17oai:repositorio.pucsp.br:handle/31130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-19T12:59:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem |
title |
O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem |
spellingShingle |
O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem Camargo, Simone Andréia de Campos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Aprendizagem Tecnologia na educação Formação Reflexão |
title_short |
O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem |
title_full |
O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem |
title_fullStr |
O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem |
title_sort |
O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem |
author |
Camargo, Simone Andréia de Campos |
author_facet |
Camargo, Simone Andréia de Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Aglaé Cecília Toledo Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Simone Andréia de Campos |
contributor_str_mv |
Alves, Aglaé Cecília Toledo Porto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Aprendizagem Tecnologia na educação Formação Reflexão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Tecnologia na educação Formação Reflexão |
description |
Com a introdução da informática nas escolas públicas e sua utilização como ferramenta de ensino pressupõe-se novas demandas e perspectivas de trabalho, no entanto estas novas possibilidades ainda não despertam o interesse em alguns educadores. O presente trabalho pretende ser uma reflexão sobre o porquê alguns professores não percebem a tecnologia com uma possibilidade de contribuir para a aprendizagem. A adoção da tecnologia abre as possibilidades para desenvolver novas estratégias de forma a melhorar a relação – aluno professor aprendizagem – com inúmeras perspectivas de mudança e inovação da prática pedagógica. O objetivo principal deste estudo é identificar razões ou motivos que levam determinados professores a ignorar totalmente ou parcialmente a questão do uso das tecnologias digitais na educação. A opção metodológica foi pelo estudo de caso, com a pesquisa desenvolvida através da observação e da aplicação de questionário. O estudo foi realizado com dez professores de diversas áreas, que atuam no ensino fundamental em duas escolas municipais, ambas possuem salas de informática em parceria com o programa PROINFO, além de outros recursos que estão disponíveis para uso do professor. Os resultados indicam que muitos professores reconhecem a importância da tecnologia tanto na sua vida quanto em suas práticas pedagógicas, grande parte dos entrevistados acredita que a informática pode contribuir para a melhora no processo de ensino-aprendizagem, mas consideram que não foram preparados para trabalhar com esta nova demanda, em consequência, quando são utilizados alguns recursos estes se restringem, em sua maioria, ao uso de tevês ou projetor multimídia |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:38:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:38:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Camargo, Simone Andréia de Campos. O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31130 |
identifier_str_mv |
Camargo, Simone Andréia de Campos. O uso dos recursos tecnológicos como uma possibilidade de fomentar a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31130/1/SIMONE%20ANDR%c3%89IA%20DE%20CAMPOS%20CAMARGO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31130/2/SIMONE%20ANDR%c3%89IA%20DE%20CAMPOS%20CAMARGO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31130/3/SIMONE%20ANDR%c3%89IA%20DE%20CAMPOS%20CAMARGO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ba6a74334205bcade4e9a8a09ea07b4 4147f6d7c84891fec3e5c5fe139dacfd 9b7e8145a9defdd40975fb5ec918fb4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278031008628736 |